Dilema de um amigo

mapas

New member
Imaginem que têm um amigo desempregado com 35 anos. Esse amigo tem a possibilidade de fazer um CET de Tecnologia Mecânica. Valerá a pena em termos de saída profissional ou é mais um setor saturado de desempregados?

pá prontos.
Uns vão dizer que o "saber não ocupa lugar".
Outros que mais vale emigar...
Outros que não sei quê.[:D]

Acho que depende das ambições do teu amigo e da zona de residência. Há zonas com mais ou menos empregos nessa área.

Acho que depende das ambições do teu amigo e da zona de residência. Há zonas com mais ou menos empregos nessa área.

Trata-se da zona Norte Litoral, mas ele vai atrás de emprego onde houver.

Nenhum sector está saturado de bons profissionais.

Verdade. Mas deixa-me perguntar uma coisa: Há engenheiros mecânicos no desemprego? Se houver, então é provável que quem tem um CET nessa área ainda esteja em piores condições de arranjar trabalho, certo?

Trata-se da zona Norte Litoral, mas ele vai atrás de emprego onde houver.

Verdade. Mas deixa-me perguntar uma coisa: Há engenheiros mecânicos no desemprego? Se houver, então é provável que quem tem um CET nessa área ainda esteja em piores condições de arranjar trabalho, certo?

Errado. Um engenheiro mecânico, pouco sabe para além de teoria e não suja as mãos.

Alguém com um CET põe as mãos na massa, e é algo que faz falta em Portugal.

As valências são diferentes.

Um não substitui o outro. Nem para um lado nem para o outro.

Verdade. Mas deixa-me perguntar uma coisa: Há engenheiros mecânicos no desemprego? Se houver, então é provável que quem tem um CET nessa área ainda esteja em piores condições de arranjar trabalho, certo?[/

A minha afirmação não ia nesse sentido. Se o teu amigo vai tirar o curso apenas para pendurar o diploma na parede mais vale não perder tempo. Não é o diploma que garante uma saída profissional.

A minha afirmação não ia nesse sentido. Se o teu amigo vai tirar o curso apenas para pendurar o diploma na parede mais vale não perder tempo. Não é o diploma que garante uma saída profissional.

é verdade, muitas pessoa ainda não perceberam que o curso vale Zero, o que vale é as competências que se aprendem ao longo do curso.

muitos andam a passear os livros a fazerem as cadeira com nota minima (10) e depois admiram que quando acabam o curso (muitas vezes demoram 6 anos a fazerem um curso de 3) de não terem emprego ou de não progredirem na carreira.

Imaginem que têm um amigo desempregado com 35 anos. Esse amigo tem a possibilidade de fazer um CET de Tecnologia Mecânica. Valerá a pena em termos de saída profissional ou é mais um setor saturado de desempregados?

Ele que avance e que se esforce por ser o melhor naquilo que faz. Quem sabe fica numa empresa onde irá estajiar.

Errado. Um engenheiro mecânico, pouco sabe para além de teoria e não suja as mãos.

Alguém com um CET põe as mãos na massa, e é algo que faz falta em Portugal.

Isso são mitos antigos que foram ficando na mente das pessoas...
Hoje em dia qq eng. mec tem obrigação de fazer tudo o que faz alguem com CET. Pode não ser tão perfeito nas manualidades mas sabe.

Antigamente é que existia o eng. de bata e de mão no bolso.. Há muitos anos que deixou de ser assim.

Isso são mitos antigos que foram ficando na mente das pessoas...
Hoje em dia qq eng. mec tem obrigação de fazer tudo o que faz alguem com CET. Pode não ser tão perfeito nas manualidades mas sabe.

Queres que eu te apresente 2 ou 3 engenheiros mecânicos que nem abrir um capot sabem ? :confused:

Antigamente é que existia o eng. de bata e de mão no bolso.. Há muitos anos que deixou de ser assim.

Então não lidamos com os mesmos engenheiros mecânicos [;)]

Isto é cada vez mais um país de teóricos protegidos pelos pais que não querem ver os filhinhos a degradarem-se ou a rebaixarem-se.

Um engenheiro (competente) tem de saber substituir um funcionário que está a enquadrar em qualquer tarefa profissional deste último.

Por isso te volto a dizer que não devemos viver no mesmo país...

Queres que eu te apresente 2 ou 3 engenheiros mecânicos que nem abrir um capot sabem ? :confused:

Isto é cada vez mais um país de teóricos protegidos pelos pais que não querem ver os filhinhos a degradarem-se ou a rebaixarem-se.

Um engenheiro (competente) tem de saber substituir um funcionário que está a enquadrar em qualquer tarefa profissional deste último.

