Diário de viagem - camionista.

citação:Originalmente colocada por jomaso

citação:Originalmente colocada por Helder Alexandre

citação:Originalmente colocada por Daniel Matias

citação:Originalmente colocada por Helder Alexandre

Pessoal olhem aqui grande duvida mm:
tava a ver umas informacoes sobre a carta de ligeiros no site da dgv e encontrei uma coisa qe diz qe e possivel tirar a carta de pesados de mercadorias com reboque aos 18 anos!
no entanto e preciso ter um certificado de frequencia positiva num curso de formacao profissional.
alguem sabe onde se pode tirar o tal curso de formacao profissional na zona do porto!?
cumps

Tenta aqui.

dgtt.pt

capacidade profissional

eu cada vez percebo menos...senao ve bem:
requsitos:

A capacidade profissional é atestada por certificado emitido
pela DGTT, desde que o requerente se encontre numa das
seguintes situações:
> Obtenha aprovação em exame sobre as matérias e nas condições
legalmente definidas (Anexo I e II do Dec.-Lei n.º 38/99);
> Detenha experiência prática de pelo menos 5 anos, comprovada
curricularmente, ao nível de direcção numa empresa licenciada
para transportes rodoviários de mercadorias, nacionais ou
internacionais, e obtenha aprovação em exame específico de
controlo.

tenho de ter experiencia pratica de pelo menos 5 anos numa empresa licenciada para transportes?????
como e qe e possivel?
so se eu comecasse a trabalhar aos 13 anos!!!

Helder a capacidade profissional de transportes não tem nada a ver com a carta de pesados, mas sim com os alvarás de transporte...

Sim sim eu sei do que falas talvez me tenha e feito compreender de forma errada...
no site da dgv, http://www.dgv.pt/UpLoadedFiles/Guia_do_Candidato_a_Condutor_Internet.pdf
podem ver qe para a categoria C ou C + E pode se tirar aos 18 anos desde que se possua que, neste caso, possua um certificado de aptidão profissional comprovativo da frequência, com aproveitamento, de um curso de formação de condutores de transportes rodoviários de mercadorias.
Ja perguntei ao meu instrutor e por alto ele disse me que sim que isso existia mas que nao fazia ideia de onde me poderia dirigir para tal.
Se alguem aqui souber...
obrigado na mesma jomaso :)

O scania pode meter a Topline mas quanto á caixa pode optar por meter a da 2ª versão que é a GS900 de 12 velocidades,ficas com um óptimo desempenho na máquina e a consumir menos,mas claro isso requer €...Isso msm mete aí uns roncos valentes aqui ao pessoal para ouvir ou ver... :D hasta

citação:Originalmente colocada por José Teixeira

Caneco,nunca acabo o que tenho para escrever,lol...Tenho aqui uns bons vídeo clips para ti duma 500 da 2ª versão com a configuração da tua,carro fixo com chico,eheh.Tens que ver a máquina,nao sei é como te enviar mas pronto.Estas 500 são brutais pois o binário máximo começam logo ás 1000 rpm sim é mesmo 1000 e não 1100 como a maioria de hoje em dia. Ó Scania e qual é a sensação de ouvir um bicho como o teu com válvulas desafinadas?É brutal...trabalhar á locomotiva diesel da CP :D
Quanto ao cantar das 143 com as válvulas desafinadas, é de arrepiar e vir as lágrimas aos olhos de tantas saudades que estes carros daqui uns anos vão deixar... A minha nunca teve as válvulas desafinadas desde que a tenho e agora tão depressa não vou ouvi-las, visto o motor ter sido reconstruido ao pormenor e ainda só ter 320.000Km´s... Normalmente as 400 e 450 de 1ªgeração como tu lhe chamas mas a que eu chamo Euro 0, é que costumam ter as válvulas desafinadas por serem mais velhinhas e mais Km´s...
Mas ronco lindo é uma 142 que é de um vizinho meu, aquilo a 300 mts já se ouve o roncar mesmo com escape de origem...(só não sei se é a versão de 388, 400 ou 420cv)

Tenho uma dúvida: Será que o tubo de escape directo(sem panela) tira rendimento ao motor?

