devolução de coima e cancelamento de seguro

nathaniel

New member
Boa tarde. Tenho duas questões em nada relacionadas uma com a outra, mas exponho aqui as minhas dúvidas para não abrir dois tópicos e agradeço desde já a quem possa ajudar a esclarecer.
Primeira situação: sofri um embate frontal há alguns meses, tendo o meu carro sido dado como perda total. Fui indemnizado e fiquei com o salvado em minha posse. estando o mesmo impossibilitado de circular e encontrando-se o mesmo no pátio de minha casa, não tendo ainda tratado do seu abate. A minha mediadora do seguro disse que só poderia cancelar o mesmo quando fizesse o abate da viatura. Isto tem fundamento legal, ou seja, tenho mesmo de pagar seguro por um carro que não circula nem se encontra na via pública?
Segunda situação: há cerca de um ano recebi uma coima por estacionamento em zona proibida. Mesmo sabendo que nunca tinha circulado na rua em questão, pensei poder tratar-se de alguma falsificação de matrícula ou assim e a carta que recebi dizia que só poderia fazer reclamação depois de pagar a coima. Como o valor também não era elevado, procedi ao pagamento. tendo posteriormente conseguido falar com a autoridade que me autuou, tendo esta confirmado que o modelo e marca da viatura mal estacionada em nada era semelhante à minha, vindo depois a descobrirem que houve um engano numa letra da matrícula. Enviei carta registada para a ANSR pedindo o reembolso e até hoje não recebi resposta. Devo aguardar mais algum tempo ou devo proceder de outra forma? Ainda não tentei contactar a ANSR telefonicamente ou por email. não sei se valerá a pena, pelo que peço opinião sobre o que devo fazer neste caso.
Obrigado e fiquem bem.

Boa tarde. Tenho duas questões em nada relacionadas uma com a outra, mas exponho aqui as minhas dúvidas para não abrir dois tópicos e agradeço desde já a quem possa ajudar a esclarecer.
Primeira situação: sofri um embate frontal há alguns meses, tendo o meu carro sido dado como perda total. Fui indemnizado e fiquei com o salvado em minha posse. estando o mesmo impossibilitado de circular e encontrando-se o mesmo no pátio de minha casa, não tendo ainda tratado do seu abate. A minha mediadora do seguro disse que só poderia cancelar o mesmo quando fizesse o abate da viatura. Isto tem fundamento legal, ou seja, tenho mesmo de pagar seguro por um carro que não circula nem se encontra na via pública?
Segunda situação: há cerca de um ano recebi uma coima por estacionamento em zona proibida. Mesmo sabendo que nunca tinha circulado na rua em questão, pensei poder tratar-se de alguma falsificação de matrícula ou assim e a carta que recebi dizia que só poderia fazer reclamação depois de pagar a coima. Como o valor também não era elevado, procedi ao pagamento. tendo posteriormente conseguido falar com a autoridade que me autuou, tendo esta confirmado que o modelo e marca da viatura mal estacionada em nada era semelhante à minha, vindo depois a descobrirem que houve um engano numa letra da matrícula. Enviei carta registada para a ANSR pedindo o reembolso e até hoje não recebi resposta. Devo aguardar mais algum tempo ou devo proceder de outra forma? Ainda não tentei contactar a ANSR telefonicamente ou por email. não sei se valerá a pena, pelo que peço opinião sobre o que devo fazer neste caso.
Obrigado e fiquem bem.

A primeira tem, se não cancelaste a matrícula. Se o veículo não foi abatido, vendido nem roubado e dado como desaparecido, não há fundamento para anular o seguro. Assim como vais continuar a pagar IUC até resolveres isso.
A segunda, podes impugnar, mas se não o fizeres em 15 dias úteis desde a notificação, o teu pagamento vai ser assumido como voluntário e não como caução e o processo será encerrado.

eu não concordo com a primeira situação. se já tem tudo tratado, tal como já recebeu a indemnização, a seguradora pode facultar o anulamento do seguro. é só o segurado retirar o seguro dali. depois trata do abate o mais rapidamente possível. só se houver alguma questão legal ou aproveitamento da seguradora, para ficar a receber mais algum durante mais alguns meses.

As razões para anular um seguro são muito limitadas, e esta não é uma delas.

A maneira mais fácil de terminar o seguro é não pagar a apólice, anula automáticamente. Se pagou ao ano, azar. Se paga mensalmente ou whatever, é menos mau.

