Diário de viagem - camionista.

Boa viagem. Camionista ainda é uma profissão dura e perigosa. Tenho um tio meu que também já fez transportes internacionais e bem me fala como aquilo é duro. Ele chegou a fazer os Pirinéus a nevar com um "brinquedo" de 40 toneladas carregado!

Deixo aqui fotos de 2 Camiões que passaram aqui por casa, e como tal terão sempre um significado especial para nós, nomeadamente para o meu pai visto que "viveu" alguns anos neles.

Scania 112M turbo intercooler (320 cavalos) de 1984. Foi importada da Holanda em 1990, na altura em que se falava das "vacas holandesas" para se referir aos importados, e vendida em 1997 com cerca de 1.850.000 kms.
Estas fotos foram tiradas em 1995 numa viagem que fiz com ele a Itália. Tavamos nos alpes franceses prestes a passar para o lado italiano pelo Tunel de Fréjus. É um dos maiores da Europa com cerca de 13 kms. Além disso é extremamente perigoso porque o trânsito é feito dentro do mesmo tunel nos 2 sentidos. Lá dentro não se pode ultrapassar e um pequeno problema pode-se tornar numa tragédia. Como o tunel é bastante longo os gases dos carros e camiões não conseguem sair. Eu fiz o tunel todo com uma toalha enrolada na boca e no nariz para respirar, isto porque o fumo entra dentro da cabine tornando-se quase insuportável respirar.

scania112m13sn.jpg

Apesar da idade sei que ainda "rola".

scania112m21pv.jpg

Em 1997 trocou-se a Scania pela Daf. Esta era de 1992 e tinha sido importada em 1996. Tinha 380 cavalos. Também já foi vendida em 2001 com cerca de 1.350.000kms. Diga-se de passagem que isto dos kilómetros pode não corresponder à realidade, visto que era práctica recorrente umas "pequenas" alterações no conta-quilómetros por parte dos stand's[8D].

daf953809ph.jpg

Actualmente temos duas Renault's Magunm, uma 385 e outra 390. Quando puder ponho mais fotos.

Boa viagem:)

Parece-me que os motoristas Espanhois em 48H conseguiram tudo o que queriam,eles são duros de roer[^]

Boa Viagem. Vejo k está aki outra pessoa k tb gosta de Scanias:P

Rider, logo ai mostra a qualidade de organização do povo espanhol, enqto k o tuga pensa fazer mas tudo n passa de pensamentos e ideias.

Novos modelos e projectos:

A nova Premium, agora com 440 cavalos.
renaultpremiumii4405fo.jpg

renaultpremiumii6da.jpg

O projecto que servirá de base ao novo Magnum.
renaultmagnum5sv.jpg

Scania Stax.
scaniastax12xf.jpg

scaniastax21wm.jpg

scaniastax35wc.jpg

Volkswagen para a América Latina: Constellation.
465617er.jpg

465641fd.jpg

E agora uns muito esquesitos:
colanitechnisatschimana025ec.jpg

colanitechnisattruckharig17060.jpg

spitzercolanitruck12xa.jpg

spitzercolanitruck114wk.jpg

supcargo0ow.gif

Vai com calma, para chegares depressa. Bebe um carahillo por mim na Junquera e nada de paragens malucas em Talavera ;):)

Boa viagem.

A XF space cab do dream tá muita fixe.
Parabens pela maquina e bons kilometros.

Viva Jomaso ja vi qe plo menos uma coisa temos em comum, ja fizemos os 2 viagens a italia numa 112!
Eu fui com o meu padrinho cm 8 anos numa 340 "+/-" alterada com escape livre e um turbo da 113 e se havia coisa mais linda naquela maquina era a descompressao do turbo.. era qql coisa doutro mundo e entao nos tuneis.... ui ui
Era bem preciso ter cuidado com o "lobo" qe era como o meu padrinho lhe chamava p causa da mm descompressao era como um lobo a uivar numa noite de lua cheia...
Infelizmente nao tenho nenhuma foto de recordacao pa vos contemplar com o "animal"
Eu qe ate nunca fui grande fã da scania tenho a dizer qe pra mim nunca haverao camioes como a 141 nem a 143 cada vez qe vejo uma... E pena mas e o caminho do desenvolvimento..

