Digam «adeus» aos Diesel. Os gasolina, híbridos e eletricos vão chegar em força...

Não... Já acabaram no segmento A, o ênfase das marcas é claramente melhor sistemas de 48V e mais aposta dos motores a gasolina. a Europa já está a perceber isso com quebra de venda de Diesel.

Não ira acontecer nas próximas décadas, mas ignorar a realidade é ter palas.

verdade seja dita, nos segmentos A\B nunca achei muito sentido haver motores diesel, dado ao tipo de viaturas os motores a gasolina são melhores para o tipo de utilização que estes tem, já de um segmento C para cima ai sim justifica haver motorização diesel...

sim não é algo que vá acontecer tão depressa como alguns querem fazer crer, mas daqui a algumas décadas acredito que sim possamos ver alternativas eléctricas aos motores de combustão, algo que pelo menos está a caminhar nesse sentido, só não tem já mais aderência pois não se adapta a qualquer tipo de utilização e dado a procura ser pouca os preços não são nada convidativos...

Hibridos? Depois da fantástica experiência que tive com um IMA cá em casa que se há coisa que não estou mesmo desejoso é de ter outro carrinho a baterias.

E antes que me chamem nomes eu sei que não é a mesma coisa. Mas só quando eu vir a durabilidade/fiabilidade do que hoje anda por aí a ser vendido é que começo a ganhar mais confiança numa opção assim.

também tive um Honda Híbrido, não me posso queixar foi impecável, mas lá está, chegou a uma altura que as baterias tinham de ser substituídas e o preço não me agradou nada, foi na altura que o despachei e já não voltei a comprar híbrido, pelo menos a curto prazo não, vou vendo o desenrolar da evolução dos eléctricos, e até lá mantém-se diesel e gasolina...

também tive um Honda Híbrido, não me posso queixar foi impecável, mas lá está, chegou a uma altura que as baterias tinham de ser substituídas e o preço não me agradou nada, foi na altura que o despachei e já não voltei a comprar híbrido, pelo menos a curto prazo não, vou vendo o desenrolar da evolução dos eléctricos, e até lá mantém-se diesel e gasolina...

Ora nem mais. Um valor completamente absurdo pelas baterias também fez-me despachar o meu. Para mim é inconcebível comprar um carro, e que caso eu o queira manter vários anos, saber que mais à frente vai-me dar um gasto extremamente alto. Já não basta as questões mecânicas adjacentes a um carro e ainda contar com um gasto altíssimo...:sh)

O futuro é para gastarmos ainda mais.
Ou é elétrico e o aluguer mensal das baterias é exorbitante; ou é híbrido e passados 5/6 anos tem de levar umas baterias novas que valem tanto como o valor comercial do carro nessa altura. Portanto desengane-se quem pensa que vai ser tudo verdinho e cheio de passarinhos a piar. Quem vai gemer eu sei quem é...:sh)

O futuro é para gastarmos ainda mais.
Ou é elétrico e o aluguer mensal das baterias é exorbitante; ou é híbrido e passados 5/6 anos tem de levar umas baterias novas que valem tanto como o valor comercial do carro nessa altura. Portanto desengane-se quem pensa que vai ser tudo verdinho e cheio de passarinhos a piar. Quem vai gemer eu sei quem é...:sh)

Ou seja, toca a amealhar carros a gasolina para o futuro! [:D]

no meu caso 9 anos e meio depois da compra, 3000€ por um lote de baterias, só se eu estivesse louco...

A tendência é para baixar. Quanto mais eléctricos e / ou híbridos se produzirem mais baixará o preço das baterias.

De qualquer das formas nesses 9 anos também poupaste combustível. Se optasses por um idêntico mas não híbrido, tinhas gasto esses 3000 euros em combustível.

A tendência é para baixar. Quanto mais eléctricos e / ou híbridos se produzirem mais baixará o preço das baterias.

De qualquer das formas nesses 9 anos também poupaste combustível. Se optasses por um idêntico mas não híbrido, tinhas gasto esses 3000 euros em combustível.

sim a tendência é com a massificação os preços das baterias baixarem, mas pronto neste momento dado a que é escassa, os preços são altos, e depois não esquecer, dado há fraca procura dos híbridos e sendo a gasolina o preço de mercado ao fim de 10 anos é quase dado, e ainda com esse contra das baterias, numa retoma vai quase oferecido no nosso mercado, portanto posso ter poupado algum num combustível ,mas no final de quase 10 anos levo uma pancada enorme sobre a desvalorização e o preço das baterias , o que manda o que se ganhou logo pela janela fora...

É difícil prever o que vai acontecer no futuro próximo, porque a verdura dos eléctricos ainda vai dar muito que falar.

Quanto aos fósseis, no diesel já se nota o desinvestimento em cilindradas menores, estando as marcas a abandonar os 1.4 e 1.6 e a ficar só com 1.5.
Mesmo a gasolina esta será a tendência, e não esquecer que os faps e outros componentes anti poluição estão a ajudar a isso. Já há motas a sair do mecado porque é incomportável o custo de produção de um sistema de escape.

Caminhamos cada vez mais para custos de utilização mais caros, independentemente dos combustíveis, e a cada vez menor oferta de motores e segmentos diferentes. No fim de contas, o cliente é que perde!

As estimativas mais optimistas dos construtores é de que lá para 2030 cerca de 30% dos veículos vendidos sejam eléctricos...mas isto é se existir da parte do mercado uma mudança de mentalidades e terá tambem que existir um investimento gigante em infraestruturas para poderem existir pontos de carregamento rápido espalhados por esse mundo fora...o que diga-se, não irá acontecer facilmente...pelo simples facto de ser um investimento com elevado risco e sem garantia de retorno.

Acedito que muitas marca estejam a planear hibrídos a gasóleo, uma vez que só por aí iriam reduzir os valores médios/km de emissões. Deverão estar à espera das novas normas para decidir...

Já agora, o porquê da insistência no fim do gasóleo? Se estiverem dentro das normas vai sempre haver mercado!

Ultimo ponto: Quero é que coexista o maior numero possivel de alternativas de propulsão, isso vai acelerar o desenvolvimento da tecnologia e beneficiar-nos a todos.

Infelizmente por cá, seja híbrido ou não, carros a gasolina levam grande desvalorização. Salvo algumas excepções.

Depende do ponto de vista.
Se falarmos de percentagem é verdade, mas se falarmos de valor efectivo já não é bem assim, mas depende da idade do veículo.
Mais do que o combustível, o que faz o preço é a lei da oferta e da procura, e sendo a situação actual favorável ao diesel, é natural que seja vantajoso na maioria dos casos.

Voltar
Superior