A 142 era excelente também...Essas máquinas quanto mais velhas são mais brutal é o trabalhar. Já o da 140 e 141 parece mesmo uma locomotiva diesel,lol. bem,tu compraste isso quase novo ou q? 320 mil kms nisso nao é nada.Isso tá a pedir é reduções até ás 2000 rpm,lolol.tenta ver se podes fazer um toque de mágica aí na bombinha injectora para as 450 não te paparem.

Scania,se tirares a panela,fica com mais rendimento mas consome mais um bocadinho.E se queres tambem ouvir um bocado da descompressão do turbo,é fazer um furinho pequenino na conduta de ar a seguir ao turbo.Fica com um som lindo qd mudas de mudança.Olha,se eu puder,mando-te uns video clips de uma assim.

A 142 era excelente também...Essas máquinas quanto mais velhas são mais brutal é o trabalhar. Já o da 140 e 141 parece mesmo uma locomotiva diesel,lol. bem,tu compraste isso quase novo ou q? 320 mil kms nisso nao é nada.Isso tá a pedir é reduções até ás 2000 rpm,lolol.tenta ver se podes fazer um toque de mágica aí na bombinha injectora para as 450 não te paparem.
Não a comprei quase nova, porque o motor até tinha sido aberto pelo anterior dono, mas começou a mostrar cansaço até que um piston já não dava o devido rendimento e perferi por um motor reconstruido de ponta á ponta com garantia, e que neste momento já conta com os tais 320.000Km´s sendo que os reais deve andar próximo dos 3.000.000Km´s contas feitas...

Bela máquina...Fizeste bem em ter feito a reparação de raiz.Scania podes dar-me o teu mail se quiseres para te eu poder passar os video clips?Vejam esta maravilha
http://www.youtube.com/watch?v=hk3EN3YRCeU&mode=related&search=
http://www.youtube.com/watch?v=lYtxcIOa6yw&mode=related&search=
http://www.youtube.com/watch?v=qHg7nV_6DP0&mode=related&search=
http://www.youtube.com/watch?v=LYYrMr0G3YM&mode=related&search=
http://www.youtube.com/watch?v=npyNSI4dHgg&mode=related&search=
http://www.youtube.com/watch?v=VKi0ALZXIC0&mode=related&search=

E por último...Scania esta é para ti par ouvires bem como é que a tua pode ficar se quiseres.tambem é série 3:
http://www.youtube.com/watch?v=aGdzppeRORU
O problema é que o som do motor serve de início a uma musica que um gajo qualquer meteu,mas dá para perceber bem que é de série 3.Curtam esses vídeos todos.Os que eu te quero mesmo mostrar tenho-os aqui no PC se quiseres dizer-me o teu mail para tos mandar é com todo o prazer :D hasta

citação:Originalmente colocada por Lino Marques

Já agora, e uma vez que isto é um "Diário de Viagem" e não tanto para falar dos camiões em si :D, ninguém está ou vai estar brevemente para os lados da Suíça?
Lino julgo que o autor deste tópico (Jsilverstar) estava a fazer a linha da Suiça....

Pois... e como contactá-lo?? [8)]

Olá.
Fico contente por ver que este tópico continua a viver.
Não apareci mais por diversos motivos.
Entretanto, deixei os camiões há 2 meses.
Continuo a gostar de camiões e, se fosse só pelo prazer de os conduzir era o que faria durante muitos anos.
Mas, na realidade, neste momento e infelizmente, conduzir um camião nes estradas da UE em trabalho, vulgo "TIR", tornou-se uma seca, não pela condução em si, como já deixei claro, mas pelas regras muito restrictivas que regem os tempos de condução e de descanso e, sobretudo pelas penalizações absurdas impostas ao motorista que ousa, por necessidade ou por distração, infringir uma dessas regras.

