Acho que depende das ambições do teu amigo e da zona de residência. Há zonas com mais ou menos empregos nessa área.
Nenhum sector está saturado de bons profissionais.
Trata-se da zona Norte Litoral, mas ele vai atrás de emprego onde houver.
Verdade. Mas deixa-me perguntar uma coisa: Há engenheiros mecânicos no desemprego? Se houver, então é provável que quem tem um CET nessa área ainda esteja em piores condições de arranjar trabalho, certo?
Verdade. Mas deixa-me perguntar uma coisa: Há engenheiros mecânicos no desemprego? Se houver, então é provável que quem tem um CET nessa área ainda esteja em piores condições de arranjar trabalho, certo?
Verdade. Mas deixa-me perguntar uma coisa: Há engenheiros mecânicos no desemprego? Se houver, então é provável que quem tem um CET nessa área ainda esteja em piores condições de arranjar trabalho, certo?[/
A minha afirmação não ia nesse sentido. Se o teu amigo vai tirar o curso apenas para pendurar o diploma na parede mais vale não perder tempo. Não é o diploma que garante uma saída profissional.
Imaginem que têm um amigo desempregado com 35 anos. Esse amigo tem a possibilidade de fazer um CET de Tecnologia Mecânica. Valerá a pena em termos de saída profissional ou é mais um setor saturado de desempregados?
Errado. Um engenheiro mecânico, pouco sabe para além de teoria e não suja as mãos.
Alguém com um CET põe as mãos na massa, e é algo que faz falta em Portugal.
Isso são mitos antigos que foram ficando na mente das pessoas...
Hoje em dia qq eng. mec tem obrigação de fazer tudo o que faz alguem com CET. Pode não ser tão perfeito nas manualidades mas sabe.
Antigamente é que existia o eng. de bata e de mão no bolso.. Há muitos anos que deixou de ser assim.
Queres que eu te apresente 2 ou 3 engenheiros mecânicos que nem abrir um capot sabem ?
Então não lidamos com os mesmos engenheiros mecânicos []
Isto é cada vez mais um país de teóricos protegidos pelos pais que não querem ver os filhinhos a degradarem-se ou a rebaixarem-se.
Um engenheiro (competente) tem de saber substituir um funcionário que está a enquadrar em qualquer tarefa profissional deste último.
Por isso te volto a dizer que não devemos viver no mesmo país...
Queres que eu te apresente 2 ou 3 engenheiros mecânicos que nem abrir um capot sabem ?
Isto é cada vez mais um país de teóricos protegidos pelos pais que não querem ver os filhinhos a degradarem-se ou a rebaixarem-se.
Um engenheiro (competente) tem de saber substituir um funcionário que está a enquadrar em qualquer tarefa profissional deste último.
Exactamente! Tal como um treinador de futebol deve saber marcar golos como o Ronaldo e defender uma baliza como o Casillas.
Hoje em dia qq bandalho desmonta um carro através de tutoriais do youtube e dum service manual sacado nos torrents... Mal do eng mec que não consiga.Queres que eu te apresente 2 ou 3 engenheiros mecânicos que nem abrir um capot sabem ?
Meu caro, não fazes a mínima do que são as competências de um engº Mecânico.
Um engº Mecânico é "formatado" para criar e desenvolver. No caso dos automóveis, não tem, de modo algum de sujar as mãos. Tem de saber termodinâmica, mecânica de materiais, desenho técnico, etc. para que se possam criar as viaturas, para posteriormente alguem sujar as mãos a mexer nessa viatura.
Alguns devem pensar que o carro cai diretamente da cegonha para o stand e que só há vida (engs mecanicos) no pós venda [8b]
Se quiseres apresento-te um Engenheiro Mecânico que nem sequer mexe em carros ou motores.
Também há muito isso, por ser Engenheiro Mecânico tem de mexer em carros e motores, sei de uns quantos que se mexem nisso é em casa ou com os amigos.
O que se dará neste CET dá o Engenheiro Mecânico no primeiro e segundo ano, ou seja, o ideal é haver um Técnico com o CET e outro Eng. Mecânico, sem pensar noutras circunstâncias era a parceria perfeita.
Típico deste país, comparar qualquer assunto sério com o futebol :sh)
[] [
] [
]
E ficamos por aqui. []
:sh)