Desimpedir a faixa da esquerda!

Supostamente, pela estrita interpretação do código, ou aguentas sem o passar, ou te colocas atrás dele a sinalizar a intenção de o ultrapassar e esperas que ele mude de via.

É parvo, mas o CE é assim. O que não quer dizer que é assim que eu faça :sh)
desculpa, mas ultrapssagem segundo o CE no meu ver é estar a trás de alguém, fazer uma manobra de alteração de faixa, passar o veículo(pela esquerda salvo excepções) e RETORONAR à faixa de origem À FRENTE do ultrapassado.

ou seja, se eu for na faixa central e à minha esquerda for um tipo mais lento que eu, segundo a definição de ultrapassagem eu não o estou a fazer(pois implica mudanças de faixa). estou apenas a seguir o meu caminho na mesma faixa. e o que está ao meu lado sim está em contra ordenação pois não está na faixa adequada(o mais à direita possível).

além disto além do outro condutor não estar a respeitar a regra do circular pela direita ainda está a ir contra uma regra de senso comum do CE que diz que os condutores devem facilitar as manobras de ultrapassagens a terceiros

então ficas a saber!

é bem mais educado que o tipico sinal de luzes![;)]
gostas muito doCE, também deves saber que lá está escrito que a maneira como se deve avisar o condutor à frente da intenção de ultrapassar é pelo sinal de luzes.

muito embora, por cá por PT não funciona muito bem porque a malta se pica muito com sinais de luzes [:)]

gostas muito doCE, também deves saber que lá está escrito que a maneira como se deve avisar o condutor à frente da intenção de ultrapassar é pelo sinal de luzes.

Está? Eu pensava que o sinal de luzes só se devia utilizar em caso de perigo iminente, tal como a buzina. Aliás, a função dos sinais de luzes é precisamente a substituição da buzina cuja utilização é proibida durante a noite.

desculpa, mas ultrapssagem segundo o CE no meu ver é estar a trás de alguém, fazer uma manobra de alteração de faixa, passar o veículo(pela esquerda salvo excepções) e RETORONAR à faixa de origem À FRENTE do ultrapassado.

ou seja, se eu for na faixa central e à minha esquerda for um tipo mais lento que eu, segundo a definição de ultrapassagem eu não o estou a fazer(pois implica mudanças de faixa). estou apenas a seguir o meu caminho na mesma faixa. e o que está ao meu lado sim está em contra ordenação pois não está na faixa adequada(o mais à direita possível).

além disto além do outro condutor não estar a respeitar a regra do circular pela direita ainda está a ir contra uma regra de senso comum do CE que diz que os condutores devem facilitar as manobras de ultrapassagens a terceiros

Fala-se muito nisso mas o melhor é não confiar, pois ainda há dias um user daqui foi multado por proceder assim (e foi considerada uma infracção muito grave!) :sh)

então ficas a saber!

é bem mais educado que o tipico sinal de luzes![;)]

Está? Eu pensava que o sinal de luzes só se devia utilizar em caso de perigo iminente, tal como a buzina. Aliás, a função dos sinais de luzes é precisamente a substituição da buzina cuja utilização é proibida durante a noite.
segundo aprendi nas aulas de código devia fazer isso [:D]

Lino Marques:
Muito grave por fazer o que descrevi? :sh)

A questão já aqui foi (no fórum) discutida, aliás o Paulo já colocou um link.

Eu teria a concordar com a Mrs. X, estando na via mais à direita e dentro dos limites, não fará sentido ter que mudar de via de trânsito 2x para ir à esquerda, dar sinais de luzes para depois retomar.
Efectuar 4 manobras Vs circular na via. :sh)

As autoridades farão a interpretação mais simples.
Acresce ainda o risco de um mudança de direcção para a direita da viatura ultrapassada (tal como para a esquerda, mas pronto, é argumento).

Edit: a posição pode ser defensável pelo artigo 42º do CE, remetendo para o exposto no Artº 14 e 15 do CE.
Para o trânsito em AE não está prevista diposição diferente, pelo que se aplicam igualmente estes.

