[Dilema] Uso ocasional: Comprar ou alugar?

[Dilema] Uso ocasional: Comprar ou alugar?

• Comprar

Votes: 1 10.0%
  • Alugar

Votes: 7 70.0%
  • Outra (Qual?)

Votes: 2 20.0%

• Total voters
    10

Empregado

New member
Ando aqui num brainstorming dos diabos.

De momento não tenho carro próprio.
Preciso de um carro por ~7,8 semanas repartidas aleatoriamente ao longo do ano, entre 3 a 6 anos.

Nesse período de tempo, o uso de carro é indispensável e insubstituível.

A questão é:

- Compro um charuto qualquer por um valor simpático, tipo 400, 500 euros?

- Vou alugando um conforme as necessidades?

Não sou exigente, não preciso de um máquinao, nem me perturba que me vejam com um carro "velho". [:D]
Alias, até gosto de velharias.

Não consigo chegar a uma conclusão em relação aos custos/benefícios de cada opção.

O que pensam em relação ao assunto?

Obrigado

:)

Já ponderaste o mob car sharing por ex? A carristur tem um serviço desses, pagas uma anuidade, tens combustível, portagens e estacionamento incluído em algumas zonas de Lisboa (caso sejas de Lisboa), o carro levantas e deixas nas zonas próprias a combinar.

Comprares um carro aí por 500eur, vais ter sempre despesas como seguro, ipo, iuc e manutenções pois parado também se estraga...

Já ponderaste o mob car sharing por ex? A carristur tem um serviço desses, pagas uma anuidade, tens combustível, portagens e estacionamento incluído em algumas zonas de Lisboa (caso sejas de Lisboa), o carro levantas e deixas nas zonas próprias a combinar.

Comprares um carro aí por 500eur, vais ter sempre despesas como seguro, ipo, iuc e manutenções pois parado também se estraga...

Não conheço esse serviço, vou pesquisar.

Em relacao aos custos do carro, tenho consciência, já tive veiculo próprio antes.

Mas quando comparo com o que vou gastar em alugueres, faz me pensar...

Explica melhor essa situaçao de precisares de carro em certas semanas para podermos analisar a questão.

Explica melhor essa situaçao de precisares de carro em certas semanas para podermos analisar a questão.

basicamente é para convencer as chicas no engate, aquelas que dão bola, o que até é fraco tendo em conta que o ano tem 52 semanas [:D]

para isso comprava o de 400 eur, elas vão é no paleio [:cool:]

Bom, já espreitei o Mob CarSharing mas não é adequado tipo de utilização que preciso.

Cada período de 24h são ~80 euros.
Demasiado caro.

Obrigado pela sugestão na mesma.

basicamente é para convencer as chicas no engate, aquelas que dão bola, o que até é fraco tendo em conta que o ano tem 52 semanas [:D]

para isso comprava o de 400 eur, elas vão é no paleio [:cool:]

Paleio, sem duvida é o que conta. [:D]

A explicação da necessidade ocasional é simples.
Apenas preciso de utilizar carro para os meus afazeres durante os periodos de tempo indicados.

Podem ser 2 semanas consecutivas ou ate 3.
Como também pode ser apenas 1.
Como referi, é aleatório.

E já agora, tens ideia dos kms que vais fazer nessas ocasiões? Se não forem tantos quanto isso, se calhar o desgaste do carro e custos de manutenção não serão altos...é claro que precisavas de ter muita sorte para encontrar um carro de 400€ que não precisasse de algum arranjo...

por 600/700€ já encontras carros com 15 ou 16 anos. se andares pouco e devagar és capaz de nem gastar outro tanto em 3 anos, fora combustíveis. a vender és capaz de perder 200€ em 3 anos também.

E já agora, tens ideia dos kms que vais fazer nessas ocasiões? Se não forem tantos quanto isso, se calhar o desgaste do carro e custos de manutenção não serão altos...é claro que precisavas de ter muita sorte para encontrar um carro de 400€ que não precisasse de algum arranjo...

Aponto, no maximo dos máximos, para 5.000 km/ano.

Contas "à sapateiro":

Compra de carro "que ande": 1.000€
Seguro/selo/inspeção: 200€
Revisão anual: 200€
O resto (portagens, estacionamento, combustível...) é igual, seja alugado ou comprado.

Em 5 anos gastas facilmente 2.000€ (se não houver surpresas tipo avaria grave) e o carro ainda deve valer 500€. Sendo o teu carro não estás dependente de nada, nem de ninguém.

Se fosse comigo, desde que estacionar no dia-a-dia não fosse problema eu comprava, mas sou daqueles que gosta do sentimento de posse...

Se não és exigente no carro e se te chega um charuto qualquer, sem duvida a melhor opção é comprar um charuto abaixo de 1000 euros.

Se não queres ter chatices nem preocupações com o carro (Garagem, seguro, inspecao, etc) ai siga com o alugar. Sendo que se te calha um aluguer em epoca alta, és capaz de largar 500 euros so por uma semana.

O que não faltam aí são rent-a-car a preços de arromba. [;)]

Quais?

Vou precisar de carro durante 1 mês no verão em Portugal, os precos mais baratos que encontrei, para o carro mais fraco, foram à volta de 1000€.

Por esse preco compro um charuto, pago seguro, selo e IPO e nas próximas férias já nao vou ter que pagar 1000€ outra vez...

Eu preferiria alugar. Empatar nem que sejam 1000€ num carro que está "como estiver" e andar a pagar seguro, IUC, IPO e revisões, mais eventuais avarias já estamos a falar de algum dinheiro. Por cima disto, pelos vistos, quando usares o carro, vais ter pouco tempo disponível e ainda despender parte desse tempo a levar o carro ao mecânico, à IPO, eventualmente ficar pendurado porque a bateria morreu ou outro problema qualquer, etc. não me parece adequado ao teu perfil. Por cima disto, tu próprio dizes que é aleatório. Se calhar este ano até precisas do carro algumas vezes, mas com as voltas que a vida dá, se calhar para o ano só o usas uma semana ou duas e no ano a seguir nem lhe pões os olhos em cima. E ficas com um carro nas mãos para nada.

Na minha opinião, a melhor escolha parece mesmo alugar quando precisares.

Também sou da opinião de alugar.

Nem é por nada racional, é mais porque o facto de não se precisar sempre do carro acaba por ser uma lotaria:
Tens carro, nao precisas... ok, onde fica?
Entretanto precisas do carro, que já é charuto... Será que pega?
O suprassumo desta história é que acabas por alugar um carro pk o raio do senil carro que tens teve um amok qualquer e não há tempo para estar arranjado entretanto.

Sinceramente, no thanks.

Já tive na tua situação a tempos , alias ate deve estar algures no forum, optei por comprar um uno 500 euros , esses carros estando bons não dão chatices e se avariar é tudo barato, resulta que andei no carro bastante tempo, só gastei gasolina , o vendi por 550 , ainda ganhei 50 paus, tens é que escolher bem , se vais comprar um rover , o um volvo , o coisas d o genero ai não há milagres , o mais simples que podes encontrar mesmo agora , são unos , ax .

Back