Devolução de Sapatilhas

https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tenissapatilhas/8733

À distancia duma pesquisa no Google.

É sapatilha, ténis começou a ser usado há pouco tempo provavelmente por motivos comerciais.

é só rir

A pessoa que respondeu a isto é que manda na língua portuguesa, queres ver. Não apresenta nenhuma fonte nem nenhum dado concreto

E depois usa expressões como "relativamente pouco tempo", "é possível", "creio"

Uau, uma resposta que tira de facto todas as dúvidas

metam no google imagens "sapatos de ténis" e depois "sapatilhas" e vão ver a diferença

E sim, a referência para Portugal é Lisboa. Lidem com isto.

é só rir

A pessoa que respondeu a isto é que manda na língua portuguesa, queres ver. Não apresenta nenhuma fonte nem nenhum dado concreto

E depois usa expressões como "relativamente pouco tempo", "é possível", "creio"

Uau, uma resposta que tira de facto todas as dúvidas

metam no google imagens "sapatos de ténis" e depois "sapatilhas" e vão ver a diferença

E sim, a referência para Portugal é Lisboa. Lidem com isto.

Ah bom, sendo assim estamos esclarecidos....

esclarecidos quanto à arrogância, prepotência, falta de respeito e má atitude da tua parte, e que é comum a outros alfacinhas. Eu não vou lidar com nada, estou-me a borrifar para pessoas com má atitude.

Comprei umas sapatilhas na Foot Locker que passados uns meses rasgaram na parte de napa. Tinham mesmo um corte parecia feito com uma faca.
Levei lá e troquei por umas sapatilhas iguais, novas, sem espinhas.

Por vezes, tudo depende da boa vontade e da política da loja com quem estás a lidar.

esclarecidos quanto à arrogância, prepotência, falta de respeito e má atitude da tua parte, e que é comum a outros alfacinhas.

E de alguns tripeiros também, como demonstra a forma como abordam a questão sapatilhas vs ténis e outras. Pessoal com a arrogância da razão encontras bem distribuído pelo país.

Para mim estou-me maribando como se diz ténis no norte, é como frigideira/sertã ou imperial/fino, é preciso ser-se triste para se achar que um é melhor que outro, são apenas diferentes.

Já o disse aqui noutro tópico e repito hoje porque nunca imaginei que este assunto tivesse o potencial de se tornar numa discussão tão acesa.

Temos uma sociedade muito polarizada. Norte-Sul; Esquerda-Direita (politica); Benfica-Porto; VAG-FIAT; e por aí.

Nunca dei conta de tal na vida "real". Ou sou particularmente distraído ou o FAHO é uma amostra deturpada.... não faço ideia!

Ou então é por eu viver no centro, essa zona cinzenta do país onde se diz Ténis e Sapatilhas, Fino e Imperial, há Benfiquistas e Portistas e o pessoal entende-se... [:cool:]

Nota aos distraídos: o centro do país não fica em Lx... [:D]

E de alguns tripeiros também, como demonstra a forma como abordam a questão sapatilhas vs ténis e outras. Pessoal com a arrogância da razão encontras bem distribuído pelo país.

Para mim estou-me maribando como se diz ténis no norte, é como frigideira/sertã ou imperial/fino, é preciso ser-se triste para se achar que um é melhor que outro, são apenas diferentes.
No norte provavelmente serias Raistaquilhe [:)]

Lisboa é onde está a maior concentração populacional em portugal? - check

Lisboa é onde esta população é mais qualificada? - check

Lisboa é onde se encontra o maior número de instituições culturais, académicas e artisticas? - check

Não é à toa que existe o sotaque alentejano, o sotaque portuense e o sotaque madeirense, e não existe o sotaque lisboeta. Porquê? Porque o "sotaque lisboeta" é o padrão nacional, e os outros não passam de deviações à normalidade.

