Despedida do Injector Bomba

citação:Originalmente colocada por JoelSousa

Ok, caminhamos a passos largos para os carros serem todos iguais. Os TDi iam-se distinguindo pela superior sensação de disparo, que uns gostam e outros não. Assim, será mais do mesmo...

E o que é que isso tem a ver com o sistema common rail ou PD ? [:0]

Isso é uma questão de gestão e mapeamento da curva de binário....
O que não falta por aí são motores CR com um comportamento muito parecido ao dos tdi PD.

bolas...lá vai a VW aderir á moda dos motores sem sal e pimenta.[xx(]
alias já começou aos poucos ao projectar o 2.0tdi,para ser muito mais linear e menos explosivo k o 1.9tdi.[xx(][xx(]

citação:Originalmente colocada por 3com

Ok, caminhamos a passos largos para os carros serem todos iguais. Os TDi iam-se distinguindo pela superior sensação de disparo, que uns gostam e outros não. Assim, será mais do mesmo...

O que não falta por aí são motores CR com um comportamento muito parecido ao dos tdi PD.
quais 3??[:0]
queres ver k são os 1.6hdi,com o seu "famoso" overboost...
o pontapé nas costas ás 2000rpm,com a força com k se sente no 1.9tdi,ainda não o senti em nenhum CR,e já andei em varios.[:p]

citação:Originalmente colocada por carrilhoni

citação:Originalmente colocada por 3com

quais 3??[:0]
queres ver k são os 1.6hdi,com o seu "famoso" overboost...
o pontapé nas costas ás 2000rpm,com a força com k se sente no 1.9tdi,ainda não o senti em nenhum CR,e já andei em varios.[:p]
O 1.9jtd tem um "kick" por volta das 2000rpm, antes disso é tipo TDI, algo amorfo.
O 2.0 tdci do Mondeo também tem um "kick" por volta das 2000rpm....

O cerne da questão não está no PD, está no mapeamento do motor.
A VW prefere(ou preferia) claramente motores com um pico de binário maximo, pois, faze-los mais rodondos significaria perder potência maxima.
Um motor é como uma manta de retalhos, puxas para um lado, destapas do outro.
Fazer um motor redondo significa sacrificar a potência maxima. (contudo tem as suas vantagens)
Se a VW quiser faz um motor PD bastante redondinho, com uma curva de binário bastante plana;) Mas nunca seria o TDI que vocês esperam[:p]( seria mais um DCI:D )

Sinceramente, penso que essa abondono prende-se com o factor custo.
Evoluir o PD e fabrica-lo requer um grande esforço financeiro, além de que teoricamente o common rail tem vantagens do ponto de vista ecologico, pois, permite uma mistura mais homogenea entre camaras( e a consequente redução de emissões).
Para quê perder dinheiro se a Bosch consegue fornecer mais barato e garantir os mesmo resultados ao nivel de potência e melhores ao nivel ecologico....

esse disparo devia-se ao facto de um TDi com o injector bomba debitar pouca potencia (comparado ao CR), e precisarem de mais turbodependencia para atingir potencias iguais, quando aceleras num CR, só por si o sistema anda mais que o injector bomba, e o "disparo" é pequeno pois o turbo pouco actua, ao contrário do injector, que debita pouca potencia ao inicio e depois manda o tal dito "disparo", no fundo só vai alterar a curvatura do binário. é como um carro a gasolina, com potencias iguais, mas sem turbo, reage logo ao inicio, o turbinado reage mais tarde até compensar a potencia.

citação:Originalmente colocada por Suarez

Qual disparo? Tem é sensaçao de disparo. Prefiro ter o disparo que a sensaçao de disparo

É claro que tem disparo, não é só sensação. Basta colocar, por exemplo um TDI 150 contra um outro 150 a diesel e o TDI salta para a frente em arranque ou a baixas velocidades.

O que se passa é que os famosos 1.9 TDI são 8 valvulas/1 arvore de cames e por isso, pouco dados a rpms mais altas quando stock (apenas o 150 se mostra um pouco pelas altas - depois com uma repro feita por quem sabe já é outra coisa...viva o TDI com RPMS).

A suavidade também se consegue, basta saber usar o acelerador, acontece é que com os CR, mesmo que esmagues o acelerador, consegues manter essa suavidade.

O que devem e podem dizer é que o 1.9 TDI apresenta maior rugosidade na subida de de regime (mas uma repro bem feita também esconde isto) mas tirando o disparo, depois não vão aos solavancos, por isso não digam que não são lineares.

Ah, também é verdade que o 1.9 TDI é algo barulhento!

citação:Originalmente colocada por don.juan

citação:Originalmente colocada por Suarez

Qual disparo? Tem é sensaçao de disparo. Prefiro ter o disparo que a sensaçao de disparo

É claro que tem disparo, não é só sensação. Basta colocar, por exemplo um TDI 150 contra um outro 150 a diesel e o TDI salta para a frente em arranque ou a baixas velocidades.

