Diesel: Escalada de potência e consumo/fiabilidade

petrus

Well-known member
Ontem estava a ler, em diagonal, um artigo de uma publicação do ramo (sinceramente não me recordo qual) e o jornalista abordava exactamente uma questão que me tem feito pensar: a escalada de potência nos diesel que temos vinda a verificar, nomeadamente nos motores à volta dos 2 litros, mas podemos subir ou descer a cilindrada!:D

Assim, de uma assentada só, lembro-me do DCI que agora saiu com 150 e 175 cv, do TDI com 170, do 2.2 HDI (2 turbos) com 170, do 220 CDI com 170, do 2.2 d4d com 180, do 2.4 JTD com 200cv e por aí adiante!:(

Será que esta escalada não vai parar? A própria BM que lançou há 2 anos o 2.0 com 163 está a ficar para trás e já se fala no mesmo motor (biturbo) com 200 cv, isto antes de qualquer repro que a malta tanto gosta...[}:)]

E, pergunto eu, onde é que isto vai parar? Mais parece que as marcas são como miúdos a discutir quem a tem maior (a potência e não a pila) e usar isso como argumento para vender mais![8)]

Por outro lado um dos argumentos do diesel de há uns anos atrás está a cair por terra: o consumo! Apesar de toda a evolução tecnológica (em termos de injectores, bombas, pressões, controle de poluição), o facto é que o aumento brutal de equídeos significa um aumento significativo dos consumos, sobretudo se a malta apertar com eles, o que levanta também outra questão: a fiabilidade![8]

Todos sabemos que os diesel hoje conseguem óptimas performances e consumos razoáveis, mas a fiabilidade, a avaliar pelo que se ouve e vê por aí, já viu melhores dias![:o)]

Atenção que isto não é uma cruzada a favor ou contra o diesel (eu até tenho um e tudo), ou em relação à evolução tecnológica, é apenas uma constatação!;)

E vocês, que pensam disto tudo?[:p]

em relação à potencia sem dúvida que houve um grande progresso,agora como tudo o progresso tem picos,actualmente os consumos tão estagnados mas a fiabilidade já foi melhor!

Onde é que vai parar?

Ao ponto em que o diesel perdeu toda a sua vantagem e o pessoal voltar-se outra vez para a gasolina.

Pois.. com esse grande aumento da potencia, os consumos vao aumentar cada vez ser mais altos e pelo preço que se paga por um motor a diesel, mais vale ter um a gasolina [:p]

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

Onde é que vai parar?

Ao ponto em que o diesel perdeu toda a sua vantagem e o pessoal voltar-se outra vez para a gasolina.
Curiosamente tenho um carro que é de baixa cilindrada, diesel, anda q.b. para mim (180Kms/h) e agora que passou a fasquia dos 60.000Kms feitos, anda a gastar, em média 4,4 lts/100Kms. Portanto não concordo que reducação de clindrada, aumento de potência seja assim tão linear e generalizável. Há casos e casos.

citação:Originalmente colocada por Domination

Pois.. com esse grande aumento da potencia, os consumos vao aumentar cada vez ser mais altos e pelo preço que se paga por um motor a diesel, mais vale ter um a gasolina [:p]
Para a mesma potência e mantendo os Kms e tipo de condução, há dois anos atrás gastava 500 euros em gasolina, por mês. Agora, com um diesel de baixa cilindrada gasto 175 euros/mês.

É é preciso saber escolher o que se compra.

Desde que os diesel evoluíram a nível de performance a fiabilidade diminuiu, mas os consumos também diminuíram no geral pelo que tenho visto. Creio que este aspecto continua a ser um argumento dos diesel. Mesmo esses que referes, julgo que continuam a gastar menos que um motor a gasolina com as mesmas características de potencia!

Cumps.

Mas quem obriga a isso são os consumidores. Neste forum por exemplo, nada chega. Se dizes que vais comprar um 1.9 Tdi de 105cv dizem-te logo "e pá, faz um esforço e compra o 2.0 de 140", e eu pergunto, para quê?

Um Golf/Leon/Octavia, etc, com 105cv não é mais que suficiente para as deslocações que qualquer comum mortal faz? Até é demais, certamente com 105cv corremos o risco de ser apanhados a velocidades bem superiores ás permitidas.

Eu sei que há as recuperações, o sentir o motor fogoso, o "prazer" de condução, etc, mas em 95% do tempo conduzimos um carro como meio de transporte e não como "libertador de adrenalina".

citação:Originalmente colocada por Vanquish

Mas quem obriga a isso são os consumidores. Neste forum por exemplo, nada chega. Se dizes que vais comprar um 1.9 Tdi de 105cv dizem-te logo "e pá, faz um esforço e compra o 2.0 de 140", e eu pergunto, para quê?

Um Golf/Leon/Octavia, etc, com 105cv não é mais que suficiente para as deslocações que qualquer comum mortal faz? Até é demais, certamente com 105cv corremos o risco de ser apanhados a velocidades bem superiores ás permitidas.

Eu sei que há as recuperações, o sentir o motor fogoso, o "prazer" de condução, etc, mas em 95% do tempo conduzimos um carro como meio de transporte e não como "libertador de adrenalina".

num caso de um segmento C os 105 cv mexem bem o carro... agora, noutros segmentos a diesel é que justifica o aumento de potencia!