Last edited:

Tu no fundo tens a mesma opinião que eu. Ultrapassar implica saída da via onde estou e retorno à mesma. Mas eu admito que o CE possa ter uma interpretação diferente por parte das autoridades e por isso, quando passo pela direita sei que me posso "ferrar".

Tu no fundo tens a mesma opinião que eu. Ultrapassar implica saída da via onde estou e retorno à mesma. Mas eu admito que o CE possa ter uma interpretação diferente por parte das autoridades e por isso, quando passo pela direita sei que me posso "ferrar".
no fundo acaba por ser isso mesmo :sh)

Não é o CE que o diz é mesmo o dicionário, ultrapassar é passar além de, para isso não preciso de trocar de faixa.
Não podemos esquecer que não há mts anos, mts carros não tinham espelho no lado direito do mesmo, convinha poder confiar que não vinha ninguém a ultrapassar por ai.

E por acaso faço diariamente o IC19 e não concordo com o tópico, a faixa da esquerda tende a estar com menos carros que as restantes e se for a querer ultrapassar não costumo ficar mt tempo atrás de ninguém.

Nas AEs ando na sempre à direita e só mudo de faixa para ultrapassar quem vai na minha faixa, não mudo de faixa para ultrapassar quem anda na do meio. À dias em que se fosse a fazer isso ou só andava na da esquerda ou ia o caminho todo aos "esses".

é proibido sim senhor...mas as vezes perco a paciencia de me colar dar sinais de luzes e até mesmo buzinar que vai pela direita :sh)

Fala-se muito nisso mas o melhor é não confiar, pois ainda há dias um user daqui foi multado por proceder assim (e foi considerada uma infracção muito grave!) :sh)
Mas essa multa pode ser contestada se foi um caso como o jAmobil descreveu...
Estabelecida a regra geral, o CE aborda depois os casos especiais. Assim, no art.º 14º (Pluralidade de vias de trânsito) pode ler-se que sempre que no mesmo sentido sejam possíveis duas ou mais filas de trânsito, este deve fazer-se pela via de trânsito mais à direita, podendo, no entanto, utilizar-se outra se não houver lugar naquela, bem assim para ultrapassar ou mudar de direcção. Refere ainda o art.º 42 (Pluralidade de vias e trânsito em filas paralelas) que nos casos previstos nos n.ºs 2 e 3 do art.º 14 e no art.º 15, o facto de os veículos de uma fila circularem mais rapidamente que os de outra não é considerado ultrapassagem, para os efeitos previstos no Código da Estrada.
in: Circulação à esquerda: uma má prática<Quid Juris
O código da estrada não considera estes casos como ultrapassagem. E nem tem lógica, se não era como já referiram iamos passar o dia aos SS[8b]

Last edited:
Dando o exemplo do eixo-Norte/Sul numa situação que me acontece muitas vezes e um pouco por todo o lado... Imaginando que vou na faixa da direita a 80km/h; Na faixa do meio vai um carro a 60km/h; E na faixa da esquerda passam carros a 100km. O que faço eu? Vou para a faixa da esquerda onde vou com um carro atrás quase a empurrar-me com a dianteira e arrisco-me a baterem-me? Ou continuo tranquila na minha faixa e passo o veículo que está na faixa da esquerda?
A lei existe e pelos vistos proíbe. O problema é que com a condução maluca que muita gente faz por aí por vezes cumpri-la chega a ser perigoso!

Nas AEs ando na sempre à direita e só mudo de faixa para ultrapassar quem vai na minha faixa, não mudo de faixa para ultrapassar quem anda na do meio. À dias em que se fosse a fazer isso ou só andava na da esquerda ou ia o caminho todo aos "esses".

Assino por baixo.

É uma pena que que faça isto possa ser multado sem culpa nenhuma. Aos que vão na fila do meio a polícia faz vista grossa...

Back