Devolução de Sapatilhas

Vocês vão provocar um nó no cérebro do DerKaiser.
Ele tinha tanta certeza que falava um português puro. [:D]

Sinceramente é raro aparecer-me uma pessoa vinda de lx e eu não dar conta pelo sotaque.

É preciso é ter a ideia que estas diferenças são cultura e enriquecem-nos.

Uma história curiosa, a minha irmã que viveu boa parte da vida em C. Branco e Lx (50/50), quando foi dar aulas para o grande Porto perguntaram-se lhe seria madeirense. [:D][:D] Quem está num local nunca nota o seu sotaque...

tu das-te conta é da falta de sotaque...

Ou Raistaf... [:)]

Não existe o sotaque lisboeta? Claro que existe. Vê como os lisboetas pronunciam coelho, vermelho, etc em Lisboa os "e" são um bocado como os "v" no norte, quase não existem. Coalho, vermalho, defeciente, pechina. Tens muitos exemplos do sotaque lisboeta não só a nível de omissão de letras como da própria entoação das palavras, basta comparares o rio, frio ou tio de Lisboa com o do norte.

Aliás basta te afastares uns kms da capital e notas logo sotaques diferentes do lisboeta, como na margem sul ou na região saloia.

há pessoas que pronunciam certas palavras de maneira própria. É tal como pronunciar molho ou mólho...dificilmente se pode considerar isto um sotaque.

Um sotaque tem mais a ver com a "musicalidade" com que se fala do que propriamente com a pronuncia de alguma palavras específicas.

DerKaiser, vou-te responder porque julgo que não estás a trollar.

Ja vivi em diversas zonas do país, de norte a sul. A verdade é que existe um sotaque alfacinha e as pessoas geralmente brincam jocosamente com ele como tu brincas com um alentejano ou portuense. Há até quem o imite, lembro-me das imitações ao sotaque da judite de Sousa e do seu sotaque de "lejboa" (percebeste? talvez não... lol).

Posto isto existia dantes a noção que a norma sem sotaque seria de uma determinada zona do concelho de Coimbra. Há quem fale igualmente sem sotaque na Horta (Faial) e na freguesia da MAdalena (pico) fruto do isolamento geográfico. Curioso, não?

LIKE.

Isto tudo.[;)]

DerKaiser, vou-te responder porque julgo que não estás a trollar.

Ja vivi em diversas zonas do país, de norte a sul. A verdade é que existe um sotaque alfacinha e as pessoas geralmente brincam jocosamente com ele como tu brincas com um alentejano ou portuense. Há até quem o imite, lembro-me das imitações ao sotaque da judite de Sousa e do seu sotaque de "lejboa" (percebeste? talvez não... lol).

Posto isto existia dantes a noção que a norma sem sotaque seria de uma determinada zona do concelho de Coimbra. Há quem fale igualmente sem sotaque na Horta (Faial) e na freguesia da MAdalena (pico) fruto do isolamento geográfico. Curioso, não?

Sempre ouvi dizer que era as duas zonas de Portugal "sem" sotaque. Essa de Lisboa é nova [:D]

há pessoas que pronunciam certas palavras de maneira própria. É tal como pronunciar molho ou mólho....

Isso não é sotaque, é um erro...

"molho" é um "tempero"(não sei como explicar:sh)) por exemplo molho da carne, assim como o plural é molhos e não mólhos

"mólho" é um conjunto de coisas, por exemplo dizes mólho de salsa, de flores e.t.c

São coisas diferentes

Em Lisboa tinha um colega que dizia "um téni". E sim existe um sotaque lisboeta que diz cenôra, côve, igrêja, Flipe, etc..

Eiii lá, onde isto já vai! tantos comentários e só 2 ou 3 pessoas responderam à questão do tópico [:D] Fui à loja e não aceitam a devolução, apenas a troca por outra coisa...

Já agora, qual era a loja?

tu das-te conta é da falta de sotaque...

Sim, há pessoas que falam sem que eu consiga perceber algum sotaque.

Mas não tem nada a ver com pessoas de Lisboa, porque essas têm sotaque lisboeta.

Não é à toa que existe o sotaque alentejano, o sotaque portuense e o sotaque madeirense, e não existe o sotaque lisboeta. Porquê? Porque o "sotaque lisboeta" é o padrão nacional, e os outros não passam de deviações à normalidade.

A "normalidade" é existir uma multitude de sotaques.

Ou Raistaf... [:)]

Era mais isso. [:D]

O que eu já me ri com este tópico.

sotaque - [suˈtak(ə)] - so.ta.que - tom, inflexão ou pronúncia particular de cada indivíduo ou região.

sapatilha - [sɐpɐˈtiʎɐ] - sa.pa.ti.lha - calçado leve de lona, ou de outro material maleável, usado na prática de alguns desportos e com vestuário informal; ténis

Kaiser.... apresento-te o dicionário. Dicionário apresento-te um tal de Kaiser.

Levem tempo a conhecer-se um ao outro.

O sotaque mais correcto é do Funchal. [:D]

O 2º sotaque mais correcto é o de rabo de peixe.

Muito bom!!! [:)][:)]

Sabes, não há nada mais desconcertante do que passar uma semana em S. Miguel a ouvir o pessoal falar e de repente aparecer um sr. bem falante e eloquente completamente sem sotaque. Eu para ele: epá, você é do continente!? E ele... não... sou do Pico, da Madalena, não temos sotaque lá!

Numa conversa informal lá me explicou que para além da Horta (Faial) existe também a Madalena no Pico com esta característica. E garantiu-me que guardam ainda expressões e palavras antigas que no continente caíram em desuso.

Foi bastante desconcertante ouvi-lo falar.

ExpertBoy, tenta trocar por um casaco. Ou será uma casaca? [:D]

Back