Ou então arranja um centro de abate que passe o documento sem ter o carro. é fraude, mas são poucos os que não o fazem a quem pedir com jeitinho.

Um pergunta parva no seguimento deste tópico: Se o OP deixar de pagar o seguro (e ficar obviamente privado da sua cobertura), pode ser multado por alguma entidade, mesmo estando o carro estacionado em propriedade privada?

Um pergunta parva no seguimento deste tópico: Se o OP deixar de pagar o seguro (e ficar obviamente privado da sua cobertura), pode ser multado por alguma entidade, mesmo estando o carro estacionado em propriedade privada?
Não. Sò em espaço público.

então se um carro tem perda total e foi considerado como tal, isso não é motivo mais que suficiente para não se estar a pagar um "pisa papéis"?

então se um carro tem perda total e foi considerado como tal, isso não é motivo mais que suficiente para não se estar a pagar um "pisa papéis"?

Se o user ficou com o salvado, então pode repará-lo e andar com ele (pelo menos em teoria). Se tiveres um carro com 500€ de valor comercial, uma pequena batida chega para o tornar perda total, mas continua a ser possível andar com ele.

E Setembro bateram me no carro e foi para perda total... Só parou no dia que foi fazer peritagem à marca.

Se visses o carro nem notavas que era perda total, foi só mudar o farolim traseiro... Mas o chassis empenou e o lado esquerdo do carro ficou praí 2cm mais curto que o direito:sh)

Não é bem assim... Pode ser parvo ou não, mas o homem da bata preta pode chatear

https://noticias.automoveis-online.com/carros-parados-na-rua-ou-em-casa-obrigados-a-pagar-seguro/
Esse relato é assustador...450 mil € para pagar :sh)

Ok, então partindo desse (novo) pressuposto de ter que pagar um seguro e não o fazer, estando o carro no quintal, qual é o risco de ser autuado? Ou melhor, há alguma entidade que faça o cruzamento das matrículas em vigor com as apólices de seguros para se encontrar estes casos? É que se assim não for, mantém-se a questão de deixar o carro em propriedade privada e anular o seguro.

Esse relato é assustador...450 mil € para pagar :sh)

Ok, então partindo desse (novo) pressuposto de ter que pagar um seguro e não o fazer, estando o carro no quintal, qual é o risco de ser autuado? Ou melhor, há alguma entidade que faça o cruzamento das matrículas em vigor com as apólices de seguros para se encontrar estes casos? É que se assim não for, mantém-se a questão de deixar o carro em propriedade privada e anular o seguro.

Não existe cruzamento de dados. O chato é se acontece o relatado no artigo.

Mesmo que no fim ganhes a batalha judicial, 150€ /ano não vale em a dor de cabeça.

Na noticia fala de carros capazes de circular, o que pode dar azo a muitas interpretações.
Se lhe tirares as rodas e o motor, duvido que alguém considere que o carro está apto a circular mas se lhe tirares os farois, capot e uma porta, o carro continua a pegar e andar, já entras no cenário da noticia!

Houve também outro caso dum carro sem seguro que pegou fogo numa garagem e causou montes de danos no prédio e na propriedade dos vizinhos...

A noticia é de 2018, o "vai ser obrigado" acabou por nunca acontecer, mas é altamente aconselhado para a maioria dos casos!

Mas a seguradora e as finanças não sabem isso. Portanto, enquanto te mantiveres assim, vais estar a pagar IUC e não poderás receber o estorno do seguro.

Não existe cruzamento de dados. O chato é se acontece o relatado no artigo.

Mesmo que no fim ganhes a batalha judicial, 150€ /ano não vale em a dor de cabeça.

Eu não tenho nenhum carro nessa situação, mas por acaso até sei de quem tem, daí o meu interesse nessa questão. É um muito antigo, em que paga IUC todos os anos, mas como está dentro de uma garagem privada não paga o seguro. Efectivamente o carro não anda, e estará à espera de vontade do dono para o restaurar.

Ja cancelei o seguro de um carro por ter vendido e não me questionaram pela razão do cancelamento. Cancelei e recebi o reembolso

Ja cancelei o seguro de um carro por ter vendido e não me questionaram pela razão do cancelamento. Cancelei e recebi o reembolso

Isso é a exceção e não a regra!

Vendi há pouco tempo uma moto. No ato do registo pedi para tirar foto do documento da conservatória... sem isso ou equivalente não havia prova da venda, logo, não recebia o estorno!!!

Back