O que se passa é que os famosos 1.9 TDI são 8 valvulas/1 arvore de cames e por isso, pouco dados a rpms mais altas quando stock (apenas o 150 se mostra um pouco pelas altas - depois com uma repro feita por quem sabe já é outra coisa...viva o TDI com RPMS).

A suavidade também se consegue, basta saber usar o acelerador, acontece é que com os CR, mesmo que esmagues o acelerador, consegues manter essa suavidade.

O que devem e podem dizer é que o 1.9 TDI apresenta maior rugosidade na subida de de regime (mas uma repro bem feita também esconde isto) mas tirando o disparo, depois não vão aos solavancos, por isso não digam que não são lineares.

Ah, também é verdade que o 1.9 TDI é algo barulhento!

Verdade. Já andei num "110" que fazia 6000rpm...

[/quote]
O 1.9jtd tem um "kick" por volta das 2000rpm, antes disso é tipo TDI, algo amorfo.
O 2.0 tdci do Mondeo também tem um "kick" por volta das 2000rpm....

O cerne da questão não está no PD, está no mapeamento do motor.
A VW prefere(ou preferia) claramente motores com um pico de binário maximo, pois, faze-los mais rodondos significaria perder potência maxima.
Um motor é como uma manta de retalhos, puxas para um lado, destapas do outro.
Fazer um motor redondo significa sacrificar a potência maxima. (contudo tem as suas vantagens)
Se a VW quiser faz um motor PD bastante redondinho, com uma curva de binário bastante plana;) Mas nunca seria o TDI que vocês esperam[:p]( seria mais um DCI:D )

[/quote]

Boas. Não concordo muito pois não conheço motores a diesel nestas celindradas com "curvas" de binário planas...podemos ter uma faixa de rpms plana mas é sempre curta...depois é sempre a descer. Comparem gráficos de potências de vários carros a diesel e as curvas são parecidas...o pico de binário nem costuma ser entre as 1750 e as 2000 como as marcas dizem...é mais perto das 2200/2300 mas a subida vertiginosa essa sim, acontece entre as 1750 e as 2000. Nem são os PDs os que têm valores de binário mais alto (mais uma vez, estou a falar de motores entre 1.8cc e 2.2cc).

ok...

agora vão dizer que dentro da linearidade o Kick de um Vag é incomparavelmente superior :D

em vez de sentirem esses coices, olhem mas é para o ponteiro da velocidade e vai se fazer luz...não é proporcional!!!! :D

eu ainda n percebi essa do common rail... a porcaria do corsa da minha mae 1.3 mj tem o maior kick da historia dos diesel! um gajo vai em 2ª e antes das 2000rpm simplesmente n anda, depois aí levas o belo do pontapé nas costas e ficas colado ao banco!

é isto disto que voces tanto gostam? lol é que o meu tdi só dá kick se realmente colar o pedal ao chao... de resto faço uma conduçao perfeitamente suave!

citação:Originalmente colocada por eL niNo

eu ainda n percebi essa do common rail... a porcaria do corsa da minha mae 1.3 mj tem o maior kick da historia dos diesel! um gajo vai em 2ª e antes das 2000rpm simplesmente n anda, depois aí levas o belo do pontapé nas costas e ficas colado ao banco!

é isto disto que voces tanto gostam? lol é que o meu tdi só dá kick se realmente colar o pedal ao chao... de resto faço uma conduçao perfeitamente suave!

por ter baixa cilindrada, o kick é do turbo, se fosse um tdi o kick seria maior, mas isso n faz com que ande mais, aliás, até anda menos! pelo menos até atingir a potencia maxima, quando se fala de tdi no geral é o 1.9, já comparei o meu 2.0 de 90cv a um tdi 1.9 de 90, andam a mesma coisa, mas quando se poe o prego ao fundo o meu reage primeiro, depois é que o tdi manda o "kick" e acompanha-me

citação:Originalmente colocada por WildChild

citação:Originalmente colocada por eL niNo

por ter baixa cilindrada, o kick é do turbo, se fosse um tdi o kick seria maior, mas isso n faz com que ande mais, aliás, até anda menos! pelo menos até atingir a potencia maxima, quando se fala de tdi no geral é o 1.9, já comparei o meu 2.0 de 90cv a um tdi 1.9 de 90, andam a mesma coisa, mas quando se poe o prego ao fundo o meu reage primeiro, depois é que o tdi manda o "kick" e acompanha-me

entao o que é que adianda ter diesel de baixa cilindrada como é o caso da maioria das marcas, e depois vir dizer que os TDI sao incomodos e que isto e aquilo?

Voltar
Superior