Sinceramente é raro aparecer-me uma pessoa vinda de lx e eu não dar conta pelo sotaque.
É preciso é ter a ideia que estas diferenças são cultura e enriquecem-nos.
Uma história curiosa, a minha irmã que viveu boa parte da vida em C. Branco e Lx (50/50), quando foi dar aulas para o grande Porto perguntaram-se lhe seria madeirense. [][
] Quem está num local nunca nota o seu sotaque...
Ou Raistaf... []
Não existe o sotaque lisboeta? Claro que existe. Vê como os lisboetas pronunciam coelho, vermelho, etc em Lisboa os "e" são um bocado como os "v" no norte, quase não existem. Coalho, vermalho, defeciente, pechina. Tens muitos exemplos do sotaque lisboeta não só a nível de omissão de letras como da própria entoação das palavras, basta comparares o rio, frio ou tio de Lisboa com o do norte.
Aliás basta te afastares uns kms da capital e notas logo sotaques diferentes do lisboeta, como na margem sul ou na região saloia.
DerKaiser, vou-te responder porque julgo que não estás a trollar.
Ja vivi em diversas zonas do país, de norte a sul. A verdade é que existe um sotaque alfacinha e as pessoas geralmente brincam jocosamente com ele como tu brincas com um alentejano ou portuense. Há até quem o imite, lembro-me das imitações ao sotaque da judite de Sousa e do seu sotaque de "lejboa" (percebeste? talvez não... lol).
Posto isto existia dantes a noção que a norma sem sotaque seria de uma determinada zona do concelho de Coimbra. Há quem fale igualmente sem sotaque na Horta (Faial) e na freguesia da MAdalena (pico) fruto do isolamento geográfico. Curioso, não?
Lisboa é onde esta população é mais qualificada? - check
L
DerKaiser, vou-te responder porque julgo que não estás a trollar.
Ja vivi em diversas zonas do país, de norte a sul. A verdade é que existe um sotaque alfacinha e as pessoas geralmente brincam jocosamente com ele como tu brincas com um alentejano ou portuense. Há até quem o imite, lembro-me das imitações ao sotaque da judite de Sousa e do seu sotaque de "lejboa" (percebeste? talvez não... lol).
Posto isto existia dantes a noção que a norma sem sotaque seria de uma determinada zona do concelho de Coimbra. Há quem fale igualmente sem sotaque na Horta (Faial) e na freguesia da MAdalena (pico) fruto do isolamento geográfico. Curioso, não?
há pessoas que pronunciam certas palavras de maneira própria. É tal como pronunciar molho ou mólho....
Vocês vão provocar um nó no cérebro do DerKaiser.
Ele tinha tanta certeza que falava um português puro. []
Que tipo de calçado é que é utilizado num jogo de basquetebol? []
Que tipo de calçado é que é utilizado num jogo de basquetebol? []
Se for só o esquerdo, "está bem" [São uns ténis de basquetebol []
E num jogo de ténis usam-se uns ténis de ténis. []
Pior só dizer "o meu téni"
Eiii lá, onde isto já vai! tantos comentários e só 2 ou 3 pessoas responderam à questão do tópico [] Fui à loja e não aceitam a devolução, apenas a troca por outra coisa...
tu das-te conta é da falta de sotaque...
Não é à toa que existe o sotaque alentejano, o sotaque portuense e o sotaque madeirense, e não existe o sotaque lisboeta. Porquê? Porque o "sotaque lisboeta" é o padrão nacional, e os outros não passam de deviações à normalidade.
Ou Raistaf... []
sotaque - [suˈtak(ə)] - so.ta.que - tom, inflexão ou pronúncia particular de cada indivíduo ou região.
sapatilha - [sɐpɐˈtiʎɐ] - sa.pa.ti.lha - calçado leve de lona, ou de outro material maleável, usado na prática de alguns desportos e com vestuário informal; ténis
Fui à loja e não aceitam a devolução, apenas a troca por outra coisa...
O sotaque mais correcto é do Funchal. []
O 2º sotaque mais correcto é o de rabo de peixe.
ExpertBoy, tenta trocar por um casaco. Ou será uma casaca? []