[Sociedade] Deus existe?

Deus existe?

  • Sim

    Votos: 34 27,6%
  • Não

    Votos: 69 56,1%
  • Outra/Depende

    Votos: 20 16,3%

  • Total de eleitores
    123

nunomplopes

New member
Questionar Deus é uma prática filosófica que tem sido abordado ao longo e até dos seus primordios, respeita-se a sua crença e não se discute quem assim acredita, mas, nada impede de assim levantar as questões de o que achamos.

Muitas ciências vivem das sua provas comprovadas e neste campo o acreditar tanto pode ter quem não o vê mas interiormente acredita, como a ela exige provas e neste campo procuram-se para desmistificar todo este processo.

Conseguirá a ciência isto?

Conseguirá a filosofia esclarecer todas as nossas perguntas?

Ou a religião sobrepôe-se a todas as perguntas?

Todo o tema é polémico e tenderemos acreditar naquilo que achamos, mas existe uma frase que muitos aplicam, só acredito naquilo que vejo, ou pode-se acreditar pelo contrário na sua existência?

A fé de quem acredita está em causa com a sua não existência?

Não deveremos ter uma consciência critica e questionarmos sobre isto por mais dogmas que possasm assim existir?

Será crime ou pecado colocarmos o dedo na ferida?

O que podemos comprovar aqui?
 
Pessoalmente não acredito no "Deus" que as religiões nos tentam "impingir".

Posso-te dizer que acredito em algo e sei que existe algo mas se é "Deus" ou não, não o posso provar.

Sei é que muito sangue já correu por causa todos esses diferentes deuses.. e muito ainda continuará a correr por o Homem querer ganhar dinheiro com as necessidades das pessoas.

Nunca nada será provado, apenas sentido por cada um [;)]
 
Questão difícil...unicamente porque a religião prolifera na nossa sociedade e ainda há muitos interesses instalados relativamente a este assunto.

Espero que daqui a uns bons anos esta questão deixe sequer de ser colocada.

A existir um Deus, ele é o nosso Universo; aquilo que nos criou...e que também nos pode tirar a vida de um momento para o outro. Porque o Universo não quer saber de nós. Estamos por nossa conta.

Já agora, uma frase do Stephen Hawking:

"Há uma diferença fundamental entre a religião, que se baseia na autoridade, e a ciência, que se baseia na observação e na razão. A ciência vai ganhar porque funciona"
 
Pessoalmente não acredito no "Deus" que as religiões nos tentam "impingir".

Posso-te dizer que acredito em algo e sei que existe algo mas se é "Deus" ou não, não o posso provar.

Sei é que muito sangue já correu por causa todos esses diferentes deuses.. e muito ainda continuará a correr por o Homem querer ganhar dinheiro com as necessidades das pessoas.

Nunca nada será provado, apenas sentido por cada um [;)]
Tal qual como a minha opinião já citada noutro tópico...

De certa forma não acredito Nele, mas por outro lado se posso acreditar em algo supremo, penso que exista e mim e faça parte da minha natureza, e do meu conhecimento interior, e penso que algumas pessoas assim o pensarão.

Não por meio de uma religião ou nada intituido pelo homem.

Coloco as minhas questões aqui, assim deste modo.

[;)]
 
Bem sei que realisticamente será dificil discutir a sua existência ou não, pois não possuimos dados e a base será a sua teoria e o questionar da própria existência e poucos dados conclusivos conseguiremos retirar, além de irá tocar na orientação de cada um (o que se pede moderação), mas é uma questão tão válida a toda a humanidade e ao presente que sempre nos acerca.

Não acredito, ou tão pouco o consiga conceber, que algo poderá apresentar provas de como poderá ser a realidade da sua existência, apenas alguns poderão acreditar, eu somente nem nele nem no aspecto de que isso seja comprovado, ao por mais que as ciências revelem toda a sua evolução isto continuará a ser uma dúvida existêncial.

Talvez num futuro, se calhar se acredite nisso, não agora...
 
Todos sabemos que o homem é limitado, mas ainda assim descobre coisas extraordinárias. Mas tenho dúvidas que consiga responder a tão grande desafio.

Por um lado é uma coincidência do caraças haver vida na Terra (parece que alguém fez isto funcionar), mas também há milhões de planetas sem vida.

Uma coisa eu sei: Se descobrirem vida em outros planetas... as nossas religiões vão perder toda a credibilidade, pois nenhuma prevê isso.

A minha perspectiva é mais essa, a física... mas há outras como a do Saramago, que diz que a religião existe graças à morte.
 
Amigo Nuno, ficava aqui o dia todo a escrever, mas não posso. Gostava, mas não posso [:D]
Assim, de um modo mega-hiper-ultra simplista:

Deus existe? Sim

Porquê? Existe pelo menos para muitas pessoas, logo existe. A real existência é completamente irrelevante.

Deus existe realmente? Não sei.

A religião tem todas as respostas? Não.

As instituições religiosas têm todas as respostas? Sim. Quando não há inventam.

A ciência explica tudo? Não. A principal actividade da ciência até costuma ser provar que a ciência que a antecedeu era ridícula e errada.

Se eu acredito em Deus? Não.
Se acredito que há coisas superiores? Sim. Não têm é de ser omni-tudo (omni- tudo é de certa forma um pleonasmo)
 
Pessoalmente não acredito no "Deus" que as religiões nos tentam "impingir".

Posso-te dizer que acredito em algo e sei que existe algo mas se é "Deus" ou não, não o posso provar.

Sei é que muito sangue já correu por causa todos esses diferentes deuses.. e muito ainda continuará a correr por o Homem querer ganhar dinheiro com as necessidades das pessoas.

Nunca nada será provado, apenas sentido por cada um [;)]

Mais vale a pena dizer que és agnóstico(a).
 
Existe seguramente.

Passo a explicar. Deus, como é fácil de compreender não tem uma existência tangivel, não é uma pessoa. Existe para os que acreditam, dentro deles.

Provavelmente não é bem o que dizem a generalidade das religiões e religiosos, mas as forças criadoras que permitiram os fenómenos quimicos que deram origem à matéria, vida, etc. serão muito provavelmente Deus.
 
A porca torce o rabo quando perguntamos: sim, mas afinal quem "fez" Deus? De onde veio? Qual a sua origem? Desde quando existe?

Por que é que sequer existe uma "existência"? Por que raio não existe apenas "nada"???

Caraças, o que é que eu estou aqui a fazer numa bela manhã de sol estival? Vou mas é dar um passeio com a Maria... [:D] [:D] [:D]
 
Voltar
Superior