Dicussão: Veículos Elétricos

As estradas de indução são uma utopia porque mesmo que fosse possível o investimento brutal necessário, depois como é que se controlava o gasto energético? Sim porque não me parece que a EDP vá andar a carregar os carros ao pessoal de borla.

As necessidades fazem evoluir a tecnologia. O sistema de indução poderá ser aplicado como o caso dos telemóveis. Ou seja, as operadoras têm forma de saber quem usou e "quanto" usou, de forma a cobrar-se pelo serviço.

Cumprimentos

As necessidades fazem evoluir a tecnologia. O sistema de indução poderá ser aplicado como o caso dos telemóveis. Ou seja, as operadoras têm forma de saber quem usou e "quanto" usou, de forma a cobrar-se pelo serviço.

Cumprimentos
Não estou a ver como.

Nos telemóveis há transmissão de dados encriptados, na indução é uma simples transferência de energia por acção de campo magnético. Não há nenhum método de "bloquear" acesso de forma selectiva ao campo magnético, quem lá passar por cima carrega as baterias e pronto.

Quando muito pode haver um sistema electrónico em paralelo para monitorizar quem lá passa e apresentar a conta no fim do mês, mas esses, pelo contrário, há muitas formas de bloquear.

Eu acho que para quem anda muito não compensa por causa da autonomia, dos tempos de carregamento, etc. Para quem anda pouco tambem não compensa, porque o valor do aluguer das baterias (pelo menos 50€) é superior ao que uma pessoa que faça poucos Km's mete em combustiveis fosseis. Nem estou a contar com o valor inicial do carro electrico e esqueçendo a estética do mesmo. Por isso se não compensa para quem anda muito nem para quem anda pouco, só pode compensar para quem ande "intermédio"[:D]

Só se for em Portugal...Comparando por ex os rendimentos das classes medias pela Europa fora (Alemã, Francesa, Belga, etc com a nossa, é como se um twizy custasse 2500€ e o aluguer das baterias fosse 15/20€...Bem mais apetecível, não?...Quem desenvolve e fabrica não o faz a pensar no mercado Português...Somos muito pequeninos...

Eu acho que para quem anda muito não compensa por causa da autonomia, dos tempos de carregamento, etc. Para quem anda pouco tambem não compensa, porque o valor do aluguer das baterias (pelo menos 50€) é superior ao que uma pessoa que faça poucos Km's mete em combustiveis fosseis. Nem estou a contar com o valor inicial do carro electrico e esqueçendo a estética do mesmo. Por isso se não compensa para quem anda muito nem para quem anda pouco, só pode compensar para quem ande "intermédio"[:D]

Fizestes as contas aos custos de manutenção?

O preço por km ainda não compensa, mas e o resto?

Para quem anda muito claro que não dá, isso é obvio nem devia ser discutido.
É só para quem anda no máximo, o correspondente à autonomia máxima(real), por dia.

Podiam era fazer um twizy com um motor diesel pequeno supereconômico e manutenção barata!

Eu acho que se fizermos bem as contas é capaz de compensar, mesmo para quem não faz muitos km por dia.

Vejamos.

O Leaf, por exemplo.

Pode não ser um carro muito apelativo, uma vez que é igual para o mundo inteiro. A próxima geração terá uma versão exclusivamente Europeia, mais apelativa.

O Leaf com o incentivo fica-se pelos 31000€.

É um segmento C que vem recheado de equipamento. (Incluindo faróis 100% led e GPS).

Em comparação temos o Golf 1.6TDi 105 Highline. Preço: 30000€ (E mesmo assim não tem tanto equipamento como o Leaf (Faróis de halogéneo e e GPS)).

Podem dizer, e concordo, "o Golf é mais bonito e, talvez, melhor acabado".

A diferença é residual. 1000€ deve dar para o equivalente a 11400km no Golf e, sem fazer contas, a partir dos 20000Km ó Leaf já deve compensar.

Para não falar que há postos em que é gratis carregar e cujos lugares são exclusivos para carros eléctricos.

O Leaf tem uma manutenção praticamente inexistente (acho que se tem que mudar o filtro do Ar condicionado aos 30000Km, e custa cerca de 90€ (preço final com mão de obra)) e não paga IC (bastante avultado nos carros actuais).

Cumprimentos

Fizestes as contas aos custos de manutenção?

O preço por km ainda não compensa, mas e o resto?

Para quem anda muito claro que não dá, isso é obvio nem devia ser discutido.
É só para quem anda no máximo, o correspondente à autonomia máxima(real), por dia.

Podiam era fazer um twizy com um motor diesel pequeno supereconômico e manutenção barata!

