Dicussão: Veículos Elétricos

Miguel1994

New member
Boas,

Acho que um tópico semelhante estava a faltar aqui no fórum.

Com a recente e, possivelmente, futura escalada do preço dos combustíveis o uso de veículos a combustão e/ou explosão virá a revelar-se cada vez mais inviável.

A solução poderá, eventualmente, passar pelos veículos eléctricos...

Assim, pretende-se com este tópico:

- Revelar notícias sobre veículos eléctricos (novos modelos, novas tecnologias, incentivos á compra dos mesmo, etc)

- Debater as tecnologias empregues

- Discutir sobre características/opiniões acerca de determinados modelos

- Informar sobre o melhor método de utilização (desde como deve ser feita a recarga, passando pelas precauções durante a mesma, até à possibilidade de recarga em postos espalhados pelo país).

Alguém que escolha um "tema" para começarmos a debater.

Cumprimentos

Vou dizer aqui o mesmo que disse no tópico dos combustíveis, sobre os postos de recarga, bem como a minha opinião sobre os carros eléctricos no geral pelo menos nesta fase inicial:

Ah, aqueles que se vêem de 50 em 50 km (passe o exagero)? Esquece, não vejo nos eléctricos uma alternativa viável aos carros com motor de combustão. Quando demorarem tanto tempo a carregar a bateria como um carro normal demora a encher o depósito e quando as autonomias forem semelhantes (falo por volta de 700km) então talvez possa considerar os eléctricos uma alternativa aos outros. Sim, porque para ser alternativa tem que ser semelhante e o semelhante é a nível de custo de aquisição, carregamento de baterias e autonomia. (E estética, já agora [:D])

Se o Zoe tiver desconto de 5000€ em incentivos estatais, ficar com 1 preço de 15000€ e autonomia para 400kms, será a minha aposta futura.

Não acredito é nestes valores que alguém falou...

Quanto tempo é que dura a recarga das baterias?...e qual o preço dessa recarga?[;)]

Não sei, mas tendo em conta os outros, não deve ser menos de 8h.
Se faz 400km, e custar à volta de 1€ aos 100, deve custar uns 4€ para um carga completa apartir do 0.

Qualquer dia 2L de gasolina já custam 4€ :P
Pelo menos a 98 já anda lá perto :(

Na minha opinião, eu acho que o futuro próximo dos eléctrico serão veículos urbanos tipo Twizzy mas com portas e preço acessível, mais ou menos como uma 125 com capota!
Deixo aqui um conceito bem interessante, o Qbeak:

Design - ADVANTAGES - ECOmove

É feio que dói mas cumpre a sua missão de electrodoméstico (que se espera) barato e eficiente!

Os carros electricos tem entraves e alguns muito duvidosos . Os custo final dos carros electricos está muito alto e não corresponde ao real valor do carro , existe empresas que vendem e desenvolvem produtos para estes carros muito inflacionados porque achavam que isto seria a galinha dos ovos de ouro , a autonomia que oferecem é curta e não existe explicação para isto porque noutros segmentos de empilhadores e maquinas industriais as baterias ultrapassam as 8h de trabalho continuo numa só carga sei do que falo porque trabalho nesta area , ou seja as baterias duram pouco porque existe se calhar razões que interessa a muita gente , principalmente aos produtores de petroleo e seus derivados. Outros grandes interessados que os carros electricos não cheguem em massa ao mercado são os proprios governos de cada país porque nenhum país no mundo desenvolvido está preparado para a perda da receita fiscal dos combustiveis. Muita gente pensa que os carros electricos vão ter custos de utilização economicos mas eu duvido muito porque basta olhar para o exemplo da renault com o Twizzy que além do custo do automovel ainda somos obrigados a pagar um aluguer mensal da bateria de cerca de 50 euros . Os carros electricos já estam mais que desenvolvidos só que os interesses dos senhores do petroleo parece que mandam mais.........Na França existe um pequeno carro tipo Smart que tem uma autonomia de 250km numa só carga e sei que existe baterias que conseguem oferecer mais capacidade ainda só que não são aplicadas nos automoveis andam só nos empilhadores ..... razões que desconheço...........​

