[Dilema] Carro ou mota?

taberneiro

New member
Estou com um dilema do caraças...

Como aqui há pessoal do mundo das 2 rodas, gostaria de saber a V. opinião.

O meu actual carro (Punto 75 de 94) já acusa o passar dos anos, mas ainda não me deixou ficar mal. A questão é que fui fazer a IPO, não teve nenhuma anotação, mas fiz 22mk com ele no último ano e vai ser este o ritmo dele durante os próximos tempos.

Andei a ver substitutos, mas os preços que pedem por usados deixam-me [:vm)]e para além disso ou mando o meu "dado" para a sucata ou "dou-o" a um comerciante.

Agora entra a parte da mota, no meio disto poderia comprar uma mota nova ou semi nova muito mais barata ( a PP) do que o carro com uns anos, e daqui a 2-3 anos quando tiver alguns €€ comprar um carro minimamente novo.

O que acham que devo fazer?

-Deixar a mota de lado e comprar um carro com uns anos?

-Comprar uma mota e ter 2 meios de transporte disponíveis?

-Andar com o carro até rebentar?

Sugestões aceitam.se [;)]

Eu tenho carro e mota, por isso, acho que o melhor seria comprares uma mota nova ou semi-nova pois gastam muito menos, é muito mais fácil estacionar e quando chover, sempre tens o carro [;)]

Eu tenho carro e mota, por isso, acho que o melhor seria comprares uma mota nova ou semi-nova pois gastam muito menos, é muito mais fácil estacionar e quando chover, sempre tens o carro [;)]

Gastar menos, não sei, mas a ultima média que tirei em 2000km foi de 6.3l/100km.

O trajecto que faço diariamente (70km) é em nacionais, não há cidade, e tenho estacionamento no trabalho, por isso não há problema.

A questão é que a comprar o carro, este já tem uns anos e alguns km e uma eventual reparação mete medo...

Já agora, que mota é que tens?

Duvida interessante.[;)]

Mas ao comprares a mota, manténs o carro?[;)]

Partindo do principio que sim, são despesas a dobrar com:

-Seguros
-Revisões/manutenções
-Imposto circulação

Mas de certa forma é uma vantagem teres dois veículos sendo que um deles será novo ou quase novo.

Desconheço a utilização que virias a dar à mota, mas deves escolher bem em função dos percursos que fazes.[;)]

Consumos XT660: ~ 4 - 5 l
Overview: Yamaha - XT 660

Consumos FZ6: ~ 4,5 - 6 l
Overview: Yamaha - FZ 6

Pra fazer 70 kms em nacional,ho que pelo menos uma semi-carenada era melhor. Ajuda aos consumos e ao conforto.

Gastar menos, não sei, mas a ultima média que tirei em 2000km foi de 6.3l/100km.

O trajecto que faço diariamente (70km) é em nacionais, não há cidade, e tenho estacionamento no trabalho, por isso não há problema.

A questão é que a comprar o carro, este já tem uns anos e alguns km e uma eventual reparação mete medo...

Já agora, que mota é que tens?

Quanto estás disposto a gastar numa mota?[;)]
Não te esqueças de contar com mais umas centenas de €€€ para equipamento indispensável:

-Capacete
-Casaco
-Luvas
-Calças*
-Botas*

*Aqui depende um bocadinho da utilização e da "pachorra"[:D] de cada um. Mas não se perde nada.[;)]

Não conseguias comprar um carro em condições com o dinheiro investido na mota + o valor do teu actual carro?[;)]

Acredita que percebo bem as tuas dúvidas indecisões.[;)][;)]

Pra fazer 70 kms em nacional,ho que pelo menos uma semi-carenada era melhor. Ajuda aos consumos e ao conforto.

Exacto!! Era a isso que me referia aqui, mas não me expliquei bem:sh)[:D]
...
Desconheço a utilização que virias a dar à mota, mas deves escolher bem em função dos percursos que fazes.

...

------

E até nem sei se uma maxiscooter não será uma opção a ter em conta.[;)]

Potência, conforto, espaço, capacidade de carga, protecção aeordinamica

Sim, a intenção é manter o carro para se chover ou não me apetecer ir de mota não ter de cravar o carro aos pais.

