Diesel: Escalada de potência e consumo/fiabilidade

Estava a ler o ensaio da laguna 175 cv, e olhei pakeles consumos e pensei!
Poxa, isto já n é grande economia!
Ok, podem dizer q comparando com os carros a gasolina ca mesma cilindrada e potência os "tdi" gastam menos!
Mas será q já n começa a fazer pco sentido? A própria renault está a desvirtuar o sentido! Começou por dizer q só comercializava na versão GT, e agra já vai meter outras.
E o q acho graça aqui no forum, um carro têm 140 cv, mas sai a versao c 170 cv, já dizem q mais vale comprar a de 170cv, pq de um momento pó outro os 140 cv já são pcos, é uma arrastadeira, e tal.

citação:Originalmente colocada por fernas

citação:Originalmente colocada por Vanquish

citação:Originalmente colocada por Gugul

Se tivesse-mos acesso a máquinas com mais cv's, decertesa k não haveria tantos acidentes nas ultrapassagens!

Umas das maiores falácias que ouço neste fórum.[xx(]

Concordo plenamente... cada um é que tem de saber se tem condições de segurança para fazer uma ultrapassagem ou não, que também é determinada pela situação/carro que tem... e não é o carro a determinar as ultrapassagens que podemos fazer (uma ultrapassagem demasiado apertada ou mal calculada pode acontecer tanto com um carro de 50cv como de 400cv...")

sim mas em situações semelhantes um carro com 400cv tem maior facilidade de fazer uma ultrapassagem do que um de 50cv, desde que o carro de 400cv não tem modificar a física

citação:Originalmente colocada por ESPRIT

Ok, podem dizer q comparando com os carros a gasolina ca mesma cilindrada e potência os "tdi" gastam menos!
Mas será q já n começa a fazer pco sentido? A própria renault está a desvirtuar o sentido! Começou por dizer q só comercializava na versão GT, e agra já vai meter outras.
E o q acho graça aqui no forum, um carro têm 140 cv, mas sai a versao c 170 cv, já dizem q mais vale comprar a de 170cv, pq de um momento pó outro os 140 cv já são pcos, é uma arrastadeira, e tal.

tens razão o meu "simples" 2.0d de 143cv e 360nm (ainda uma referência) pqrece que sabe a pouco, mas eu continuo a achar um bom motor heheh claro que preferia o 535d ou E400cdi... melhor ainda, prefiro um Cayman S[B)]

citação:Originalmente colocada por conde

citação:Originalmente colocada por Vanquish

Mas quem obriga a isso são os consumidores. Neste forum por exemplo, nada chega. Se dizes que vais comprar um 1.9 Tdi de 105cv dizem-te logo "e pá, faz um esforço e compra o 2.0 de 140", e eu pergunto, para quê?

Um Golf/Leon/Octavia, etc, com 105cv não é mais que suficiente para as deslocações que qualquer comum mortal faz? Até é demais, certamente com 105cv corremos o risco de ser apanhados a velocidades bem superiores ás permitidas.

Eu sei que há as recuperações, o sentir o motor fogoso, o "prazer" de condução, etc, mas em 95% do tempo conduzimos um carro como meio de transporte e não como "libertador de adrenalina".

Em primeiro há uma coisa que é tipica deste Portugal moderno é que o status que as coisas têm de dar. Sao as cassas novas, os telemóveis, as roupas, etc. O pessoal anda a viver para as aparÊnias. Pena é que não ganhe vergonha quando faz os pedidos de crédito para as torradeiras. Tenho viajado bastante e apenas em Portugal vejo carros dos 40.000 euros para cima, com a frequência que vejo e com as quantidades de extras, como gps. Lá fora (europa) ninguém liga a extras nem a jantes de ll nem gps nem nada. É como os portáteis: sao mais caros, menos potentes, menos expansíveis e muito mais caros de manter e de ter assistência, mas anda tudo a comprar portáteis, porque em 90% dos casos os portáteis dão status. É como os telemóveis.... E olha que todos estes exemplos que dou, acredita que sei do que estou a falar. Mas isso sao outras coisas... ehehe

Subscrevo e acrescento:

qd estive no Erasmus na Alemanha vi grandes charutos à beira das grandes máquinas. No politécnico onde estive o pessoal ía a pé ou de bicicleta trabalhar e os poucos alunos que tinham carro tinham charutos tipo ibiza system porsche.
Como já alguém disse e bem, os Alemães só têm o que têm pq souberam e sabem poupar.