Os carros electricos tem entraves e alguns muito duvidosos . Os custo final dos carros electricos está muito alto e não corresponde ao real valor do carro , existe empresas que vendem e desenvolvem produtos para estes carros muito inflacionados porque achavam que isto seria a galinha dos ovos de ouro , a autonomia que oferecem é curta e não existe explicação para isto porque noutros segmentos de empilhadores e maquinas industriais as baterias ultrapassam as 8h de trabalho continuo numa só carga sei do que falo porque trabalho nesta area , ou seja as baterias duram pouco porque existe se calhar razões que interessa a muita gente , principalmente aos produtores de petroleo e seus derivados. Outros grandes interessados que os carros electricos não cheguem em massa ao mercado são os proprios governos de cada país porque nenhum país no mundo desenvolvido está preparado para a perda da receita fiscal dos combustiveis. Muita gente pensa que os carros electricos vão ter custos de utilização economicos mas eu duvido muito porque basta olhar para o exemplo da renault com o Twizzy que além do custo do automovel ainda somos obrigados a pagar um aluguer mensal da bateria de cerca de 50 euros . Os carros electricos já estam mais que desenvolvidos só que os interesses dos senhores do petroleo parece que mandam mais.........Na França existe um pequeno carro tipo Smart que tem uma autonomia de 250km numa só carga e sei que existe baterias que conseguem oferecer mais capacidade ainda só que não são aplicadas nos automoveis andam só nos empilhadores ..... razões que desconheço...........​

Concordo.

Quer dizer, andam aí as marcas como a Nissan, Renault,etc com uma dificuladade enorme em ultrapassar os 200km de autonomia, enquanto a Tesla pega e lança o actual Model S com 480km de autonomia.

Preço irá rondar os 90000€ mas também é carro para esse preço. São 362cv e 0-100 em apenas 5.6s. Para não falar numa estética fenomenal a nível exterior e interior. apr:)

Para além disso as baterias usadas pela Tesla tem uma recomendação de uso de carga e descarga completas, se possível.

Enquanto as do Leaf há que ter imenso cuidado para não degradarem, se possível não carregar amis de 80% nem descarregar completamente, para não falar dos problemas de sobreaquecimento que degradam precocemente a bateria. [8b]

Não querendo entrar em "teorias da conspiração" diria que as próprias marcam sabotam os eléctricos.

Lá vêm as teorias da conspiração. O consumo energético de um empilhador não tem comparação possível com o de um automóvel (8 horas de voltinhas dentro de um armazém não chega a ser tanta distância percorrida quanto isso) e a autonomia dos Tesla, para além de bem mais baixa que a anunciada, paga-se bem paga.

Baterias são muito caras e muito pesadas. Ninguém comprava um Leaf de quase duas toneladas e 50000€ porque tem 500Km de autonomia. É só por isso que a Nissan não o faz.

Ultimamente e face a algumas propostas que vão aparecendo tenho pensado se o futuro da mobilidade urbana (e quem sabe até estradista) até não é o ar comprimido que logo à partida deixa o eléctrico obsoleto por dispensar as baterias.

Última edição:
Lá vêm as teorias da conspiração. O consumo energético de um empilhador não tem comparação possível com o de um automóvel (8 horas de voltinhas dentro de um armazém não chega a ser tanta distância percorrida quanto isso) e a autonomia dos Tesla, para além de bem mais baixa que a anunciada, paga-se bem paga.

Baterias são muito caras e muito pesadas. Ninguém comprava um Leaf de quase duas toneladas e 50000€ porque tem 500Km de autonomia. É só por isso que a Nissan não o faz.