Despesas a dobrar, o preço que pago pelo seguro do carro actual + o de mota andaria pelos 250€ anuais. O carro até haver tem manuenção super barata, sou eu que a faço, afinal não é nada demais. De imposto pago cerca de 20€, a mota seriam mais 50€ ( o mesmo preço do carro que viria a comprar).

A mota seria para substituir o carro, sempre que possa (quase sempre) e é juntar o útil ao agradável.

Numa utilização descontraída, os consumos da XT660 e da FZ6 equivalem-se? A maior parte do trajecto é EN, mas com muitas zonas de 50km/h e semáforos de controlo de velocidade. Se a mota é para chegar mais depressa ao trabalho? Não dá, infelizmente.

O plafond que tenho são 5000€, mas tenho capacetes, blusão e luvas, não sou novo nestas andanças.

Aí é que está, por 5000€ não compro nada relativamente recente e como tenho o carro à troca, estou limitado aos stands. Ainda esta semana pediam-me 8000€ por um golf 1.6 de 2002 mais o meu carro.

Exacto!! Era a isso que me referia aqui, mas não me expliquei bem:sh)[:D]

------

E até nem sei se uma maxiscooter não será uma opção a ter em conta.[;)]

Potência, conforto, espaço, capacidade de carga, protecção aeordinamica

Scooters e derivadas não, obrigado [;)]

Aos 40 anos talvez pense nisso mas agora quero algo mais "normal"

Na minha opinião que conheço bem os dois mundos a compra de uma moto como as que estão em causa (e até motos no geral) não deve nunca ser vista como uma opção racional, pode-se tentar por vezes conciliar mas é SEMPRE necessário gostar de motos e isso nem todos gostam, muitas pessoas compram porque é "fixe" e tem estilo mas passados poucos Kms arrependem-se. É por vezes necessário um espírito de sacrifício.

Os consumos dessas motos andam sempre entre os 4 e 6 litros, a manutenção é mais exigente que a de um carro, mudança de óleo mais cedo, pneus duram à volta de 10 mil kms se for conduzida com cuidado (e só o traseiro custa à volta 150 euros e esta é uma coisa onde não convém poupar). Kit de transmissão (caso utilize corrente) +/- 30 mil kms a custar também os 150 euros.

Alem do valor da moto é essencial a compra de um capacete (um já satisfatório custa à volta dos 200 euros), um casaco (mais 200 euros) e umas luvas (à volta dos 50 euros). Isto em preços relativamente banais.
As peças que possam ser necessárias para a moto são geralmente também bastante caras.
Feitas bem as contas não é uma escolha financeiramente muito boa, mas há coisas que não tem preço, conduzir uma moto é para muitos uma sensação muito especial mas todos sem excepção concordam que é algo bem mais exigente que conduzir um carro em muitos aspectos.

Caso a moto seja usada as motos tem a particularidade de desvalorizar bem mais lentamente que as 4 rodas.

É difícil responder a esta pergunta...

Eu tenho os dois meios de transporte e confesso que me arrependi um pouco na compra da mota devido principalmente devido ao seguro e selo que ela paga em relação ao uso que lhe dou... é mais um capricho
icon7.gif

Portanto eu no teu caso, e se gostas mesmo e pretendes usá-la bastante, mantinha o Punto e comprava uma mota mas de valor relativamente baixo. Procurando bem aposto que encontras uma boa XT de confiança a rondar os 3500€ [;)]

Era esta a opção que eu tomaria..

Na minha opinião que conheço bem os dois mundos a compra de uma moto como as que estão em causa (e até motos no geral) não deve nunca ser vista como uma opção racional, pode-se tentar por vezes conciliar mas é SEMPRE necessário gostar de motos e isso nem todos gostam, muitas pessoas compram porque é "fixe" e tem estilo mas passados poucos Kms arrependem-se. É por vezes necessário um espírito de sacrifício.

Os consumos dessas motos andam sempre entre os 4 e 6 litros, a manutenção é mais exigente que a de um carro, mudança de óleo mais cedo, pneus duram à volta de 10 mil kms se for conduzida com cuidado (e só o traseiro custa à volta 150 euros e esta é uma coisa onde não convém poupar). Kit de transmissão (caso utilize corrente) +/- 30 mil kms a custar também os 150 euros.

