Desperdício alimentar

Haver sempre há, basta que todos façamos um pequeno esforço! Cá por casa segue-se religiosamente a Lei de Lavoisier:

"Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".

A Natureza é encantadora na sua simplicidade! Nós os humanos é que temos o condão de complicar tudo...:)

Eh pá, escusavas era de ter posto fotos cheias de m*rda! [:)][:)][:)]

Já vi um documentário sobre isso. É de facto chocante tanto desperdício. Mas como já alguém aqui disse, ai de quem oferecer produtos fora de validade a alguém.

Felizmente alguns são aproveitados, o Banco Alimentar distribui alguns produtos nos últimos dias de prazo de validade ou mesmo depois deste acabar. Os produtos quando corretamente armazenados mantem-se em boas condições de consumo durante mais algum tempo, não faz sentido por exemplo uma conserva ou leite UHT com prazos de validade de anos/meses estarem adulterados no dia seguinte a acabar o dito prazo de "validade".

Abençoada ignorância[:cool:]

Lol umas batatinhas pequenas num assadinho da miha mãe é o céu na terra! [br:)][br:)]

Eu confesso que desperdiço muita comida...mas que fazer as sobras e fruta que apodrece e pao que apanha bolor ou alimentos que passam validade?

Claro que para quem mora na cidade poderá ser mais difícil "reciclar" alimentos. Um primeiro passo poderá ser tentar comprar mais à medida possível e gastar primeiro os produtos mais antigos.
Uma técnica que muita gente usa é colocar sempre os alimentos com data de validade mais curta à frente no frigorífico ou prateleiras.
Não sei com que regularidade vais às aldeias ou até se tens familiares com hortas e/ou animais, mas de certeza que eles também te agradeceriam esses restos. [;)]

De qualquer forma, aquilo que me "choca" e que me fez abrir o tópico nem são essas sobras. São sim os desperdícios ao nível produtivo...

alguém me explica melhor isso dos calibres? é novidade para mim!

Calibres são as dimensões que uma peça de fruta deve ter para ser vendida. Imagina que uma banana deve medir entre 10 e 12 cm. Se tiver 8 ou 14 já não serve pra venda...

Claro que para quem mora na cidade poderá ser mais difícil "reciclar" alimentos. Um primeiro passo poderá ser tentar comprar mais à medida possível e gastar primeiro os produtos mais antigos.
Uma técnica que muita gente usa é colocar sempre os alimentos com data de validade mais curta à frente no frigorífico ou prateleiras.
Não sei com que regularidade vais às aldeias ou até se tens familiares com hortas e/ou animais, mas de certeza que eles também te agradeceriam esses restos. [;)]

De qualquer forma, aquilo que me "choca" e que me fez abrir o tópico nem são essas sobras. São sim os desperdícios ao nível produtivo...

Percebo, mas só posso fazer o que estiver ao meu alcance. Realmente tenho familiares em aldeias, mas vou lá raramente, por isso é incomportável ter comida a apodrecer durante semanas, a não ser que faça uma central de compostagem na varanda...[:D]

Às vezes custa mandar comida fora, mas não vejo outra solução...

Ao nível produtivo, parece-me pouco ético fazer essa triagem. Podiam perfeitamente vender produtos calibrados a um determinado preço e produtos fora do calibre a um preço mais em conta. De vez em quando, compro frescos em locais onde nunca ouviram falar em calibração...[:D]

Exato... No tal documentário francês que referi, até despejavam lixívia em cima da comida nos contentores do lixo!

E aquele produto amarelo que punham no peixe para não ser aproveitado? Confesso que o desperdicio de peixe me deixou verdadeiramente escandalizada.

Mas a verdade é que quando vamos aos hipers, queremos fruta e legumes com bom aspecto, porque pagamos...

Percebo, mas só posso fazer o que estiver ao meu alcance. Realmente tenho familiares em aldeias, mas vou lá raramente, por isso é incomportável ter comida a apodrecer durante semanas, a não ser que faça uma central de compostagem na varanda...[:D]

Ao nível produtivo, parece-me pouco ético fazer essa triagem. Podiam perfeitamente vender produtos calibrados a um determinado preço e produtos fora do calibre a um preço mais em conta. De vez em quando, compro frescos em locais onde nunca ouviram falar em calibração...[:D]

O circuito da produção agro-alimentar e a comercialização está regulado pelos tais calibres. Tudo o que seja extra calibre é considerado refugo, não pode seguir as mesmas linhas de produção/transporte/comercialização.

Claro que para quem mora na cidade é bastante mais difícil controlar esse desperdício. Resta-te a consolo moral de que esse lixo poderá contribuir para a produção de eletricidade e reaproveitado para melhorar o pavimento das estradas [:D]

E aquele produto amarelo que punham no peixe para não ser aproveitado? Confesso que o desperdicio de peixe me deixou verdadeiramente escandalizada.

Mas a verdade é que quando vamos aos hipers, queremos fruta e legumes com bom aspecto, porque pagamos...

O mais grave no caso dos peixes, é que nós (raça humana) não somos capazes de repor o stock. Não basta por adubo no mar para ele crescer mais.
A prova do impacto da sociedade nos mares é que hoje não comemos o mesmo peixe de há 30 anos nem daqui a 30 anos vamos comer as mesmas espécies de peixe de hoje. No stress das nossas vidas, nem nos damos por isso.

O facto de nós (ainda) sermos capazes de comprar esses alimentos "standard" contribui para esse desperdício. Esse desperdício torna os alimentos mais caros. Menos gente vais comprar alimentos e mais despedício passa a existir... Está aqui uma pescadinha de rabo na boca jeitosa...

Ontem coloquei aqui o link da rtp relativo a uma familiar que via facebook convidou as pessoas a irem á quinta dela apanhar peras, as que quisessem, a 25 centimos o kilo. E ainda oferece umas caixas! No Continente, valem 1,99 euros kilo. Para a industria de sumos, valem 9 centimos kilo, colocadas à porta de fábrica. Em 2 dias, perto de 7 toneladas de fruta foram apanhadas por quem quis. Quase 50 mil partilhas no facebook e há pedidos de entrevistas do estrangeiro sobre a iniciativa. Pelos vistos, ninguém se tinha lembrado de fazer isto.

Há coisas que já não compro nos hipers, fruta e verduras compro aqui perto de casa no chinês da fruta, tudo produtos locais não conformes com as directivas da UE ou vem do Norte, da quinta da minha mãe, tudo biológico como muita da carne que temos em casa e peixe, compro aqui perto também de origem nacional maioritariamente.

O problema é quando se prevê uma coisa e acontece outra. E nao gosto de ver comida muito racionada...

Eu confesso que já desperdicei comida e que issohoje está controlado.

Fui-me apercebendo que alguns alimentos sobravam sempre e que acabavam por ir para o lixo por se estragarem.

Acontecia-me muito com o pão e com os yogurtes. Basicamente passei a controlar mais as quantidades que compro. Evito os sacos de pão com 6 carcaças e opto por comprar à unidade, os yogurtes passei a compra-los aos packs de 4 e não aqueles packs de 6+2+2 grátis.

Há pequenas coisas que podemos ir adaptando. [;)]

Voltar
Superior