Terminado o discurso da revolta e desilusão, quero desejar a todos os que gostam de camiões e de os conduzir, que tenham mais força do que eu para aguentar bem viva a paixão e aqueles que vêm aqui procurar conselhos e que querem entrar no TIR, lembrem-se que é preciso gostar muito de estrada..;)

Em resposta ao Lino Marques, não estava propriamente a fazer linha de Suíça mas fui lá 3 ou 4 vezes.
Se me quiseres contactar em PM, força, senão expõe aqui o que pretendes, que se eu não souber ou puder ajudar, haverá de certo quem o faça.:)

Pois é JSilverStar,as coisas mudaram muito.O meu pai ainda é de tempo em que era obrigado a fazer pirinéus até a alverca em 20 horas,e ainda não havia auto-estrada dali do porto alto até ao caia,era tudo pelo nacional,ganda seca,só em Espanha é que havia estradas como deve ser...Isto em 89 a 94.Coitada daquela 112...
Scania,já mandei os vídeos:)

citação:Originalmente colocada por JSilverStar

Já agora, e uma vez que isto é um "Diário de Viagem" e não tanto para falar dos camiões em si :D, ninguém está ou vai estar brevemente para os lados da Suíça?
Lino julgo que o autor deste tópico (Jsilverstar) estava a fazer a linha da Suiça....

Pois... e como contactá-lo?? [8)]

Olá.
Fico contente por ver que este tópico continua a viver.
Não apareci mais por diversos motivos.
Entretanto, deixei os camiões há 2 meses.
Continuo a gostar de camiões e, se fosse só pelo prazer de os conduzir era o que faria durante muitos anos.
Mas, na realidade, neste momento e infelizmente, conduzir um camião nes estradas da UE em trabalho, vulgo "TIR", tornou-se uma seca, não pela condução em si, como já deixei claro, mas pelas regras muito restrictivas que regem os tempos de condução e de descanso e, sobretudo pelas penalizações absurdas impostas ao motorista que ousa, por necessidade ou por distração, infringir uma dessas regras.

Terminado o discurso da revolta e desilusão, quero desejar a todos os que gostam de camiões e de os conduzir, que tenham mais força do que eu para aguentar bem viva a paixão e aqueles que vêm aqui procurar conselhos e que querem entrar no TIR, lembrem-se que é preciso gostar muito de estrada..;)

Em resposta ao Lino Marques, não estava propriamente a fazer linha de Suíça mas fui lá 3 ou 4 vezes.
Se me quiseres contactar em PM, força, senão expõe aqui o que pretendes, que se eu não souber ou puder ajudar, haverá de certo quem o faça.:)

Obrigado, Silver Star! Vou enviar PM, mas desde já te digo que é sobre isto: http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=90267 ;)

Pois é JSilverStar,as coisas mudaram muito.O meu pai ainda é de tempo em que era obrigado a fazer pirinéus até a alverca em 20 horas,e ainda não havia auto-estrada dali do porto alto até ao caia,era tudo pelo nacional,ganda seca,só em Espanha é que havia estradas como deve ser...Isto em 89 a 94.Coitada daquela 112...
Scania,já mandei os vídeos:)

Boas jose teixeira...
o teu pai teve uma 112???? ainda a tem??? eh pa esse camiao traz me umas saudades nem imaginas!
foi o primeiro camiao em qe andei tinha prai 7 anos, 15 dias por franca e belgica.. lembro.me como se fosse hoje passar por baixo da pista do aeroporto em paris enquanto o meu padrinho metia uma abaixo e se ouvia o eco da descompressao plo tunel td..parecia um lobo a uivar!! se tiveres umas fotos poe ai sff...
cumprimentos

Helder Alexandre,epá...tambem eu tenho imensas saudades da 112M Intercooler,tinha eu 9 anos,até aos 11,infelizmente ela já não existe pois o meu pai teve um acidente com ela e desistiu da camionagem...Fez tesoura pq a carga estava distribuída,mt peso atrás,não pode fazer nada.Acho que tenho fotos dela reveladas,tenho de as procurar...ENfim,tempos idos,foi comprada com muito suor e trabalho,coitado do cota,pa depois terminar assim num acidente.Também me lembro muito bem dela,vermelha com ailerons brancos.Mas anda aí pela estrada uma fraude,pois o meu pai vendeu o camião para peças aos transportes marrafa e anda uma 112M de cabine baixa com a matrícula da da do meu pai,pois a do meu pai nao era cabine baixa,era média,fiquei especado quando vi a matrícula...estes gajos...