Dream que belas máquinas tens tu. O meu pai quando trocar a AE pensa faze-lo por uma Daf 95 XF super space cab (talvez a 430 ou a 480). Já agora pedia-te que contasses como se têm portado esses dois, nomeadamente a Daf.
Deixo-te aqui uma novidade, mas provavelmente já sabes: a Volvo Trucks comprou a Renault Trucks recentemente. A tua Premium é Volvo VM na América Latina. Muitos dos componentes actualmente são comuns a ambas as marcas.

img1462ev.jpg

Actualmente sobram na Europa 5 grandes produtores: a Daf (Paccar), Iveco, Man, Mercedes, e a Volvo/Renault. À imagem do que se passa nos construtores de veiculos ligeiros, também nos pesados as diferenças entre os produtos é cada vez menor, fruto da constante aquisição de marcas por outras.

Hélder Alexandre também recordo bem a descompressão do turbo que falas principalmente dentro dos tuneis[8D]! Relativamente á Scania tivemos 3 112M iguais à da foto. A da foto deu bastantes problemas, a outras nem por isso. A maior vantagem eram os consumos. O meu pai teve médias a Itália de 29 litros aos cem.

Uiiiii...estou a gostar deste tópico.
Sempre foi uma coisa que me fascinou imenso a vida dos camionistas.....
Se há coisa que sempre quis foi conduzir um pesado :)

Vanquish, a alcunha de ceifeira vem da associação da altura do posto de condução com isto que se vê muito em Espanha por exemplo:

ceif11pm.jpg

ceif24ef.jpg

ceif35kb.jpg

Este é o modelo original:

renault2yc.jpg

renaultae5vo.jpg

Mais umas fotos: Austrália

train6gi.jpg

Japão

img857aq.jpg

Brasil

img1823xd.jpg

citação:
citação:Originalmente colocada por jomaso

Dream que belas máquinas tens tu. O meu pai quando trocar a AE pensa faze-lo por uma Daf 95 XF super space cab (talvez a 430 ou a 480). Já agora pedia-te que contasses como se têm portado esses dois, nomeadamente a Daf.
Deixo-te aqui uma novidade, mas provavelmente já sabes: a Volvo Trucks comprou a Renault Trucks recentemente. A tua Premium é Volvo VM na América Latina. Muitos dos componentes actualmente são comuns a ambas as marcas.

img1462ev.jpg

Actualmente sobram na Europa 5 grandes produtores: a Daf (Paccar), Iveco, Man, Mercedes, e a Volvo/Renault. À imagem do que se passa nos construtores de veiculos ligeiros, também nos pesados as diferenças entre os produtos é cada vez menor, fruto da constante aquisição de marcas por outras.

Hélder Alexandre também recordo bem a descompressão do turbo que falas principalmente dentro dos tuneis[8D]! Relativamente á Scania tivemos 3 112M iguais à da foto. A da foto deu bastantes problemas, a outras nem por isso. A maior vantagem eram os consumos. O meu pai teve médias a Itália de 29 litros aos cem.

Andei 2 anos a fazer Marrocos com uma XF 95 430 com Xico megavolume, e foi das maquinas que andei que mais gostei. Probes foi coisa que nunca tive e chegou a fazer viagens a 55 brutas.
Comparada com uma ceifeira que tambem andei uma temporada, gosto muito mais da XF, embora não tenha o conforto da Magnum tem muito mais raça.

Camião que sempre me deixa saudade, foi uma 113 380 velhinha que ratava muita maquina nova a subir e que nunca me deixou apeado apesar dos seus 1 500 000km a fazer grupagem.

