Diário de viagem - camionista.

citação:Originalmente colocada por José Teixeira

Nestor...podes contar com 40 litros aos 100 no mínimo,pois brita,a seguir a frigoríficos é capaz de ser das cargas mais pesadas.
Ou 45 ou mesmo 50, mas duvido muito que esses carros aguentem muito tempo com 43, 44, 45, 46Ton... sem ir á oficina...[}:)][}:)][}:)] Pelo menos na minha zona é o que se passa[:I]

É assim, se queres fiabilidade, para um serviço desse porte, tens k arranjar um carro com muita celindrada, ou mesmo V8, pork são os unicos k aguentam tal serviço, esse tipo de serviço puxa muito pela mecaniaca do carro. por mim, ou uma volvo F16, ou uma scania 143, 144, ou mesmo 164, ou tamb a mercedes V8, tamb tem uma celindrada jeitosa. de resto n te aconselho. vais ter muita despesa em oficina. ou a iveco... 48... das antigas

bem nao ha palavras, mm com toda a trafulhice qe possa ter existido (isso nao interessa pro caso) ha qe dar os parabens ao dono porque conseguiu formar a empresa talvez mais carismatica do pais, tem uns carros qe sao demais nao ha palavras. axo qe um camiao assim faz o sonho de qualquer pessoa qe goste de camioes

ai aquela 143....[B)][B)][B)][B)][B)][B)][B)][B)]

Bem tenho de dar razão ao Helder... n importa como, mas apesar de tudo tamb e necessario ter uma grande criatividade, e acima de tudo bom gosto, pois n basta ter dinheiro para tudo aquilo, a 143 ta linda, mas uma coisa digo... aquela k acaba com a matricula em VC, para mim nunca vi carro tao lindo... sem comentarios, simplesmente sem palavras. É aquela k tem 4 fotos seguidas(580HP), de mais mesmo...

citação:Originalmente colocada por Miguel_V8

É assim, se queres fiabilidade, para um serviço desse porte, tens k arranjar um carro com muita celindrada, ou mesmo V8, pork são os unicos k aguentam tal serviço, esse tipo de serviço puxa muito pela mecaniaca do carro. por mim, ou uma volvo F16, ou uma scania 143, 144, ou mesmo 164, ou tamb a mercedes V8, tamb tem uma celindrada jeitosa. de resto n te aconselho. vais ter muita despesa em oficina. ou a iveco... 48... das antigas
O mais indicado para esses serviços, é a Scania 113/143, volvos F12, FH 12(F16 nem pensar[:o)]), Ivecos, mesmo 480´s, mais vale por a corda ao pescoço, depois tens inumeras hipoteses, agora tudo depende do serviço, trajecto e o mais importante...o condutor e as oficinas, porque se o carro tem o azar de calhar num mau chofer e numa oficina ainda pior, é o principio do fim;)

tao as volvos fh16, n pork? (era fh 16, e n f16...)
as ivecos, são as V8... e a 113 n se arrasta... quanto ao resto tens razão. mas quem quer ter sucesso nisto tem k ser com maquinas novas...

Boas pessoal,

a XF é de 430 cv e tem-se aguentado bem à pedra... mas faz consumos de 43 aos 100.

Tá com 1.000.000 de km e o mecanico da DAF diz que está nova...

Já tivemos aqui na firma uma scania 113 mas teve que ir...

A XF tem que fazer 35 aos 100 na pedra, não se esqueçam que faz uma carga ao leve de cada vez.

A média de carga é 40 ton, a galera cubica pouco.

eu só dei 3 dias de aulas, um dia uma aula de 1 hora e os outros 2 dias aulas de 2 horas....
amanha vou a escola bucar a guia de categoria c e marcar exame e aulas para a categoria c+e...
espero que o exame demore o mesmo tempo que o da categoria c ( 1 semana)

bem... n e por nada, mas o Rider deve ter o deposito do camião roto, ou se enganou nas contas, penso k na ha camião k consiga consumir tanto... 78l/100km, n me akerdito... ou se n andam te a enganar nas bombas. tem cuidado com isso, assim n vais longe.

Para quem pouco ou nada percebe, andar no internacional é fazer trabalhos/viajens para alem fronteiras?

Só é possível com carta C+E ?

bem... n e por nada, mas o Rider deve ter o deposito do camião roto, ou se enganou nas contas, penso k na ha camião k consiga consumir tanto... 78l/100km, n me akerdito... ou se n andam te a enganar nas bombas. tem cuidado com isso, assim n vais longe.

Vai uma aposta?
Hoje confirmei no registo de dados e a média até é maior:D

Se calhar também não acreditas que,durante uns segundos,fiz um consumo instantanio de 900 litros aos 100kms.