Sim, os 480Km no "European Electric Vehicle Combined Cycle" equivalem a cerca de 430Km. Mesmo assim muito bom.

Os empilhadores aguentam muito porque em vez de levarem contrapesos levam baterias. LOL

Cumprimentos

Sim, os 480Km no "European Electric Vehicle Combined Cycle" equivalem a cerca de 430Km. Mesmo assim muito bom.

Os empilhadores aguentam muito porque em vez de levarem contrapesos levam baterias. LOL

Cumprimentos
Mesmo os testes oficiais são muito diferentes da realidade. Esses 430Km serão como os 5.4l de consumo combinado de um 535d.

Empilhadores têm motores de poucas dezenas de cavalos e num ano não andam os quilómetros que um carro anda num mês. Podem passar muitas horas a funcionar mas com motores eléctricos quando não está a mexer está a gastar zero, é natural que as baterias durem.

Vou dizer aqui o mesmo que disse no tópico dos combustíveis, sobre os postos de recarga, bem como a minha opinião sobre os carros eléctricos no geral pelo menos nesta fase inicial:

Não acredito que seja assim. O preço escalante dos combustíveis vai fazer mutas pessoas mudar de ideia.

Cumprimentos

Isto vai levar tempo, enquanto isso os combustiveis vão ficando mais caros, portanto num futuro proximo vão "se encontrar".

Mas estão-se a fazer coisas boas, há paises a construir uma rede publica de recarga de baterias (principalmente em grandes zonas urbanas).

A carga por indução parece funcionar (mesmo com uma eficiência de 80%) e é uma boa solução para não ser necessario ligar um cabo ao carro.

Com a indução chegam também as estradas de indução, no inicio poderá ser só certas zonas mas a tendência será a expansão.

O que se espera é que num futuro (talvez longo) as baterias sejam mais eficientes e mais baratas.

Com a indução nas estradas precisamos de menos baterias porque os carros não precisam de muita autonomia já que mesmo a circular é possivel carregar as baterias.

Há muita coisa no ar, agora tudo isto leva muito tempo a criar uma dinamica que leve a um rapido desenvolvimento.

Eu por mim já estou farto disto dos combustiveis fosseis.

As estradas de indução são uma utopia porque mesmo que fosse possível o investimento brutal necessário, depois como é que se controlava o gasto energético? Sim porque não me parece que a EDP vá andar a carregar os carros ao pessoal de borla.

As estradas de indução são uma utopia porque mesmo que fosse possível o investimento brutal necessário, depois como é que se controlava o gasto energético? Sim porque não me parece que a EDP vá andar a carregar os carros ao pessoal de borla.

Ja estou a ver o pessoal a desviar luz como se desvia agora dos postes da luz publica.

Isto vai levar tempo, enquanto isso os combustiveis vão ficando mais caros, portanto num futuro proximo vão "se encontrar".

Mas estão-se a fazer coisas boas, há paises a construir uma rede publica de recarga de baterias (principalmente em grandes zonas urbanas).

A carga por indução parece funcionar (mesmo com uma eficiência de 80%) e é uma boa solução para não ser necessario ligar um cabo ao carro.

Com a indução chegam também as estradas de indução, no inicio poderá ser só certas zonas mas a tendência será a expansão.

O que se espera é que num futuro (talvez longo) as baterias sejam mais eficientes e mais baratas.

Com a indução nas estradas precisamos de menos baterias porque os carros não precisam de muita autonomia já que mesmo a circular é possivel carregar as baterias.

Há muita coisa no ar, agora tudo isto leva muito tempo a criar uma dinamica que leve a um rapido desenvolvimento.

Eu por mim já estou farto disto dos combustiveis fosseis.

O ideal seria aplicar a indução nos estacionamentos e nos sinais vermelhos, onde os carros ficam mais tampo parados.
Eu estou a pensar seriamente em adquirir um eléctrico tipo twizzy.

Voltar
Superior