Dilema académico

Sandokan83

New member
Eu ando indeciso entre que área escolher para ingressar na faculdade.

Tenho média e condições para entrar em qualquer curso de engenharia informática do país , e os restantes cursos de informática ( redes, multimédia e afins)

Só que apesar de achar graça aos computadores, sou mais um tipo de papel e caneta ( e calculadora).

Estou então perante um dilema: ou entro já para o ensino superior, para um curso relacionado com informática economia ou gestão. Ou fico mais um ano lectivo a estudar fisica e quimica para poder ingressar num dos dois cursos que realmente me interessam, que são eng electrotécnica e eng mecânica no ISEL.

O problema é que já não tenho 18 anos, e convém ingressar já na faculdade, algo que não pude fazer até agora devido a algumas questões pessoais e monetárias.

não sei mesmo para que lado me virar porque os prós e contras de ambas as situações que referi acima, me deixam sem saber o que fazer.

Por um lado podia ingressar já na faculdade numa área que apesar de não ser bem o que queria, acho uma certa piada e posso muito bem aprender a gostar.
Por outro ingressava no curso que realmente queria mas tinha de ficar mais um ano a preparar-me e já não sou muito novo, sem contar que os cursos que quero estão no isel, que é uma escola que não me agrada muito.

Alguém me pode dar uma opinião sobre o meu caso?

Eu diria para ires para o curso que realmente te interessa.

Um ano não é nada e há muita gente que se vai formar muito depois dos 18 anos.

Os cursos que queres há em muitos sítios, porquê que tem que ser o ISEL?

Eu diria para ires para o curso que realmente te interessa.

Um ano não é nada e há muita gente que se vai formar muito depois dos 18 anos.

Os cursos que queres há em muitos sítios, porquê que tem que ser o ISEL?

Só posso ir para esses cursos no ISEL devido a serem em pós laboral , devido ao programa de estudos e porque tem de ser em Lisboa

presumo que sejas de 83, mas mais um ano a preparares-te não é nada.

honestamente, se tens mesmo a certeza que estás a ir para um curso que gostas e que depois de o acabares vais ter gosto a procurar um emprego na área, é isso que deves fazer. já há demasiadas pessoas a tirar cursos 'porque sim' e depois a andarem 40 e tal anos a trabalhar desmotivadas.

Também tens a hipotese de entrares agora, fazes as cadeiras base (matematica, fisica) no 1º ano e depois pedes transferencia de curso da mesma faculdade e já tens essas mesmas cadeiras. Agora quais os criterios de transferencia é uma questão de perguntar na faculdade.

Fica mais um ano a estudar e vai para o que realmente te interessa. Eu este ano entrei na universidade numa engenharia e desisti porque não era aquilo que realmente queria.

Fazer um curso de enganharia não é propriamente fácil, agora imagina andares a estudar para uma coisa que não é aquilo que mais te agrada.

Um ano passa rápido [;)]

Também tens a hipotese de entrares agora, fazes as cadeiras base (matematica, fisica) no 1º ano e depois pedes transferencia de curso da mesma faculdade e já tens essas mesmas cadeiras. Agora quais os criterios de transferencia é uma questão de perguntar na faculdade.

Eu aconselharia o mesmo, o ideal seria haver os 3 cursos que falas na mesma universidade (os de eng) e comparares o plano de estudos de informatica com electrotécnica e eng mecânica e vê as cadeiras que tem em comum diria que devem ter pelo menos 60% delas em comum... e frequentando o primeiro ano ja tens uma ideia do que será informatica e se gostas ou não se não gostares já estas a trabalhar para os outros cursos que te interessam e entretanto tens a via aberta para o exame de fisica e quimica a fisica não vais precisar de estudar porque no curso vais ter de sobra só terás que estudar a quimica e assim no final tens duas hipóteses para ingressares noutra engenharia se quiseres mudar por mudança de curso ou por candidatura novamente.

Estares mais um ano a estudar para o exame do segundario vai ser mais um ano parado, é certo que se fores para a universidade tens que pagar a propina mas ganhas 1 ano...

Já agora entre os cursos que citaste eu apostaria em mecanica em termos de mercado de trabalho cá dentro ou lá fora é mais facil começares a trabalhar. Gestão a não ser que tenhas um emprego já em vista ou uma vocação nata para isso é uma escolha que actualmente não me parece muito boa, tens é outra opção gestão industrial que é um curso que tem tido muito boa pesquisa sobre ele talvez gostes.

CUmp

Atenção que dependendo das equivalências entre os cursos com as trocas pode-se perfeitamente perder na mesma um ano.

Mesmo havendo equivalência de todas as cadeiras que são partilhadas, basta que no curso de mecânica tenha três ou quatro diferentes no primeiro ano para essas ficarem logo automaticamente em atraso. A muito esforço há quem faça 7 ou até 8 cadeiras por semestre (eu já fiz 7 e sei o que me custou, se bem que essa 7ª era uma pesada), mas a maioria dos alunos nem as 6 desse semestre consegue fazer, pelo que nesta situação a probabilidade de depois atrasar a conclusão do curso mais um ano só para limpar meia dúzia de cadeiras é bastante elevada.

Por isso não contar com o ovo no cu da galinha...

Eu não estava a dizer que ele depois de fazer 6 caderias no 1 ano ia fazer 14 no ano a seguir mas já tinha algumas feitas...

