Despedimento de...

É bastante complicada a sua situação, mas na minha opinião
tudo depende do grau de amizade, se o seu colega é um simples
colega sem mais nenhuma ligação a si eu não revelaria, agora se
para alem de colega essa mesma pessoa é seu amigo, ai acho que lhe
devia revelar as intenções da empresa!

;)

Zell,
Há aí qq coisa de errado.

Existe um periodo de pre-aviso de despedimento. Como é que vai saber no proprio dia?

Trabalha la ha pouco tempo?

Quanto a questao em si levanta muitas outras que sao complicadas.

Como alguem realçou nao dizer e depois a pessoa lesada saber que voce ja sabia deste despedimento pode levar à quebra da amizade.

O que eu sempre defendo nestas situações é seriedade. O despedimento é justo? A forma como vai ser comunicada a decisão é justa?

Outra questão: Porque é que voce sabe antes e o lesado nao?

Há aqui várias questões. Do genero o lesado tem ideia da sua situação? Sabe que nao cumpriu os objectivos? Que a empresa vai reduzir pessoal? (Não faço ideia do motivo da dispensa...estou so a supor).

Eu apenas ponho estas questoes porque perdi muitos relacionamentos (nao eram amizades) porque na minha ex-empresa cheguei a conclusao que nao me identificava com a empresa o que me causou muitos dissabores.

Quanto à questão do contrato, suponhamos que é efectivo. Sei que a parte que se quiser desvincular terá que avisar com antecedência. Isso também me parece estranho e leva-me a pensar que há algum esquema por trás disto tudo.

Obrigado pelas opiniões.

citação:Originalmente colocada por Zell

Quanto à questão do contrato, suponhamos que é efectivo. Sei que a parte que se quiser desvincular terá que avisar com antecedência. Isso também me parece estranho e leva-me a pensar que há algum esquema por trás disto tudo.

Obrigado pelas opiniões.

Tem que ser avisado com atecedência, se for contratado...se for efectivo só pode ser despedido com justa causa, ou por vontade do trabalhador!! Ou caso a empresa vá à falência...nos casos de reestructurações não sei como funciona! Mas parece-me que o teu amigo não vai poder ser despedido assim tão facilmente!!;)

Se for rescisão com mutuo acordo, até pode ser de um dia para o outro.

Foi o que aconteceu na empresa onde trabalho, com o caso que relatei mais acima, e com cerca de outras 200 pessoas

Eu já assisti a um caso em que o advogado da empresa POR TELEFONE informou o funcionário de que a empresa queria recsindir o contrato (efectivo)e assim gostaria de marcar reunião para discutir o assunto.
Incrivel, mas é mais pura verdade...

citação:Originalmente colocada por Jô

Eu já assisti a um caso em que o advogado da empresa POR TELEFONE informou o funcionário de que a empresa queria recsindir o contrato (efectivo)e assim gostaria de marcar reunião para discutir o assunto.

a empreso nunca pode rescindir um CT efectivo...apenas o trabalhador tem esse direito!! ;)
Quando muito em troca de algo podem fazê-lo aceitar rescindir contrato!;)

Por extinção do posto de trabalho, podem rescindir.

Mas o que acontece mais vezes, é a empresa chegar á rescisão amigável. Quando o trabalhador é confrontado com esta situação já sabe q o melhor é discutir as melhores condições e aceitar, pq de outra forma, já sabe que nunca mais vai ter sossego.
Eu já vi este filme tantas vezes...........

citação:Originalmente colocada por ManymilesR

citação:Originalmente colocada por Jô

a empreso nunca pode rescindir um CT efectivo...apenas o trabalhador tem esse direito!! ;)
Quando muito em troca de algo podem fazê-lo aceitar rescindir contrato!;)

Olha que na prática não é bem assim, existem mil e uma formas de o fazer e a parte fraca acaba sempre por ceder. Como exemplo o extinguir o posto de trabalho ou o alegar inadequação à função, etc, etc. Infelizmente a realidade é esta.

Voltar
Superior