Eu ainda tenho lá em casa dois ensaios ao 80 tdi c/ 90cv.
E ttos elogios q lhe fizeram, 6l/100 e 178 de velocidade, e diziam eles, q se mexia sem sentir o peso da carroçaria alemã!

Pois, é que com mais cv´s passas melhor a 2ª circular em hora de ponta, mas como nem todos andamos na 2ª circular...., por mim limitava era a velocidade nos carros, tipo 120Km´s/h, já q é a velocidade máxima permitida por lei

citação:Originalmente colocada por _EL _VT_MB_

Desde que os diesel evoluíram a nível de performance a fiabilidade diminuiu, mas os consumos também diminuíram no geral pelo que tenho visto. Creio que este aspecto continua a ser um argumento dos diesel. Mesmo esses que referes, julgo que continuam a gastar menos que um motor a gasolina com as mesmas características de potencia!

Cumps.
Eu não tenho provas que mostrem que a fiablidade de algumas marcas e /ou modelos diminuiram. Penso que os problemas pertencem às marcas que sempre deram problemas: facilmente é obnservável pelos posts que aqui andam, todos os dias.

parece-me que a este ritmo de evoluçao qualquer dia ha motores diesel com 1000cc a debitar o mesmo que um actual 2.0 a gasolina...
é de facto um abuso esta dis**** para ver quem tem os motores mais potentes a diesel.
porém parece-me que a questao dos consumos tenha melhorado, já que, de facto, so quando se puxa bem pelo motor ha um grande disparo no custo por quilómetro...
o consumo dos diesel antigos nao era assim nada de especial (em particular dos primeiros td).
a questao mais pertinente será mesmo em termos de fiabilidade... mas se pensarmos um pouco talvez apenas as peças anexas ao motor corram o risco de pifar... já que é do conhecimento geral que um bloco diesel é mais robusto que um a gasolina, e se num s2000 se tiram 240cv dum 2ltrs a fazer 9000rpm...

Em primeiro há uma coisa que é tipica deste Portugal moderno é que o status que as coisas têm de dar. Sao as cassas novas, os telemóveis, as roupas, etc. O pessoal anda a viver para as aparÊnias. Pena é que não ganhe vergonha quando faz os pedidos de crédito para as torradeiras. Tenho viajado bastante e apenas em Portugal vejo carros dos 40.000 euros para cima, com a frequência que vejo e com as quantidades de extras, como gps. Lá fora (europa) ninguém liga a extras nem a jantes de ll nem gps nem nada. É como os portáteis: sao mais caros, menos potentes, menos expansíveis e muito mais caros de manter e de ter assistência, mas anda tudo a comprar portáteis, porque em 90% dos casos os portáteis dão status. É como os telemóveis.... E olha que todos estes exemplos que dou, acredita que sei do que estou a falar. Mas isso sao outras coisas... ehehe

A potência tb é sinonimo de segurança!
Disso é k tb muita gente se esquece, em especial os tipos do Estado.
Se tivesse-mos acesso a máquinas com mais cv's, decertesa k não haveria tantos acidentes nas ultrapassagens!

citação:Originalmente colocada por Gugul

A potência tb é sinonimo de segurança!
Disso é k tb muita gente se esquece, em especial os tipos do Estado.
Se tivesse-mos acesso a máquinas com mais cv's, decertesa k não haveria tantos acidentes nas ultrapassagens!
Nao achas que um carro com 90 cvs que dá 180 e vais aos 200 a direito, faz 13 seg 0 aos 100 e que faz médias de 4,4 valores que põem em causa a segurança? Esse é um motivo um bocado "gasto", por assim dizer. [|)]

Umas das maiores falácias que ouço neste fórum.[xx(]

Umas das maiores falácias que ouço neste fórum.[xx(]

Concordo plenamente... cada um é que tem de saber se tem condições de segurança para fazer uma ultrapassagem ou não, que também é determinada pela situação/carro que tem... e não é o carro a determinar as ultrapassagens que podemos fazer (uma ultrapassagem demasiado apertada ou mal calculada pode acontecer tanto com um carro de 50cv como de 400cv...")

A nível de fiabilidade não tenho info, mas admito que continuem a dar os problemas habituais, mas os consumos aumentaram claramente com o aumento da potência.

Penso que as marcas vão evoluir os motores a gasolina e a escalada de potência vai rapidamente atingir os motores a gasolina, vejam o exemplo do 1.4TSI com 170cv's

De qualquer maneira com o engordar dos carros (maiores + pesados) é necessário que a potência acompanhe.

Uma das coisas que ouvi à pouco tempo é que alguns motores diesel usam neste momento gasóleo para melhor a insonorização do mesmo, e que tb isso ajuda ao aumento dos consumos, confirmam?

Por norma para o mesmo peso total de um veículo onde o motor é aplicado, quanto maior for a cilindrada, menor a rotação de funcionamento, menor for a potência, maior será fiabilidade e duração máxima da mecânica de um motor. Também por norma para a mesma potência será sempre mais fiável um motor de maior cilindrada sem turbo do que um motor de cilindrada mais baixa que recorre a turbo para aumentar a sua potência.

Back