Lisboa é onde se encontra o maior número de instituições culturais, académicas e artisticas? - check

Não é à toa que existe o sotaque alentejano, o sotaque portuense e o sotaque madeirense, e não existe o sotaque lisboeta. Porquê? Porque o "sotaque lisboeta" é o padrão nacional, e os outros não passam de deviações à normalidade.

Exacto, e a nacionalidade começou em Lisboa, que depois conquistaram o resto do país.

Sinceramente fico alheio a estes dramas mas, não há sotaque Lisboeta? Não há sotaque Lisboeta para os Lisboetas [:D][:D][:D]
Para o resto do país há sotaque Lisboeta [:D][:D][:D]

DerKaiser, vou-te responder porque julgo que não estás a trollar.

Ja vivi em diversas zonas do país, de norte a sul. A verdade é que existe um sotaque alfacinha e as pessoas geralmente brincam jocosamente com ele como tu brincas com um alentejano ou portuense. Há até quem o imite, lembro-me das imitações ao sotaque da judite de Sousa e do seu sotaque de "lejboa" (percebeste? talvez não... lol).

Posto isto existia dantes a noção que a norma sem sotaque seria de uma determinada zona do concelho de Coimbra. Há quem fale igualmente sem sotaque na Horta (Faial) e na freguesia da MAdalena (pico) fruto do isolamento geográfico. Curioso, não?

DerKaiser, vou-te responder porque julgo que não estás a trollar.

Ja vivi em diversas zonas do país, de norte a sul. A verdade é que existe um sotaque alfacinha e as pessoas geralmente brincam jocosamente com ele como tu brincas com um alentejano ou portuense. Há até quem o imite, lembro-me das imitações ao sotaque da judite de Sousa e do seu sotaque de "lejboa" (percebeste? talvez não... lol).

Posto isto existia dantes a noção que a norma sem sotaque seria de uma determinada zona do concelho de Coimbra. Há quem fale igualmente sem sotaque na Horta (Faial) e na freguesia da MAdalena (pico) fruto do isolamento geográfico. Curioso, não?

Há pessoas que têm certos "tiques" vocais. Não se trata de um "sotaque". Um sotaque tem que ser partilhado pela esmagadora maioria das pessoas de uma região.

(não estarás também a confundir o "sotaque lisboeta" com aquele "sotaque" das tias de cascais?)

Há pessoas que têm certos "tiques" vocais. Não se trata de um "sotaque". Um sotaque tem que ser partilhado pela esmagadora maioria das pessoas de uma região.

(não estarás também a confundir o "sotaque lisboeta" com aquele "sotaque" das tias de cascais?)
Esse é apenas um sub-sotaque do vosso.

Mas compreendo que para quem o fala e ouve todos dias lhe pareça ser a normalidade.

Eiii lá, onde isto já vai! tantos comentários e só 2 ou 3 pessoas responderam à questão do tópico [:D] Fui à loja e não aceitam a devolução, apenas a troca por outra coisa...

Sinceramente é raro aparecer-me uma pessoa vinda de lx e eu não dar conta pelo sotaque.

É preciso é ter a ideia que estas diferenças são cultura e enriquecem-nos.

Uma história curiosa, a minha irmã que viveu boa parte da vida em C. Branco e Lx (50/50), quando foi dar aulas para o grande Porto perguntaram-se lhe seria madeirense. [:D][:D] Quem está num local nunca nota o seu sotaque...

No norte provavelmente serias Raistaquilhe [:)]

Ou Raistaf... [:)]

Não existe o sotaque lisboeta? Claro que existe. Vê como os lisboetas pronunciam coelho, vermelho, etc em Lisboa os "e" são um bocado como os "v" no norte, quase não existem. Coalho, vermalho, defeciente, pechina. Tens muitos exemplos do sotaque lisboeta não só a nível de omissão de letras como da própria entoação das palavras, basta comparares o rio, frio ou tio de Lisboa com o do norte.

Aliás basta te afastares uns kms da capital e notas logo sotaques diferentes do lisboeta, como na margem sul ou na região saloia.

Back