Concordo plenamente[^][^][^]
Penso que as marcas se deveriam ocupar mais com novos motores hidrogénio e essas coisas todas novas, para se desenvolver tudo mais rapidamente....mas eles querem é "sacar" o mais que podem ao pessoal.
E o pessoal, claro, cai nos golpes de marketing além de viver numa sociedade em que tudo apela a "ter melhor que o do outro".[8D]

Penso que motores a diesel acima dos 120/130 cavalos não compensam a nível de consumos....é claro que mesmo que gastanto o mesmo que os a gasolina continua a ser mais barato, pois o gasóleo ainda está mais barato que a gasolina...é pouco é certo mas é um facto.

Ainda ontem numa conversa que estava a ter com um conhecido fiquei surpreendido...ele tem um fiat punto 1.2 de 82cvs ou lá o que é...virou-se para mim e perguntou-me quandos cavalos tinha o meu carro que é diesel...e e disse-lhe 67, e ele " O quê? Mas a Opel tinha motores com tão pouca cavalagem?" Isto é um exemplo.
Disse-lhe que me chegavam perfeitamente e pensei cá para mim " isto de ponta deve andar tanto como o teu, é certo que chega lá mais devagar, mas os consumos são pela metade..."

Óbvio que se podesse ter melhor, teria não sou hipócrita, mas a nível de racionalidade tudo o que é para cima de 130 cvs a diesel, já começam a gastar em cidade 8litros ou mais...

Mas até ao último barril de petróleo as marcas vão continuar a escalada dos diesel, que mais parece o comércio informático em que a cada mês sai uma placa nova, neste caso um motor....[8D];)

citação:Originalmente colocada por Mazda 6 SW

tens razão o meu "simples" 2.0d de 143cv e 360nm (ainda uma referência) pqrece que sabe a pouco, mas eu continuo a achar um bom motor heheh claro que preferia o 535d ou E400cdi... melhor ainda, prefiro um Cayman S[B)]

É óbvio q o ter potência suficiente, depende do gosto de cada um, mas há limites!

O estranho, é cmo é q se denmorou tto tempo a associá-los (bem, se repararmos bem n foi assim tto tempo!
Separá-los é q n faz sentido, pq o principio de funcionamento do ciclo Diesel, parece q está a pedir um Turbo, conheci um engº q sempre q falavam de motores ciclo diesel dizia sempre, olha q os motores diesel funcionam a ar n a gasóleo, acho q perceberam o q quero dizer.

citação:Originalmente colocada por conde

citação:Originalmente colocada por _EL _VT_MB_

Desde que os diesel evoluíram a nível de performance a fiabilidade diminuiu, mas os consumos também diminuíram no geral pelo que tenho visto. Creio que este aspecto continua a ser um argumento dos diesel. Mesmo esses que referes, julgo que continuam a gastar menos que um motor a gasolina com as mesmas características de potencia!

Cumps.
Eu não tenho provas que mostrem que a fiablidade de algumas marcas e /ou modelos diminuiram. Penso que os problemas pertencem às marcas que sempre deram problemas: facilmente é obnservável pelos posts que aqui andam, todos os dias.
A meu ver, na generalidade dos diesel a longevidade mas também um pouco a fiabilidade desceram. Para mim esta afirmação é quase indiscutível.;)

Cumps.

citação:Originalmente colocada por Speedy

Concordo plenamente[^][^][^]
Penso que as marcas se deveriam ocupar mais com novos motores hidrogénio e essas coisas todas novas, para se desenvolver tudo mais rapidamente....mas eles querem é "sacar" o mais que podem ao pessoal.
E o pessoal, claro, cai nos golpes de marketing além de viver numa sociedade em que tudo apela a "ter melhor que o do outro".[8D]

Penso que motores a diesel acima dos 120/130 cavalos não compensam a nível de consumos....é claro que mesmo que gastanto o mesmo que os a gasolina continua a ser mais barato, pois o gasóleo ainda está mais barato que a gasolina...é pouco é certo mas é um facto.