Alem do valor da moto é essencial a compra de um capacete (um já satisfatório custa à volta dos 200 euros), um casaco (mais 200 euros) e umas luvas (à volta dos 50 euros). Isto em preços relativamente banais.
As peças que possam ser necessárias para a moto são geralmente também bastante caras.
Feitas bem as contas não é uma escolha financeiramente muito boa, mas há coisas que não tem preço, conduzir uma moto é para muitos uma sensação muito especial mas todos sem excepção concordam que é algo bem mais exigente que conduzir um carro em muitos aspectos.

Caso a moto seja usada as motos tem a particularidade de desvalorizar bem mais lentamente que as 4 rodas.

Concordo em tudo o que dizes, de facto a realidade dos custos é outra quando comparado com um carro como o que tenho actualmente.

Já ando de mota desde os 16 anos, actualmente tenho 23 e gostava de dar um salto maior. Este post ainda veio complicar mais as coisas...

...
A mota seria para substituir o carro, sempre que possa (quase sempre) e é juntar o útil ao agradável.

Numa utilização descontraída, os consumos da XT660 e da FZ6 equivalem-se? A maior parte do trajecto é EN, mas com muitas zonas de 50km/h e semáforos de controlo de velocidade. Se a mota é para chegar mais depressa ao trabalho? Não dá, infelizmente.

...

Aí é que está, por 5000€ não compro nada relativamente recente e como tenho o carro à troca, estou limitado aos stands. Ainda esta semana pediam-me 8000€ por um golf 1.6 de 2002 mais o meu carro.

Estas 2 motas são pouco comparáveis, na minha opinião.[;)]

Fins diferentes com motores diferentes.

A XT é de 1 cilindro; 48 cv

A FZ6 é de 4 cilindros; 98 cv

A andar muito descontraídamente com a FZ6 talvez consigas fazer consumos próximos à XT.
O "problema" é que aqueles 4 cilindros chamam por um gajo e é dificil não corresponder nem que seja só um bocadinho.[:D][kiss]

Pessoalmente, entre essas duas... nenhuma.[:D]
Mas até gosto bastante da FZ6 Fazer. É um pouco mais carenada.[;)]

---

Com esses 5.000 €, realmente não compras assim um bom carro para ficar durante muito tempo.
Mas tb não faço uma ideia dos preços das motas usadas...[;)]
É uma questão de veres.

Mas no geral, até acho boa opção.[;)]

Scooters e derivadas não, obrigado

Aos 40 anos talvez pense nisso mas agora quero algo mais "normal"

Ok, ok![:D][:D]

Concordo em tudo o que dizes, de facto a realidade dos custos é outra quando comparado com um carro como o que tenho actualmente.

Já ando de mota desde os 16 anos, actualmente tenho 23 e gostava de dar um salto maior. Este post ainda veio complicar mais as coisas...
O objectivo do meu post era ajudar, não confundir :(

Muitas coisas que eu referi no post já não se aplicam, poupa-se alguns euros em alguns equipamentos e muito do "sacrifício" que eu falo, tal como ter mais frio e ficar com dores nas costas e braços do "esforço" de conduzir uma moto já não se aplica pois já existe o hábito.[:D]

Então a escolha deve ser (quanto a mim) primeiramente feita com calculadora. Depois é ver se a diferença de valores pode ser paga com o maior ou menor prazer que cada veiculo oferece.[;)]

É difícil responder a esta pergunta...

Eu tenho os dois meios de transporte e confesso que me arrependi um pouco na compra da mota devido principalmente devido ao seguro e selo que ela paga em relação ao uso que lhe dou... é mais um capricho
icon7.gif

Portanto eu no teu caso, e se gostas mesmo e pretendes usá-la bastante, mantinha o Punto e comprava uma mota mas de valor relativamente baixo. Procurando bem aposto que encontras uma boa XT de confiança a rondar os 3500€ [;)]

Era esta a opção que eu tomaria..

No caso do seguro, sei que fica muito caro se for em meu nome, mas ficaria no nome do meu pai e aí era mesmo muito barato.

