Devolução dinheiro WORTEN

ftuc

New member
Boa tarde,

Tenho um aparelho, com garantia, na assistência da Worten e eu sei que passam os 30 dias, eles devolvem o dinheiro.
Na altura que comprei o aparelho aderi ao cartão deles para poder pagar em prestações. Eu já paguei a totalidade do aparelho e o cartão já caducou, sem renovação da minha parte.

Se de facto o aparelho ficar na assistência os 30 dias, eu posso pedir para me devolverem o valor em dinheiro? Ou sou obrigado a aceitar uma solução para comprar na loja deles?

Já agora, o aparelho é a segunda vez que vai para a assistência. Há algum limite?

Cumps

Acho que são obrigados a devolver o valor do produto. Mas se estiveres interessado em comprar algo na loja podes aceitar o vale. Eu o ano passado troquei uma máquina da tassimo mas sinceramente já não me lembro o que fiz, sei apenas que nem por isso tive muitas chatisses.

Em principio o aparelho vai lá ficar e eu agora queria comprar algo fora da loja. Os preços são muito melhores, a worten carrega muito nos preços

Em condições normais de pagamento a pronto, em dinheiro ou cartão de débito não há qualquer problema da parte deles em fazerem a devolução do valor em dinheiro.
Como no teu caso pagaste recorrendo a um crédito, aceitaste umas quantas condições que dizem que a devolução não será feita em dinheiro, até porque podem haver juros envolvidos e efectivamente o crédito é da CETELEM e não da Worten, como tal, terás de te contentar com uma solução da loja.

Source: A minha irmã comprou um portátil (Dell) na Worten em 3 vezes sem juros e foi para a garantia (problemas de disco). Passados os 30 dias sem qualquer notícia, a solução não passava pela devolução do valor mas sim, num crédito dado na loja. Provavelmente terás de contentar com o que te oferecerem mas podes sempre falar directamente com eles.

Vamos ver as coisas "do outro lado do espelho":

Vendemos um bem a um cliente que o pagou em prestações através de um parceiro nosso (por exemplo o cetelem, como refere o CHB). Para ter feito o pagamento nessa modalidade assinou um contrato onde existem certamente cláusulas que vão permitir "destrinçar" a coisa, mas a Worten tentará sempre, dentro dos limites do razoável, que o cliente fique contente, mas se possível que não lhe seja devolvido o dinheiro, mas antes um crédito ... para adquirir outro bem na Worten e assim a empresa ganha duas vezes porque não vai ficar a arder com bem defeituoso que lhe foi devolvido...

Outra estratégia similar e comum é proporem a troca por outro bem igual ou mesmo superior (isto sempre no caso de não serem respeitados os 30 dias). Imagina a seguinte situação (que por acaso é real): tinha um gps de pulso que avariou pouco tempo antes de a garantia expirar. Fui proceder à sua entrega à loja e aguardei o mês da praxe sendo que fui informado que por o modelo ter sido descontinuado o fabricante não iria proceder à sua reparação...

Como seria expetável (não havendo crédito envolvido seria ainda mais simples) ia com a intenção de reaver o dinheiro que tinha gasto na aquisição (à volta dos 100 euros)... o empregado pediu se eu podia aguardar um pouco e foi chamar o responsável que me fez uma contra proposta:

Em vez do dinheiro davam-me um modelo acima do que tinha comprado, novinho e com a respetiva garantia de 2 anos! Claro que aceitei!

Resultado: ficaram as duas partes contentes! O cliente saiu da loja satisfeito e eles venderam mais um produto, mesmo tendo reduzido as suas margens de lucro! Sempre é melhor que não vender nada e ter que devolver dinheiro! Isto é um princípio básico de gestão e não é preciso chegar à Faculdade para tal!

Mas o que é que um financiamento tem a ver com os direitos (europeus) do consumidor?

Se a lei europeia diz que um bem demorar mais de 30 dias para reparar, então o consumidor tem direito ao dinheiro ou um novo.
E se por acaso no contrato de financiamento existe alguma cláusula que vá contra isto, então essa cláusula é simplesmente ilegal e inválida...

Tenho ideia que a devolução é sempre feita pelo mesmo meio de pagamento. No entanto como ele já pagou a totalidade do valor pode ser que as coisas mudem se figura.

Voltar
Superior