Ainda ontem numa conversa que estava a ter com um conhecido fiquei surpreendido...ele tem um fiat punto 1.2 de 82cvs ou lá o que é...virou-se para mim e perguntou-me quandos cavalos tinha o meu carro que é diesel...e e disse-lhe 67, e ele " O quê? Mas a Opel tinha motores com tão pouca cavalagem?" Isto é um exemplo.
Disse-lhe que me chegavam perfeitamente e pensei cá para mim " isto de ponta deve andar tanto como o teu, é certo que chega lá mais devagar, mas os consumos são pela metade..."

Óbvio que se podesse ter melhor, teria não sou hipócrita, mas a nível de racionalidade tudo o que é para cima de 130 cvs a diesel, já começam a gastar em cidade 8litros ou mais...

Mas até ao último barril de petróleo as marcas vão continuar a escalada dos diesel, que mais parece o comércio informático em que a cada mês sai uma placa nova, neste caso um motor....[8D];)
Concordo plenamente com a 1ª parte do teu post. Grande verdade!!! Os construtores deviam-se era preocupar com motores a energias alternativas!
Quanto aos consumos…eu como disse julgo que continuam a compensar! Possuo um com mais 130 cv…143 cv e tomara MUITOS motores consumirem como o meu.
Agora se estamos a falar em percursos urbanos intensos pois aí já vai para os 8/9 l/100…mas um carro tipo Audi A4, Mercedes Classe C (que é o meu), etc não são carro de cidade! Se o meu em cidade faz esse consumo, em AE por exemplo a 120 faz 5 l/100 (e os consumos só excedem os 6 a partir de cerca de 160 km/h) e mesmo se formos a velocidades a rondar os 200 km/h o consumo fica a rondar os 8 l/100.

Cumps.

citação:Originalmente colocada por _EL _VT_MB_

Concordo plenamente com a 1ª parte do teu post. Grande verdade!!! Os construtores deviam-se era preocupar com motores a energias alternativas!
Quanto aos consumos…eu como disse julgo que continuam a compensar! Possuo um com mais 130 cv…143 cv e tomara MUITOS motores consumirem como o meu.
Agora se estamos a falar em percursos urbanos intensos pois aí já vai para os 8/9 l/100…mas um carro tipo Audi A4, Mercedes Classe C (que é o meu), etc não são carro de cidade! Se o meu em cidade faz esse consumo, em AE por exemplo a 120 faz 5 l/100 (e os consumos só excedem os 6 a partir de cerca de 160 km/h) e mesmo se formos a velocidades a rondar os 200 km/h o consumo fica a rondar os 8 l/100.

Cumps.

Também estou de acordo contigo, claro que um Mercedes classe C e outro tipo de carros desse segmentos não são propriamente citadinos.;)
Agora também, existem motores mais potentes montados em carros do segmento inferior como sabes, e era mais a esses que me referia.
Agora mais particularmente, acho que o teu motor ainda é dos que compensa, ao contrário da ideia (correcta ou não) do 2.0 Tdi de 170 cv da VW...Também não sei muito pois não conheço ninguém que o tenha, só mesmo pelo que vou lendo...Mas isto era só um exemplo, não me levem a mal e tenham calma....peace..;)

citação:Originalmente colocada por Rasteirinho

Pois, é que com mais cv´s passas melhor a 2ª circular em hora de ponta, mas como nem todos andamos na 2ª circular...., por mim limitava era a velocidade nos carros, tipo 120Km´s/h, já q é a velocidade máxima permitida por lei
Isso não tem lógica.. visto que depois ias de férias para a alemanha por ex.. e ias para a autobahn.. e até os camiões te ultrepassavam :D:D:D.. é incrível como as pessoas não percebem que é 1000 vezes mais perigoso andar a 100 km/h numa zona de 50 .. do ke a 250 num AE de 120 se nao houver transito.... PS: não é propriamente para ti, mas ha muita gente a pensar ke a vel. tem ke fikar em 120... [8)][8)] Cumps Citro4EVER

Muita potência é deperdicio.
Para uma familia normal um simples diesel de baixa cilindrada
tipo Astra ou Corolla é mais que suficiente. Só falo em diesel
porque nestes 2 casos compensa claramente comprar a versão diesel
face à gasolina.