Os custos da manutenção são iguais aos dos motores convencionais, pelo menos foi o que um user aqui escreveu á uns tempos.
Mas para quem anda muito pouco tambem não compensa tendo em conta o aluguer das baterias. Para quem nem gasta 50€ de combustivel por mês, acho que não compensa.

Última edição:
Os custos da manutenção são iguais aos dos motores convencionais, pelo menos foi o que um user aqui escreveu á uns tempos.
Mas para quem anda muito pouco tambem não compensa tendo em conta o aluguer das baterias. Para quem nem gasta 50€ de combustivel por mês, acho que não compensa.

Quem é que disse isso?

Não é preciso ser nenhum expert, para perceber que um carro 100% electrico, não precisa de mudar Oleos, nem Filtros, sem falar no monte de peças moveis que um motor de combustão tem e tudo à volta dele, que podem avariar e custam uma fortuna.
Ok enquanto está na garantia de fabrica não tem grandes problemas de avarias, mas tem sempre a manutenção anual.
Os diesel agora até têm a FAP que é uma grande dor de cabeça!

Os motores electricos nem de cx de velocidades precisam!

Eu acho que se fizermos bem as contas é capaz de compensar, mesmo para quem não faz muitos km por dia.

Vejamos.

O Leaf, por exemplo.

Pode não ser um carro muito apelativo, uma vez que é igual para o mundo inteiro. A próxima geração terá uma versão exclusivamente Europeia, mais apelativa.

O Leaf com o incentivo fica-se pelos 31000€.

É um segmento C que vem recheado de equipamento. (Incluindo faróis 100% led e GPS).

Em comparação temos o Golf 1.6TDi 105 Highline. Preço: 30000€ (E mesmo assim não tem tanto equipamento como o Leaf (Faróis de halogéneo e e GPS)).

Podem dizer, e concordo, "o Golf é mais bonito e, talvez, melhor acabado".

A diferença é residual. 1000€ deve dar para o equivalente a 11400km no Golf e, sem fazer contas, a partir dos 20000Km ó Leaf já deve compensar.

Para não falar que há postos em que é gratis carregar e cujos lugares são exclusivos para carros eléctricos.

O Leaf tem uma manutenção praticamente inexistente (acho que se tem que mudar o filtro do Ar condicionado aos 30000Km, e custa cerca de 90€ (preço final com mão de obra)) e não paga IC (bastante avultado nos carros actuais).

Cumprimentos

Acho que os electricos, só podem ser considerados como 2º carros, devido ao limite de km's.

Acho que os electricos, só podem ser considerados como 2º carros, devido ao limite de km's.

Ah! Acabaste de tocar no ponto fulcral [;)]

Os eléctricos só fazem sentido como segundo carro. Como carro principal e/ou único não são solução devido à reduzida autonomia. Mas apesar de céptico e algo contra os eléctricos tenho que concordar que como segundo lugar fazem o seu papel bastante bem, por exemplo em trajectos pendulares de média distância. E estou a olhar numa perspectiva puramente racional, porque para mim um carro é algo diferente de um electrodoméstico.

Agora, dizerem que os eléctricos são o futuro e que não requerem a complementaridade dada por um carro a combustão existente em casa, isso já é mais complicado. Pelo menos com os eléctricos tendo as caracteristícas que têm hoje em dia

Quem é que disse isso?

Não é preciso ser nenhum expert, para perceber que um carro 100% electrico, não precisa de mudar Oleos, nem Filtros, sem falar no monte de peças moveis que um motor de combustão tem e tudo à volta dele, que podem avariar e custam uma fortuna.
Ok enquanto está na garantia de fabrica não tem grandes problemas de avarias, mas tem sempre a manutenção anual.

A manutenção dos eléctricos vai depender sobretudo das baterias. Se são alugadas ou compradas e, na segunda hipótese, qual a sua duração. Porque até és capaz de andar 200000Km com um Leaf sem gastar um tostão em manutenção para além dos pneus e travões mas aí precisares de um pack de baterias novo e tudo o que poupaste face a um carro convencional até à data gastas de uma só vez e se calhar não chega.

Ah! Acabaste de tocar no ponto fulcral [;)]

Os eléctricos só fazem sentido como segundo carro. Como carro principal e/ou único não são solução devido à reduzida autonomia. Mas apesar de céptico e algo contra os eléctricos tenho que concordar que como segundo lugar fazem o seu papel bastante bem, por exemplo em trajectos pendulares de média distância. E estou a olhar numa perspectiva puramente racional, porque para mim um carro é algo diferente de um electrodoméstico.

Agora, dizerem que os eléctricos são o futuro e que não requerem a complementaridade dada por um carro a combustão existente em casa, isso já é mais complicado. Pelo menos com os eléctricos tendo as caracteristícas que têm hoje em dia

Se como andam para aí a dizer, o Zoe já conseguir fazer 400km em 2014, já vai conseguir abrangir um maior nº de pessoas.
Depois o principal obstáculo será o tempo de recarga.

