Dificuldades em abrir Conta Serviços Mínimos Bancários CGD

BoraLaMarina

New member
Boa tarde a todos, julgo que já aqui havia um tópico específico sobre a banca e poupanças, mas não o consegui encontrar.

Venho por este meio pedir a vossa opinião num assunto pessoal em que me deparo com algumas dificuldades e obstáculos por parte da entidade em questão:

Por minha necessidade decidi abrir na CGD, (onde já tinha 1 conta à ordem e 2 contas poupança) uma Conta de Serviços Mínimos Bancários "CSMB", pois entendo que não me é viável estar a pagar taxas de manutenção todos os meses.

Depois de me ter informado sobre os requisitos para abertura deste tipo de conta e julgando que os satisfazia, deparo-me com várias dificuldades e obstáculos morosos, no meu entender por parte do balcão onde me costumo dirigir:

1 - tinha outra conta qualquer da CGD aberta noutro balcão em Lisboa o que inviabilizava a abertura da CSMB - levaram quase 2 semanas a comunicar entre si, pelos correios com papéis p/ frente e p/ trás;

2 - o balcão da minha área de residência diz insiste que não posso ter contas poupança para poder abrir a CSMB (mesmo na CGD), ... o balcão de Lisboa insiste que posso !!
( Não há protocolos comuns na mesma entidade bancária ?? )

(Hoje as 2 funcionárias dos respectivos balcões ficaram de saber a decisão final após consulta com as gerências, supostamente amanhã ficaria a saber algo.)

3 - é preciso comunicarem com o Banco de Portugal para se certificarem que eu não tenho mais contas ou aplicações com outros bancos...

Comunicaram-me que tenho uma coisa qualquer que dá pelo nome de cartão de crédito com "crédito potencial", com um banco que só o Banco de Portugal é que me saberá dizer qual é... e só me dizem isto porque lá fui hoje, 12 dias depois do primeiro pedido ?

Digam-me o que é que eu posso estar a ver mal se assim for, e o que é que fariam nesta situação.
Verifica-se de facto relutância dos bancos em abrir contas destas ?

Agradeço a vossa ajuda.

Last edited:
Condições de acesso e manutenção

Esta conta está disponível para pessoas singulares que não sejam titulares de qualquer outra conta de depósito à ordem em qualquer instituição ou que sejam titulares de uma única conta de depósito à ordem a converter em conta de serviços mínimos bancários.

https://www.cgd.pt/Particulares/Contas/Contas-a-Ordem/Pages/Conta-Servicos-Minimos-Bancarios.aspx

Olá Adams,

Também já tinha lido isso, mas sabes se:

Posso ter conta poupança na CGD simultaneamente com a " CSMB " ?

A funcionária aqui da minha zona conseguiu ter acesso aos dados do Banco de Portugal hoje em 5 minutos, porque é que não me os deu há 12 dias, ou uma semana atrás, em vez de atrasar tudo ?

http://www.bportugal.pt/pt-PT/Publi...ura e Movimentação de Contas de Depósitos.pdf

Na questão 75....
Penso que o facto de teres contas de depósito a prazo te inabilita à partida...

Para te certificares tu próprio em que contas tens o teu nome...seja como primeiro ou segundo titular:
https://www.bportugal.pt/pt-PT/ServicosaoPublico/BasedeDadosdeContasBancarias/Paginas/ObterMapa.aspx

escolhes o obter mapa...certificas-te com o teu número de contribuinte e pass do portal das finanças e obténs a tua informação atualizada...pelo menos a que consta da base de dados do Banco de Portugal.
Os dados que foste ao banco pedir há 12 dias...já os podias ter...

Last edited:
Essa conta é mesmo só para um idoso que recebe a sua pensão e pouco mais (talvez um emigrante que queira ter uma conta cá para desenrascar algum pagamento ou recebimento). está feita de uma maneira que não serve quase ninguém.
Tenho ideia que não podes ter sequer um cartão continente dos novos. Penso que nem MBnet podes criar se precisares.
Tenho ideia de ter lido algures que alguém pagou ainda bastante por não ter cumprido as regras da conta sem saber, ou seja depois cobraram-lhe as taxas de manutenção. (já procurei onde li isso mas não encontro).