Helder,então deves lembrar-te daquela subida em Espanha que ficava ao lado do rio tejo,onde tinhas que passar o rio por uma ponte romana...lembras-te?E lembras-te do km 113?Ganda área de serviço:D

Helder Alexandre,epá...tambem eu tenho imensas saudades da 112M Intercooler,tinha eu 9 anos,até aos 11,infelizmente ela já não existe pois o meu pai teve um acidente com ela e desistiu da camionagem...Fez tesoura pq a carga estava distribuída,mt peso atrás,não pode fazer nada.Acho que tenho fotos dela reveladas,tenho de as procurar...ENfim,tempos idos,foi comprada com muito suor e trabalho,coitado do cota,pa depois terminar assim num acidente.Também me lembro muito bem dela,vermelha com ailerons brancos.Mas anda aí pela estrada uma fraude,pois o meu pai vendeu o camião para peças aos transportes marrafa e anda uma 112M de cabine baixa com a matrícula da da do meu pai,pois a do meu pai nao era cabine baixa,era média,fiquei especado quando vi a matrícula...estes gajos...

A qe o meu padrinho teve era uma 112M 320 mas qe tinha o turbo duma iveco qlr e segundo o patrao dele tava a tirar 360hp,era camiao chico, n tenho nenhuma foto dela... mas era mm linda... vermelhinha com umas riscas pretas e amarelas e com umas jantes d aluminio...era um espectaculo...
Agora foi pena foi a forma como o teu pai acabou, ter um acidente com o camiao qe trabalhou pa comprar..

p.s. eu nao agora nao me estou a recordar dessa subida [8] por acaso nao era pla estrada qe vai plo Caia pois nao???
cumps

Olá malta dos camiões, eu tirei a carta de pesados na tropa e agora estou a tirar a de semi-reboques.
Estou com mta vontade de começar a conduzir aqueles TIR com uma porrada de metros, mas acho k vou ter mtos problemas, principalmente como e aonde começar visto não ter experiência.
Não sei se algum de vocês me pode dar uma dica. Obrigado.

cumps

Pois é e tou quase...
ja fui a exame de mecanica e passei com 0 erradas

dei uma aula de conducção de camiao na 5ta feira, outra na 2da hoje 4ta vou dar outra e amanha 5ta feira´tenho exame, desejem-me sorte...
se passar o que spero que sim, depois deve ser mais uma semanita ou ke para tirar a de reboque E
não dá para tirar as 2 juntas c+e, apesar de o ter pago assim, são exames diferentes...

Ola malta das ca******s... bem eu sou mais um... k ve nisto algo de muito fixe, ja a algum tempo k vejo o forum e esta muito fixe, e como por vezes tenho duvida e coisas k gostava de parilhar com todos aqueles k são tão aficionados por ca******s como eu, bem decidi aderir a isto, para ja os meus parabens aos membros, e espero poder continuar aqui a deixar a minha marca por uns tempos. bem ja troquei uns mail's com o helder teixeira, pois tamb e um aficionado, bem. tenho visto ai uns topicos fixes e k gostava de falar, mas fica para uma proxima, ja agora, se alguem souber onde se pode tirar o "tal curso" para se poder tirar a carta aos 18, bem tamb sou mais um ontressado. tenho 18, ando na universidade, mas as ca******s do meu pai de vez em quando, tenho de matar as saudades. Cump a malta do forum

Voltar
Superior