Diferenças TDI 75 para o de 80

LeaoSilveira

New member
Bom dia a todos, a minha irmã vai trocar o seu Skoda Fabia 1.4 MPI que já conta com 124.000 km´s e que de facto se tem revelado um excelente carro, e por isso mesmo ela está a equacionar troca-lo por um outro Fabia, desta feita uma Skoda Fabia TDI Sw ( ela foi mãe à cerca de 2 meses e necessita de mais espaço na bagageira).

Consultá-mos umas revistas e os novos 1.4 TDI debitam 80cv, sendo que os primeiros vinham com 75.

A minha pergunta é precisamente essa. Quais as diferenças, sendo que se trata do mesmo bloco?

Reparei também que as prestações são as mesmas e os consumos também.

A que se deve esta pequena alteração neste bloco?

Agradeço a quem me puder ilucidar.

Pois, de facto essa diferença deve-se a uma nova programação da centralina, mas a minha pergunta era o porquê de nova programação.

Segundo consta, os TDI`s de 75cv até se portaram muito bem.

citação:Originalmente colocada por Leao_Silveira

Pois, de facto essa diferença deve-se a uma nova programação da centralina, mas a minha pergunta era o porquê de nova programação.

Segundo consta, os TDI`s de 75cv até se portaram muito bem.

Pois portaram, mas 80cv's já soa um bocadinho a evolução. Nem que mais não seja acaba por ter um certo efeito psicológico.

Sinceramente acho que se levares ambos os carros ao banco de potencia vai sair tudo igual quer o de 75 quer o de 80.
No entanto sim existem diferenças na programação da centralina, devem-se as normas Euro4 que este de 80cvs agora cumpre.

o Grupo VW tem a mania de alterar a centralina(ou meter chip) pa aumentar a potencia de 110 pa 130.. , os PSA e renault actualizam turbo e intercooler.. etc.. nesse caso.. acho ke talvez tenham alterado uns componentes electrónicos ligeiros.. tal como a PSA faz em gasolina .. Cumps Citro4EVER

As Alterações entre o 75 e 80 cv são poucas, mas cumpridoras da norma EuroIV.

A alteração vai desde o filtro de Gasoleo, centralina e colector de escape.

Em termos de performance melhorou em cerca de um segundo e as emissões poluentes são mais filtradas. Os consumos subiram, mas muito ligeiramente entre uma media compreendida de 4.6litros em cada 100km face aos 4.4 do 75cv.

Exelente motor[8D];)

citação:Originalmente colocada por RScupra

Em termos de performance melhorou em cerca de um segundo e as emissões poluentes são mais filtradas. Os consumos subiram, mas muito ligeiramente entre uma media compreendida de 4.6litros em cada 100km face aos 4.4 do 75cv.

Exelente motor[8D];)

Excelente "quase-motor", porque o motor inteiro é o 1.9.

Conheço mais problemas mecanicos nos 1.9 TDi que no 1.4 TDi, agora que o 1.4 TDi é mais limitado em reprogramação e "mexidas" de motor para ver cavalos a nascer façe ao 1.9 TDi é uma verdade![8D];)

citação:Originalmente colocada por Irreligious

citação:Originalmente colocada por RScupra

Exelente motor[8D];)

Excelente "quase-motor", porque o motor inteiro é o 1.9.
sim e 1.4 TDI 80cv já e motor inteiro no Ibiza de 1000 kg n axas??? além de ue o 1.9 ja está mais velho ke a sé de braga.. mas pronto continua a ser bakano..Cumps Citro4EVER

Obrigado a todos pelas respostas.

De facto concordo com o RS Cuprano que diz respeito à qualidade do 1.4 TDI.

Surpreendeu muita gente.;)

hmm.. deixa ver.. um é manco.. o outro é coxo.. afinal é tudo a mesma coisa, so que o manco anda um pouquinho menos que o coxo..

just kidding folks..

Faz-me lembrar na voTTinha de domingo um tipo de samurai mil que pedia " alguem me empresta ai mais um cilindro para eu subir isto ?? "

hehehe

citação:Originalmente colocada por paulinhuu

o Grupo VW tem a mania de alterar a centralina(ou meter chip) pa aumentar a potencia de 110 pa 130.. , os PSA e renault actualizam turbo e intercooler.. etc.. nesse caso.. acho ke talvez tenham alterado uns componentes electrónicos ligeiros.. tal como a PSA faz em gasolina .. Cumps Citro4EVER

Sem querer ser indelicado, a verdade é está aqui mais um exemplo de quem manda um bitaite...é que ainda por cima é logo o de 110 e o de 130...começando, um é de bomba injectora e o outro é Pump Deuse (injector bomba), os turbos são diferentes (e bem), o IC do 2º é maior, a cx e a embraiagem não são as mesmas,...e já podemos ficar por aqui...Falemos do que sabemos concretamente e assim evitamos caír no ridículo com afirmações sem veracidade alguma!

Back