Dentro do que pretendes um conta do Activo ficarias bem melhor servido com certeza.

Olá Adams,

Também já tinha lido isso, mas sabes se:

Posso ter conta poupança na CGD simultaneamente com a " CSMB " ?

A funcionária aqui da minha zona conseguiu ter acesso aos dados do Banco de Portugal hoje em 5 minutos, porque é que não me os deu há 12 dias, ou uma semana atrás, em vez de atrasar tudo ?

Li na diagonal e não vi essa parte.

Sinceramente não sei, pela informação disponível falam apenas em contas depósito à ordem, mas olhando ao objectivo subjacente à criação das CSMB não me parece que o façam...

Aliás, pelo que relatas nem eles sabem....:sh)

Essa conta é mesmo só para um idoso que recebe a sua pensão e pouco mais (talvez um emigrante que queira ter uma conta cá para desenrascar algum pagamento ou recebimento). está feita de uma maneira que não serve quase ninguém.
Tenho ideia que não podes ter sequer um cartão continente dos novos. Penso que nem MBnet podes criar se precisares.
Tenho ideia de ter lido algures que alguém pagou ainda bastante por não ter cumprido as regras da conta sem saber, ou seja depois cobraram-lhe as taxas de manutenção. (já procurei onde li isso mas não encontro).

Dentro do que pretendes um conta do Activo ficarias bem melhor servido com certeza.

Tenho uma conta de serviços mínimos bancários e tenho homebanking, uso MBNet, não sou idoso nem emigrante.
Falar sem saber é sempre comprometedor.

http://www.bportugal.pt/pt-PT/Publi...ura e Movimentação de Contas de Depósitos.pdf

Na questão 75....
Penso que o facto de teres contas de depósito a prazo te inabilita à partida...

Para te certificares tu próprio em que contas tens o teu nome...seja como primeiro ou segundo titular:
https://www.bportugal.pt/pt-PT/ServicosaoPublico/BasedeDadosdeContasBancarias/Paginas/ObterMapa.aspx

escolhes o obter mapa...certificas-te com o teu número de contribuinte e pass do portal das finanças e obténs a tua informação atualizada...pelo menos a que consta da base de dados do Banco de Portugal.
Os dados que foste ao banco pedir há 12 dias...já os podias ter...

Obrigado midnightblack,

Grato pelas dicas, já ia lançado ver o mapa, mas não faço ideia de onde obter senha do portal das finanças.

EDIT: ok já sei como - pede-se no portal, mas leva os tais 5 dias

Essas contas possuem homebanking ?

Se te referes à conta de serviços mínimos bancários, na CGD julgo que não (sem certezas)...

Ainda estou nos meus 30's [:D] mas grato pelas dicas na mesma, a conta no Activo é sempre de ponderar.
Obrigado.

Li na diagonal e não vi essa parte.

Sinceramente não sei, pela informação disponível falam apenas em contas depósito à ordem, mas olhando ao objectivo subjacente à criação das CSMB não me parece que o façam...

Aliás, pelo que relatas nem eles sabem....:sh)

Pois não sabem, algumas são um pouco antipáticas e já me cheira a muita treta da parte da CGD.

Tenho uma conta de serviços mínimos bancários e tenho homebanking, uso MBNet, não sou idoso nem emigrante.

Boas andrepereira, em que banco já agora?
Obrigado.

EDIT: ok já está respondido. Obrigado.

Last edited:
Bom, vou ao banco de Portugal amanhã, calculo que expondo a situação e com a minha identificação, me saibam esclarecer...

Problema não é falar sem saber, é falar sem ler o que os outros escrevem! Isso é que é mesmo um problema.