Daria-lhe mesmo uso, não ficava a apanhar pó na garagem.

Estas 2 motas são pouco comparáveis, na minha opinião.[;)]

Fins diferentes com motores diferentes.

A XT é de 1 cilindro; 48 cv

A FZ6 é de 4 cilindros; 98 cv

A andar muito descontraídamente com a FZ6 talvez consigas fazer consumos próximos à XT.
O "problema" é que aqueles 4 cilindros chamam por um gajo e é dificil não corresponder nem que seja só um bocadinho.

Pessoalmente, entre essas duas... nenhuma.[:D]
Mas até gosto bastante da FZ6 Fazer. É um pouco mais carenada.[;)]

---

Com esses 5.000 €, realmente não compras assim um bom carro para ficar durante muito tempo.
Mas tb não faço uma ideia dos preços das motas usadas...[;)]
É uma questão de veres.

Mas no geral, até acho boa opção.[;)]

Ok, ok![:D][:D]

Essas são as minhas opções iniciais, mas como há tanta oferta não sei o que escolher... As Fazer são as opções mais lógicas a meu ver, mas aquela semi carenagem fica mesmo mal.

Não é uma decisão nada fácil, mas qualquer que seja, espero não ficar a pensar no contrário.

Eu tenho uma mera 125cc pois ainda não tive tempo para ir tirar a de 250cc :sh)

O seguro da minha mota é o mais baixo possível pois está em nome duma pessoa com carta de mota há imenso tempo e como tal, pago o menos possível.

Andar de mota é totalmente diferente do que andar de carro, mas com este tempo...Ainda só andei 4/5 vezes com a minha este ano, mas tenciono andar com ela todos os todos os dias mal esteja bom tempo pois gasto 1/4 de combustivel do que gasto com carro [;)]

Para ajudar na indecisão [:D]

Honda CBF 600 SA Muitos Extras, 4.500 EUR, Coimbra - Standvirtualhttp://www.standvirtual.com/motos/Honda/CBF/M138371/

http://www.standvirtual.com/motos/Honda/Hornet/CB600F/M118842/

Esta hornet [br:)]

O objectivo do meu post era ajudar, não confundir :(

Muitas coisas que eu referi no post já não se aplicam, poupa-se alguns euros em alguns equipamentos e muito do "sacrifício" que eu falo, tal como ter mais frio e ficar com dores nas costas e braços do "esforço" de conduzir uma moto já não se aplica pois já existe o hábito.[:D]

Então a escolha deve ser (quanto a mim) primeiramente feita com calculadora. Depois é ver se a diferença de valores pode ser paga com o maior ou menor prazer que cada veiculo oferece.[;)]

Acredita que ajudaste [;)]!

O carro já tem uns anos bons, e a mota seria para lhe dar algum descanso de vez em quando, pois se comprar um carro pelos 5000€ ando sempre com carros velhos, e velho por velho tenho este.

Daqui a uns 2-3 anos, aí sim daria para comprar um carro novo ou quase novo.

Tambem há a opção do crédito, e aí comprava um carro, mas não quero entrar por esses caminhos.

Eu tenho uma mera 125cc pois ainda não tive tempo para ir tirar a de 250cc :sh)

O seguro da minha mota é o mais baixo possível pois está em nome duma pessoa com carta de mota há imenso tempo e como tal, pago o menos possível.

Andar de mota é totalmente diferente do que andar de carro, mas com este tempo...Ainda só andei 4/5 vezes com a minha este ano, mas tenciono andar com ela todos os todos os dias mal esteja bom tempo pois gasto 1/4 de combustivel do que gasto com carro [;)]

Para ajudar na indecisão [:D]

Honda CBF 600 SA Muitos Extras, 4.500 EUR, Coimbra - Standvirtual

Honda Hornet CB600F, 4.800 EUR, Terrugem - Sintra - Standvirtual

Esta hornet [br:)]

Sim, o tempo tem estado uma bela porcaria este ano, mas entretanto o sol está aí.
As hornets acho que são estupidamente caras, é um modelo que deu muitas provas mas mesmo assim acho que é um exagero.

Experimentei uma 125 (CBF), mas aquilo arrasta-se muito, mas também não consome nada. [br:)]

Back