Bem,se não acreditas é porque estás bastante limitado no que toca a pesados!

tao as volvos fh16, n pork? (era fh 16, e n f16...)
as ivecos, são as V8... e a 113 n se arrasta... quanto ao resto tens razão. mas quem quer ter sucesso nisto tem k ser com maquinas novas...
Os motores 16 litros da volvo não são grande espingarda, a maioria dos choferes até diz que 16.000cm3 é muito para 6 cilindros em linha tornando o motor pouco rotativo... Quem as tem pode confirmar que não são nada por ai além. As primeiras unidades de FH 16 embrulhavam o motor todo[}:)][}:)][}:)]
Se conheceres a firma Transfrugal que tinha e tem muitas FH 16 520, eles podem te confirmar que a FH 12 460 por pouco não dá nas lonas ás 520. Os Linos(transportes e comércio de frutas) também dizem o mesmo. E mais a 1ª FH 16 520 em portugal pertenceu ao Frutas Sobrinho e que após 15 dias comentou para quem quis ouvir:"...foram os 18.000 contos mais mal gastos da minha vida...", consta-se que essa mesma Volvo em 6 meses abriu o motor 2 vezes[:p][:p][:p]
não pensem que o transporte de fruta seja fácil, ainda mais o Sobrinho, que é sempre a dar ferro;)

--//--

A 113 não quê?[:0][:0][:0] Toda a gente sabe que foi o melhor carro do sec, e mete no bolso as Volvos FH 12 420 1ª Geração... Eu tenho uma FH 12 420 e sei o que estou a dizer, aquilo de motor é uma [:o)][:o)][:o)] Só é superior em conforto;)

Epá...motores de 6 cilindros a puxar pedra e frigoríficos...não isso não.São bons é pa 24 toneladas.Robustez mecânica como o miguelV8 disse é mesmo só motor em V ou seja,Scania,Mercedes,as velhitas ivecos turbostar V8 42 e 48 mas isso já é complicado arranjar assim pois já não se fabricam há 14 anos e cada é mais raro encontrá-las á venda,a nã oser em Itália,lol e os 17 litros de cilindrada são potentes mas também é uma boa xuxa.As 113 na pedra...epá,não são más,mas ao menos que seja com caixa GS900 pq se for com a caixa antiga de 10 velocidades e cubos de estrada...esquece.DAF tambem não postaria pois a verdade é que o puxar nunca foi muito o forte delas,e 6 cilindros...MAN é um bom camião então pa pedra ó miguel V8 que tal uma 19.604 V10 biturbo hã?[^] isso é que era!Os motores de 6 em linha entre Scania e MAN em termos de performance são parecidos,com ligeira vantagem á MAN pois a caixa dela é soberba.Se queres uma para pedra e ainda do modelo F90, que tal uma FE 460?são bons carros,talvez dos poucos ou mesmo quase o único 6 cilindros que te recomendaria para pedra,pois mais que 460cv em 6 cilindros já não deposito muitas esperanças. Imaginem só a FH16 de 660cv...eheheh a Volvo sempre ferrenha e teimosa em 6 cilindros,arre...Concordo com o Scania, 16 litros para 6 cilindros é muita fruta,sabes é que a explicação da Volvo é que o 6 cilindros é melhor devido a ter menos peças em atrito do que o V8,lol.Não deixa de ser verdade,mas não é argumento suficiente para superar um V8,nem em performance nem em robustez.O mais fiável é talvez o da mercedes V8 pois não permite grandes rotações e tem binário com fartura,mas tambem é um bocado pacato e aquela caixa ZF meio esquisita,enfim são gostos.O brutal mesmo e "forte e feio" é 143, 144, 164:)Resumindo,tens estas máquinas pa pedra excelentes Scania V8,se queres tambem robustez e nao optar por V8´s,tens a MAN 19.414, 464,ou FE410, 460, whatever...
Por falar nisso...pq razao é que a MAN optou aquando da saída da TGA, meter os V10 biturbo em transportes especiais?Lá está...V10,equilibrio excelente,melhor distribuição de forças e atritos internos...Agora do tipo uma FH 16 660 8x4 com uma zorra e uma carga qualquer de 60 ou 80 ou 100 toneladas em cima...Adeus motorzinho...

Boas pessoal
Tenho qe ser justo, agora qe arranjei um trabalhinho qe me faz andar as vezes plas estradas deste pais da pa disfrutar de boas vistas senao vejamos.
Hoje fui a viseu plo caminho vi a tal primeira scania V8 qe veio pa portugal da rsj, vi a scania 124 420 do miguelv8 na a25, e pra finalizar em excelencia vi aqui no transito do porto uma volvo f12 holandesa toda mas mm toda artilhada, escapes, jantes, interior todo alterado, luzes de xenon, cabine alta, o mata-bois a frente... enfim tudo o qe se possa imaginar...
como se nao bastasse e gracas a uma manobra a fangio ainda consegui chegar a beira da tal volvo fh da rsj, nunca a tinha visto mas tambem nao tive msm ao pe dela e plo qe vi tava bem bonita
nao houve foi tempo pa sacar do tele e tirar umas fotos:(
cumps

Voltar
Superior