não te rias... eu sei que é mesmo assim... e o caso que tenho é de bem perto!.... infelizmente sei do que falo
Eu sei muito bem do que falo, porque tenho formação nível III e posterior licenciatura na área, alguns estágios, e já há algum tempo trabalho em hotelaria, em vários locais.
Uma coisa, é haver licenciados a servir á mesa; outra, é pedirem-te uma licenciatura para servir á mesa[

]
A esmagadora maioria dos empregados de mesa tem formação em escola de hotelaria (nível III, equiv. 12º ano), outros 12º ano, outros nem isso.
Claro que há muitos empregados de mesa licenciados na área da hotelaria, assim como há licenciados a trabalhar em lojas de roupa no shopping, ou na caixa de hipermercados, mas não é a maioria.
Simplesmente, a vida está difícil, nem sempre se consegue um bom trabalho, quando se acaba o curso não se tem muita experiência, e muitos são "aliciados" a começar "por baixo", com perspectivas de subir, o que nem sempre se concretiza.
Nem sempre valorizam da maneira mais correcta a formação das pessoas, subaproveitando-as... Muitas das empresas da área ainda funcionam "à moda antiga", em que os "putos" que saem da escola têm a mania que sabem tudo, mas o pessoal com 30 anos de profissão, sem formação, e com maus hábitos de trabalho, é que é o pessoal bom[8b] E o "patrão", que não tem formação na maioria dos casos, é que sabe[8b]
Depois, vai-se para a televisão dizer que há falta de pessoas com formação na área, e que há restaurantes no Algarve que não abrem no Verão por falta de empregados qualificados.