CDIs, TDIs etc com grandes potências para quê ?
Fazer o gosto ao pé ? Tipo eu papo-os a todos ?
Tipica mentalidade portuga.
Eu tenho de parecer que vivo bem e gosto de curtir o poder
dos cavalos, portanto compro a crédito um bruta maquinão,
nem que precise de sacreficar as contas da TVCabo ou em vez
de almoçar em condições levar uma marmita fria para o trabalho.

Para quem pode, acho bem que compre um bom carro, não só porque pode
te-lo e mante-lo, mas também pelo prazer que pode daí retirar.

Agora o típico portuga prefere ter o prazer de acelerar de vez em
quando e papá-los a todos e depois ser 'papado' todos os meses com
contas para pagar. São opções.
Cada um sabe de si.

Do meu ponto de vista, o portuga está muito mal a esse nivel.
Muitas vezes tem carros dos quais nao tiram o proveito, antes
pelo contrário, e não compram o carro a pensar no tipo de utilização
que lhe vão dar, mas sim na imagem que vão transmitir.

Os holandeses usam imenso a bicicleta, e até pode haver muitos
carros de alta cilindrada etc, mas não tenho ideia de ver muitos a
circular. É tudo na maioria carros da gama média, tipo segmento C.

E no entanto passam a perna ao Portuga sem pestanejar.
Tem dinheiro para outras coisas, e dão menos valor a coisas que
alimetam o ego das aparências.

Aqui em portugal esse motores novos todos XPTO a diesel e cheios de
cavalos proliferam bem graças ao nosso mercado. E vão continuar
a proliferar, a malta só quer é cerveja e futebol o resto que se lixe ... ehehhe!

Eu se puder um dia prefiro ter um Prius do que um Super Alfa XPTO
todo cheio de estilo e com 300 cv a diesel...
As razões para isso nem vou perder tempo a explica-las ...

citação:Originalmente colocada por JCSPOWER

Muita potência é deperdicio.
Para uma familia normal um simples diesel de baixa cilindrada
tipo Astra ou Corolla é mais que suficiente. Só falo em diesel
porque nestes 2 casos compensa claramente comprar a versão diesel
face à gasolina.

CDIs, TDIs etc com grandes potências para quê ?
Fazer o gosto ao pé ? Tipo eu papo-os a todos ?
Tipica mentalidade portuga.
Eu tenho de parecer que vivo bem e gosto de curtir o poder
dos cavalos, portanto compro a crédito um bruta maquinão,
nem que precise de sacreficar as contas da TVCabo ou em vez
de almoçar em condições levar uma marmita fria para o trabalho.

Para quem pode, acho bem que compre um bom carro, não só porque pode
te-lo e mante-lo, mas também pelo prazer que pode daí retirar.

Agora o típico portuga prefere ter o prazer de acelerar de vez em quando e papá-los a todos e depois ser 'papado' todos os meses com
contas para pagar. São opções.
Cada um sabe de si.

Do meu ponto de vista, o portuga está muito mal a esse nivel.
Muitas vezes tem carros dos quais nao tiram o proveito, antes
pelo contrário, e não compram o carro a pensar no tipo de utilização
que lhe vão dar, mas sim na imagem que vão transmitir.

Os holandeses usam imenso a bicicleta, e até pode haver muitos
carros de alta cilindrada etc, mas não tenho ideia de ver muitos a circular. É tudo na maioria carros da gama média, tipo segmento C.

E no entanto passam a perna ao Portuga sem pestanejar.
Tem dinheiro para outras coisas, e dão mais valor a coisas que
alimetam o ego das aparências.

Aqui em portugal esse motores novos todos XPTO a diesel e cheios de
cavalos proliferam bem graças ao nosso mercado. E vão continuar
a proliferar, a malta só quer é cerveja e futebol o resto que se lixe ... ehehhe!