Quando falei no MB net disse "penso", foi mesmo porque não tinha certezas.
Quando disse idoso acrescentei pouco mais por algum motivo, não é verdade? E "serve quase ninguém" também me parece que deixei bem claro o que pretendia escrever.
E por fim, a melhor prova do que disse está mesmo perto da realidade são os números dessas contas, em dezenas de milhões de contas bancárias, as CSMB são 20mil ou por aí!
Por fim por tu seres uma excepção à regra, não invalida o resto, que estas contas não servem para quase ninguém da forma que estão feitas.

Não percebo a complicação. Se é uma conta de serviços mínimos, parece-me normal existir apenas uma conta. Se existe uma qualquer conta poupança, é porque a pessoa, além dos serviços mínimos, também tem produtos de poupança, logo não se enquadrará nos requisitos.

Para consultar as contas existentes basta aceder ao portal de cliente bancário no banco de Portugal com as credenciais de acesso ao site das finanças. Dá para tirar em PDF uma lista das existências de contas e de créditos existentes.

Não percebo a complicação. Se é uma conta de serviços mínimos, parece-me normal existir apenas uma conta. Se existe uma qualquer conta poupança, é porque a pessoa, além dos serviços mínimos, também tem produtos de poupança, logo não se enquadrará nos requisitos.

Para consultar as contas existentes basta aceder ao portal de cliente bancário no banco de Portugal com as credenciais de acesso ao site das finanças. Dá para tirar em PDF uma lista das existências de contas e de créditos existentes.

Boas Obtuso,

Não percebes as complicações (que são várias):

A primeira, é precisamente que outra funcionária mais prestável e ligada a este processo, garante que é possível ter conta poupança além da "CSMB", desde que também seja na CGD ;

A segunda é que: se a funcionária do balcão da minha zona conseguiu ter acesso aos dados do Banco de Portugal hoje em 5 minutos e me alertou para uma falha nos meus requisitos, porque não o fez desde há 12 dias para cá quando lá estive a 1ª vez ?

A terceira é que para encerrar uma conta antiga também da CGD em Lisboa e poder dar andamento ao processo da CSMB, levam-se quase 2 semanas pois toda a papelada dos contratos de contas; pedidos; verificações; etc, foram enviadas para lá e de volta, pelos correios...

Last edited:
Para mim, quanto menos dinheiro der aos bancos, melhor.
Daí que mal soube disto, fui logo aderir. Bastou-me ir ao meu balcão habitual e com um ou dois papéis converteram-me a conta "normal" que tinha, numa de serviços mínimos.

Obviamente que um dia que queira investir algum dinheiro, terei de abdicar desta conta. Mas se os juros praticados continuarem na miséria que estão, tão cedo não o farei.
Até lá, vou pagando 0,42€/mês de manutenção da conta e é porque não quero ter o dinheiro debaixo do colchão [:D]

Para mim, quanto menos dinheiro der aos bancos, melhor.
Daí que mal soube disto, fui logo aderir. Bastou-me ir ao meu balcão habitual e com um ou dois papéis converteram-me a conta "normal" que tinha, numa de serviços mínimos.

Obviamente que um dia que queira investir algum dinheiro, terei de abdicar desta conta. Mas se os juros praticados continuarem na miséria que estão, tão cedo não o farei.
Até lá, vou pagando 0,42€/mês de manutenção da conta e é porque não quero ter o dinheiro debaixo do colchão [:D]

E parece-me bem, a funcionária do meu balcão - a que não me parece muito célere neste processo foi a mesma que me informou de que na CGD nem se paga nada.

(Quando por lei, os bancos podem pedir no máximo de anuidade, até 1 % do ordenado mínimo nacional; cerca de 5,30 eur. como taxas de manutenção deste tipo de conta, julgo eu).

No entanto, parece que a CGD não está muito interessada em abrir muitas contas destas.

Off topic: Obrigado por esta informação. Desconhecia que era possível consultar.
Fiquei a saber que estava em contas que já não deveria estar.

Back