Nao sou o unico! afinal ha quem inda tenha na memoria as 112/113!!
So tenho pena de nem o meu padrinho nem o meu pai qe tb e camionista terem uma scania...
O meu padrinho anda cm uma premium 400 de 99 ja o meu pai... anda com uma AE 420 de 95, ja esta um bocado degradada por fora e um bocadito por dentro mas quem corre por amor nao cansa mas tem um motor qe nc mais acaba.. ja com 1.400.000km ta a ratar a subir AE's 390 e 430 de 99 e 00 nao sei se é um diabo ou um espirito doutro mundo mas a bicha nao para!!
Vamos la ver e como ficam os transportes aqui em PT e ver se num futuro nao muito distante as empresas voltam ao qe ja foram em tempos e apostam em renovar as frotas qe bem precisam!
Boa estrada!

P.S.
pros qe admiram a scania aqui vai www.v8power.nl visitem vale bem a pena!

pros outros fiquem com este link um pc de tudo sobre camioes http://truckerroos.eigenstart.nl/

citação:Originalmente colocada por jomaso

Vanquish, a alcunha de ceifeira vem da associação da altura do posto de condução com isto que se vê muito em Espanha por exemplo:

ceif11pm.jpg

ceif24ef.jpg

ceif35kb.jpg

Este é o modelo original:

renault2yc.jpg

renaultae5vo.jpg

Mais umas fotos: Austrália

train6gi.jpg

Japão

img857aq.jpg

Brasil

img1823xd.jpg

Afinal era tão fácil :D

Thanks jomaso ;)

Olá

Estou de regresso.. e de partida.
Correu tudo bem, carreguei de Itália para Sevilla, cheguei na sexta e arranco hoje para França, espero estar de regresso na próxima sexta.

Passo por aqui um pouco à pressa só para agradecer o vossa participação e as fotos que se deram ao trabalho de meter para animar o tópico.[^]

Em relação aos espanhóis, a greve já tinha acabado quando parti, por isso não houve chatice..
Devo dizer que, embora reconheça que o aumento do preço dos combustíveis é um problema muito sério, a atitude deles foi deplorável e mais ainda quando não vejo quase um único camião com matrícula espanhola a rodar a menos de 95 km/h... (em plano, claro..)

E a essas velocidades as médias de consumo não ajudam nada a colmatar o aumento dos combustíveis..

Mas pronto.. conseguiram uma pequena esmolinha que provavelmente pouco vai mudar as coisas.

Greves e porrada à parte, as coisas andam a correr bem.

Estou é um pouco desiludido com a falta de camaradagem que se nota entre camionistas.
Em 8 anos que estive fora do meio vejo diferenças para pior a esse nível.

Mas tá-se bem, ando na boa, não chateio ninguém e ninguém me chateia..[:p]

Ah! Falta falar um pouco sobre a camineta..:D

É uma ceifeira!!

Já tinha andado com uma AE420 na altura (1997), agora é uma Magnum 400 com caixa automática ZF astronic.
No início foi esquisito adaptar-me à caixa auto mas agora, não quero outra coisa!
Comparando com o que se vê mais (440, 460, 480,) os 400cv parecem curtos, mas chegam bem e vai aos mesmos locais das outras mais potentes..:)

Prontos..

Vou agora arrumar a trouxa e arrancar, a ver se passo o feriado já perto do 1º local de descarga (desta vez calhou-me grupagem, 6 descargas..[xx(])

Para a próxima a ver se conto algumas coisitas engraçadas que já aconteceram e a ver se descrevo o que vou observando pelas estradas.

Imagens ainda não há, ver se me lembro tirar fotos..

Então até já e fiquem bem.

uuummmmmmmmm...aquele VOLVO VN,porquê é que usaram coisas da RENAULT
[8][8][8][8][8][8][8][8][8][8][8][8][8][8][8][8][8][8][8][8][8][8][8]

P.S.-ja tinha visto...

VOLVO 4LIFE

Back