Direção com folga

apsol

New member
Pois bem, já há algum tempo que noto uma folga na direção quando estou parado principalmente, se virar para um lado e para outro oiço um toc toc e a tal folga, depois de ver montes de vídeos e andar por baixo do carro a ver de onde vinha a folga, agarrei em várias partes do braço de direcção e fiquei com a certeza que era daquela rótula que aperta na caixa de direcção, pois a ponteira ainda estava boa mas pelo sim pelo não comprei o braço completo.

Tirei o braço antigo e reparei que a rótula de dentro estava com a massa da cor da ferrugem e ao rodar sentia umas saliências no rolamento, pensei está resolvido.
Meti o novo, tentei pôr o mais igual possível para não comer o pneu até à oficina.

Monto tudo de volta vou fazer o teste de virar o volante para um lado e para o outro, a folga está lá na mesma e parece que está ligeiramente maior e mais metálica. Além de que agora tenho o volante torto (é normal?).

Não percebo o que se passou, será que a folga é dentro da caixa de direção?

Outra coisa, quando mudei o braço levantei só o lado esquerdo e com o volante todo virado para a direita , será que fiz mal? Estou a pensar se fez muito esforço e danificou alguma coisa. :confused:

se tu a apalpares o material não dás com o problema, imagina daqui sem ver
só te posso aconselhar a levares isso a uma oficina

se tu a apalpares o material não dás com o problema, imagina daqui sem ver
só te posso aconselhar a levares isso a uma oficina
Já levei, disseram que podia ser a cardan que liga a caixa ao volante, acho que foi isso que percebi.
O meu ibiza tem o mesmo comportamento, mas é so com ele parado e se andar a virar repetidamente de um lado para o outro... em movimento não faz nenhum barulho...

http://forum.autohoje.com/auto-ajuda/152775-normal.html

mas já leva 150k em cima. sempre o fez desde que o tenho (100k)
O meu também é um ibiza, 6j.
Também só noto quando estou parado, mas por acaso uma vez quando subi um passeio com a direção virada para a direita, senti a tal folga do lado esquerdo, isto antes de ter trocado o braço completo.

Já levei, disseram que podia ser a cardan que liga a caixa ao volante, acho que foi isso que percebi.

O meu também é um ibiza, 6j.
Também só noto quando estou parado, mas por acaso uma vez quando subi um passeio com a direção virada para a direita, senti a tal folga do lado esquerdo, isto antes de ter trocado o braço completo.

Eu troquei as ponteiras (porque uma delas estava rota) e ficou igual, aparenta vir da "inner tie rod" ou da caixa

o que sei é que se levantar as rodas e abanar a roda da esquerda sinto uma folga miscroscopica enquanto que na esquerda nao pelo que deve ser o tal "inner tie rod".

Last edited:
Se fosse o inner tie rod tinha ficado resolvido quando troquei o braço todo, o que não aconteceu. Por isso acho que vai ser da caixa de direção.

A ponteira estava boa no meu.

Já me disseram que podia ser esta peça, a rótula que prende à manga de eixo.

161jbj815-1.jpg

inner tie rod não fica no braço...

refiro-me a isto.

é veres donde vem o barulho, se da beira da roda ou mais perto do centro da caixa como o meu.

48521-CD485TieRodRebuild-6210.JPG

inner tie rod não fica no braço...

refiro-me a isto.

é veres donde vem o barulho, se da beira da roda ou mais perto do centro da caixa como o meu.
E o que é o braço/barra de direção senão isso que mostraste na foto ?

Na loja não vais dizer quero o inner tie rod para um ibiza.

O que mudei foi isto.

TRW JRA577

thumb

O meu carro estava a fazer isso e era a junta (popularmente "cruzeta") na coluna de direcção. Teve apenas de ser apertada.

não te esqueceste de montar nenhuma anilha nem nada?
Acredito que não. Fiz o inverso da desmontagem. Dei um aperto de 80nm com cola de rosca.

O meu carro estava a fazer isso e era a junta (popularmente "cruzeta") na coluna de direcção. Teve apenas de ser apertada.
Às tantas é disso. Isso é fácil de apertar? Ou é preciso desmontar a caixa?

Back