Mas já há muitos soluções para estender a autonomia, como o ex. do atrelado, que acho uma ideia fantástica que até já devia ser possível usar nos atuais com autonomias baixinhas.
Desconheço é valores....

Quem é que disse isso?

Isso é tudo verdade, mas lembro-me de um user ter pedido os preços das manutenções renault e ser equivalente, apesar de não mudar oleos e isso tudo. Estive a procurar mas não encontro o tópico onde isso estava.
Eu não sou contra os electricos, mas acho que uma pessoa tem que se informar muito bem antes de adquirir porque pode acabar por não poupar nada em relação aos convencionais (manutenção+baterias+energia que está sempre a aumentar)

Na minha opinião ainda vai tardar os eléctricos serem uma opção viável: preços elevados (caso do I-on, I-Miev, Leaf, todos acima dos 30000€), pouca autonomia, revisão das baterias, etc.
Acabados os incentivos fiscais por parte do estado, dá para perceber o porquê da diminuição agreste que houve na venda dos eléctricos e até nos híbridos.
No caso da Tesla, está a avançar muito bem, têm uma estética muitíssimo agradável, e performances idem aspas aspas, mas 90000€? Penso que não cabe na cabeça de ninguém comprar um Tesla por 90000€ quando se compra um Audi A8, e honestamente, quem tem 90000€ para gastar num carro, a última coisa que irá fazer é comprar um carro eléctrico com essa verba.

querem empurrar um produto que não está pronto para as necessidades do mercado. Esperar que seja o mercado a adaptar se ao produto é receita para o insucesso.
Como consumidor não tenho de estar a pensar se 200km me chegam ou se consigo viver com não sei quanto tempo de abastecimento acima daquele que gasto hoje em dia (esta última parte sendo a que até tem menos importancia). Já para não falar do preço. Normalmente pago mais para ter mais, não menos.
As pessoas querem um veiculo o mais parecido com o que já têm, não um carregado de condicionantes.

Bem pelo contrário, o eléctrico deve ser o 1º carro, para andar à semana.
Os Europeus percorrem, em média, cerca de 30 km/dia e muitas vezes sozinhos pelo que é racional optar por veículos pequenos, leves e acima de tudo baratos!
É claro que os fabricantes estão a transferir os custos de desenvolvimento para o consumidor no caso das baterias e em partes do veículo como o motor e electrónica mas acho que não tardará muito aos preços baixarem quando os volumes de produção forem grandes.
Depois lá se terá um carrito na garagem para uma eventual fuga de fds com a família...

Última edição:
Pessoalmente acho que a transição poderia passar pelos hibridos plug-in.

Eu para ir trabalhar preciso de 25km diarios.

Porque é que o meu carro não tem baterias para fazer 25km ou 30km em modo electrico e depois é um hibrido.

Eu andava toda a semana a eletricidade (com as baterias carregadas em casa).

No meu caso o carro até fica o dia todo num parque, quando este estiver equipado com postos de recarga podia ter baterias só para 15km porque podia carregar em casa e no parque.

O que me parece é que não há grande vontade/condições para lançarem estes carros.

Estive agora no site da Toyota e o Prius plug-in continua a não estar disponivel mas já tem preço... 38.000€

Mais 8.625€ que um Prius normal.

Isto não tem nada a ver com o uso mas sim tudo a ver com os custos.

Isso é tudo verdade, mas lembro-me de um user ter pedido os preços das manutenções renault e ser equivalente, apesar de não mudar oleos e isso tudo. Estive a procurar mas não encontro o tópico onde isso estava.
Eu não sou contra os electricos, mas acho que uma pessoa tem que se informar muito bem antes de adquirir porque pode acabar por não poupar nada em relação aos convencionais (manutenção+baterias+energia que está sempre a aumentar)

Não sei onde foste buscar essa ideia...

Como aqui referi a única manutenção que "arranjaram" para o Leaf foi a mudança do filtro do arcondiciondado.

Como todas as tecnologias novas, ainda não está no ponto. Quando apareceram as primeiras máquinas fotográficas digitais eram de 0,2 mpx e mais caras que as actuais...esperem uns anos e os carros eléctricos serão muito competitivos, pela baixa do preço das baterias, aumento da autonomia e pela subida constante dos combustíveis do lado dos carros convencionais.

Quantos anos faltam? Não sei, seguramente alguns. Até lá, vão ser os híbridos a assegurar a transição, como se vê pelos aumentos de vendas e pelos constantes lançamentos de novos modelos (ainda ontem o novo A4).

Voltar
Superior