Exactamente! Tal como um treinador de futebol deve saber marcar golos como o Ronaldo e defender uma baliza como o Casillas.

Se quiseres apresento-te um Engenheiro Mecânico que nem sequer mexe em carros ou motores.
Também há muito isso, por ser Engenheiro Mecânico tem de mexer em carros e motores, sei de uns quantos que se mexem nisso é em casa ou com os amigos.
O que se dará neste CET dá o Engenheiro Mecânico no primeiro e segundo ano, ou seja, o ideal é haver um Técnico com o CET e outro Eng. Mecânico, sem pensar noutras circunstâncias era a parceria perfeita.

Ora bem, eu como ex-aluno de CET(falta-me o estágio) digo que dependendo do programa e estabelecimento, pode ser um excelente complemento de Formação, principalmente para quem já trabalhe ou queira/tenha emprego em vista.
Costumam ser cursos com boas bases teóricas e prácticas, se for num Politécnico chega-se a ter cadeiras da Licenciatura que for equivalente.
Tive 3 colegas com mais de 35 anos, dois já trabalharam na área e era para complemento/ajuda a obter cargos superiores.

Se é uma área em que "ele" gosta, deve avançar, se for noturno pode ainda complementar com algum "biscate"(visto estar desempregado)

Hoje em dia qq bandalho desmonta um carro através de tutoriais do youtube e dum service manual sacado nos torrents... Mal do eng mec que não consiga.
Vivemos uns tempos em que a informação está ao alcance de todos. Basta querer e tudo se consegue.
Já lá vai o tempo em que o conhecimento era exclusivo de x ou y.

Meu caro, não fazes a mínima do que são as competências de um engº Mecânico.

Um engº Mecânico é "formatado" para criar e desenvolver. No caso dos automóveis, não tem, de modo algum de sujar as mãos. Tem de saber termodinâmica, mecânica de materiais, desenho técnico, etc. para que se possam criar as viaturas, para posteriormente alguem sujar as mãos a mexer nessa viatura.

Alguns devem pensar que o carro cai diretamente da cegonha para o stand e que só há vida (engs mecanicos) no pós venda [8b]

Meu caro, não fazes a mínima do que são as competências de um engº Mecânico.

Um engº Mecânico é "formatado" para criar e desenvolver. No caso dos automóveis, não tem, de modo algum de sujar as mãos. Tem de saber termodinâmica, mecânica de materiais, desenho técnico, etc. para que se possam criar as viaturas, para posteriormente alguem sujar as mãos a mexer nessa viatura.

Alguns devem pensar que o carro cai diretamente da cegonha para o stand e que só há vida (engs mecanicos) no pós venda [8b]

[:)] [:)] [:)]

E ficamos por aqui. [;)]

:sh)

Se quiseres apresento-te um Engenheiro Mecânico que nem sequer mexe em carros ou motores.
Também há muito isso, por ser Engenheiro Mecânico tem de mexer em carros e motores, sei de uns quantos que se mexem nisso é em casa ou com os amigos.
O que se dará neste CET dá o Engenheiro Mecânico no primeiro e segundo ano, ou seja, o ideal é haver um Técnico com o CET e outro Eng. Mecânico, sem pensar noutras circunstâncias era a parceria perfeita.

A Engenheria Mecânica muito pouco tem a haver com automóvel, a não ser um ramo especifico direcionado para automóvel (Engenharia Mecânica Automóvel) que é outro curso. Por isso é perfeitamente normal um Engenheiro Mecânico não perceber de carros.

Estou a tirar Eng Mecânica, e as unicas cadeiras em que abordamos assuntos relativos à parte automóvel, são uma introdção à engenharia, em que pouco se aprende para além de tipos de motores e compressores ou turbocompressores, e outra que que se se aprofunam mais os calculos dos diferentes ciclos de motores. Tudo o resto do curso é mais direcionado para calculo estrutural e fluidos, que indirectamente também tem a haver com a industria automóvel, mas na parte de desenvolvimento, não propriamente com o "arranjar carros".

Mapas, Relativamente ao CET, fiz precisamente esse CET antes de entrar em Engenharia, acho que se o teu amigo não tem experiência na área de metalomecânica não é o CET que o vai preparar para uma mudança na vida profissional e trabalhar nesta área. Na altura que eu tirei o CET, era basicamente direcionado a trabalhadores na área, e a pessoas que já tivessem uma base de formação em metalomecânica. O que ele vai aprender no curso é basicamente um aprofundamento de conhecimentos sobre calculo, projeto e processos de fabrico que são um pouco como uma introdução ao Curso superior.

Last edited:
Back