Ou seja a minha carrinha familiar com 143cv tem CV's em exagero, chegava a versão, por ex. de 120cv?

realmente tb não percebo a escalada de potência! apesar de haverem novos processo de construção, não deixa de ser ferro com ferro, ora quanto mais espremido mais desgaste tem.
por alguma razão a Mercedes tem resistido a grandes potências dos seus motores e o resultaod está a vista, o mesmo se pode dizer da toyota, em k foi a Salvador caetano a disponibilizar kits de potência!

citação:Originalmente colocada por paulinhuu

citação:Originalmente colocada por Rasteirinho

Pois, é que com mais cv´s passas melhor a 2ª circular em hora de ponta, mas como nem todos andamos na 2ª circular...., por mim limitava era a velocidade nos carros, tipo 120Km´s/h, já q é a velocidade máxima permitida por lei
Isso não tem lógica.. visto que depois ias de férias para a alemanha por ex.. e ias para a autobahn.. e até os camiões te ultrepassavam :D:D:D.. é incrível como as pessoas não percebem que é 1000 vezes mais perigoso andar a 100 km/h numa zona de 50 .. do ke a 250 num AE de 120 se nao houver transito.... PS: não é propriamente para ti, mas ha muita gente a pensar ke a vel. tem ke fikar em 120... [8)][8)] Cumps Citro4EVER
A ideia não é essa, se limitares a velocidade á máxima permitida no país de venda do veículo, deixa de fazer sentido falar de carros com +/- 120cv´s.
Cumps.

citação:
Ou seja a minha carrinha familiar com 143cv tem CV's em exagero, chegava a versão, por ex. de 120cv?

Não sabes a resposta ?
Só tu sabes as razões porque compraste a versão mais potente...

Se podias compra-la sem problemas felicito-te, caso contrário
sempre podes pensar que ao menos tens 'a versão mais potente'.

citação:Originalmente colocada por bento

realmente tb não percebo a escalada de potência! apesar de haverem novos processo de construção, não deixa de ser ferro com ferro, ora quanto mais espremido mais desgaste tem.
por alguma razão a Mercedes tem resistido a grandes potências dos seus motores e o resultaod está a vista, o mesmo se pode dizer da toyota, em k foi a Salvador caetano a disponibilizar kits de potência!

é verdade! se voces repararem, são as marcas que mais fama de fiabilidade que são comedidas no aumento de potência!

eu sou 1 grande amante de toyotas e n nego! mas tenho a certeza que a minha SV 2.0 com 72cv tem a possibilidade de fazer mts + kms sem problemas do que os 1.4 d4-d! 1 coisa é certa! faz falta o turbo para ter + aceleração pq o rarro é relativamente pesado para o que puxa! Mas continuando o raciocínio a toyota para o 2.2 d4-d tem 3 potências 136, 150 e 177(180) e os de 136 tb fazem mais kms sem problemas que os de 150 (não estou a dizer que os de 150 têm problemas) ! não falo dos de 180 pq o aumento de potência de deve à diferença de injectores e etc! assim a mercedes e a toyota vão ser sempre as rainhas da fiabilidade, pq só lançam os carros, quando têm a certeza de que a fiabilidade n é tt afectada! agora vejam a renault e o grupo vag que lançam motores 2.0 diesel com 175 cv! ao par dos 2.2 da toyota e da mercedes! eu não estou a querer falar mal das marcas! so peço refelxão do que digo!

eu ja exprimentei a corolla verso 2.2 d4-d 180 full extras e ... axei descabido o excesso de potência... n digo que é mal empregue... mas tá em excesso! é exagerado!

muito mais há a dizer mas n se fiem nesses carros 2.0 com 180 cv... isso chega aos 200 000 com as cabeças empenadas... (pura expeculação)

Os motores diesel realmente cada vez têm menos fiabilidade e cada vez consomem mais.

Já tive um 1.9TDI da VW que fazia consumos de 4,5l.

Actualmente tenho um com a mesma cilindrada, mas desta feita é o 1.9cdti do Opel Astra que me faz consumos de 7 - 8 litros com a maior das naturalidades.

Até pode anunciar muita potência, mas na realidade gasta mais do que anda (mais parecem cavalos de papel).

Estava mesmo iludido quando o comprei.

Enfim...

Back