Eu não estava a dizer que ele depois de fazer 6 caderias no 1 ano ia fazer 14 no ano a seguir mas já tinha algumas feitas...
A questão é que se o problema dele é em perder mais um ano provavelmente vai acabar por ir dar ao mesmo, invés de perder um ano no início a estudar para exames perde um ano no fim a fazer cadeiras em atraso.

Mas claro que ele também tem que ter em conta as suas capacidades e quanto está disposto a lutar, é difícil fazer cadeiras em atraso e ainda assim acabar a tempo mas não é impossível.

Não há M23 no isel?

Assim "entravas" já no curso que queres, mas para um ano zero, onde fazes as especificas desse curso e no ano a seguir estas no primeiro ano. Penso que é +/- assim que funciona.

Tenho amigos que vieram do isel, e parecem-me muito bem preparados profissionalmente, a ver pelo sucesso profissional deles.

Tenta a entrada em Eng. Informática e faz, como te disseram antes, aposta mais forte nas cadeiras base de Engenharia que são transversais a qualquer curso. No final do ano pede transferência para o que queres se não gostares do curso.
Em simultâneo estudas a Física para as prova específicas (que vais achar fácil pelo traquejo que vais ganhar na Faculdade) e tentas também por essa via!
Não pões os ovos no mesmo cesto e dobras as tuas chances de ires para o que queres!

As unicas cadeiras transversais nos cursos de eng informática e os outros são a algebra e analise mat, podemdo eventualmente haver mais uma ou duas do segundo semestre, mas o cursos desta área das faculdades onde me posso inscrever são bastante diferentes dos demais cursos de engenharia.

Por exemplo se eu realmente escolhesse informática ia para a FCUL e esse curso é basicamente software com umas matemáticas á mistura, o do ISEL também não difere muito.

Ou seja tinha ( ou podia ter )equivalencia ( se passasse) mas só seria a duas ou três cadeiras, tendo que pagar mil euros em propinas o que para mim é duro, muito duro.
Resumindo se entrar para informática é para levar até ao fim, o mesmo se aplica a qualquer curso onde entre.

As unicas cadeiras transversais nos cursos de eng informática e os outros são a algebra e analise mat, podemdo eventualmente haver mais uma ou duas do segundo semestre, mas o cursos desta área das faculdades onde me posso inscrever são bastante diferentes dos demais cursos de engenharia.

Por exemplo se eu realmente escolhesse informática ia para a FCUL e esse curso é basicamente software com umas matemáticas á mistura, o do ISEL também não difere muito.

Ou seja tinha ( ou podia ter )equivalencia ( se passasse) mas só seria a duas ou três cadeiras, tendo que pagar mil euros em propinas o que para mim é duro, muito duro.
Resumindo se entrar para informática é para levar até ao fim, o mesmo se aplica a qualquer curso onde entre.

Informa-te bem sobre os regulamentos sobre as inscrições, pois há faculdades em que podes inscrever por Regime Tempo Parcial, ou seja, só podes inscrever a metade das cadeiras que se fosses inscrever por Regime Normal. Nesse caso, só pagavas metade da Propina do Regime Normal

a ideia de entrar já e pedir depois para mudar de curso é uma boa ideia, porque existe muitas cadeiras comuns no 1º ano.

se estas a apontar para o pos-laboral, deduzo que trabalhes e peças o estatuto de trabalhador-estudante. Atenção que neste caso tens que fazer pelo menos 50% das cadeiras em que te inscrevas se não perder o estatuto no próximo ano.

digo que para quem anda a trabalhar que fazer um curso de 3 anos em 6 não é vergonha nenhuma, por isso a ideia da inscrição em tempo parcial para pagar menos propinas é uma boa ideia, mas não tenho a certeza que esta opção exista em todas as escolas.

Só que apesar de achar graça aos computadores, sou mais um tipo de papel e caneta ( e calculadora).

Na minha opinião, informática não é daqueles cursos que se tirem por achar uma certa piada.

Tenho 2 amigos que se meteram em Eng. informática por acharem alguma piada. Um desistiu no primeiro ano, o outro andou lá 2 anos (curiosamente, um dos melhores alunos), mas acabou por desistir.

É, mesmo, um mundo à parte.

informática enquanto curso, é só mesmo se quiseres seguir a carreira de programador.

se não te interessa estar 8 horas em frente a um ecrã a bater tecla... não te metas nisso.

informática enquanto curso, é só mesmo se quiseres seguir a carreira de programador.

se não te interessa estar 8 horas em frente a um ecrã a bater tecla... não te metas nisso.

Não acho... Há montes de projectos/carreiras que podes seguir no mundo da Engenharia Informática. Primeiramente terás de programar, como é obvio. Mas depois pode seguir outra carreira relacionada,também, com o desenvolvimento do produto não necessariamente como programador.

Quanto ao autor do tópico, se esperares mais um ano e estando sempre a estudar, será a melhor hipótese (pelo menos é o que eu faria). Digo isto porque: se entrares agora para uma outra universidade e decidires fazer as disciplinas base (matemática, físicas, álgebra) podes não ter equivalência, depende dos regulamentos das universidades. Outra coisa que também tem de se ter em conta são as propinas. Vais pagar mais de 1000€ para fazer as disciplinas base? Só para depois teres, ou não, equivalência? É um bocado arriscado, mas é só a minha opinião. Se te dedicares a melhorar a media para o Ensino Superior, nomeadamente nas Físico-Químicas e nas Matemáticas, poderás ter melhor possibilidade de entrar para o curso que tu mais gostas e que realmente queres fazer isso para o resto da tua vida. :)

É só a minha opinião.

Back