Direção constantemente desalinhada

Cessi

New member
Olá Malta, tenho uma carrinha renault IV, de maio de 2014.
Quando a comprei, achei estranho o fato de a mesma em estrada totalmente plana e reta, a direção virar para a direita.
Bom...ignorei o fato disso, quando passado 1 ano, os pneus da frente tinham desgaste lateral, claro que cheguei a conclusão é direção desalinhada.
Ao adquirir novos pneus, paguei a alinhagem, passado 1 ano, a carrinha já tentava devastar novamente a lateral dos pneus, alinhei para tentar obter o máximo do pneu, mas novamente a nova saga, troquei de pneus desta vez "Goodyear" a mesma coisa, lado direito devastado.

O que devo fazer, além de alinhar constantemente, é normal uma direção ficar desalinhar 1 ano \ 1 ano e meio?
Devo comunicar ao mecânico uma análise minuciosa referente a esse assunto?
Tudo bem que infelizmente as nacionais de Ovar ao Porto tanto a 109 como a 223 são uma miséria, e tanto eu como a minha esposa, já temos passando bastantes buracos e lombas deformadas (ou seja não são aquelas especificamente para abrandar são causa natural mesmo).

Quero conselhos vossos malta, e desde já obrigado, bom natal e boas festas para todos!

1 ano é normal para desalinhar, sim.. também já me aconteceu num mercedes que tive. Andava sempre a descair para a direita, mesmo depois de alinhado

agora, também já andei em carros que nunca desalinharam nada, apesar de centenas de milhares de km e alguns maus-tratos :)

Para desalinhar basta um minuto a roda acertar mais rudemente num buraco ou simplesmente ao subir um passeio ou ao estacionar fazer força contra o lancil lateralmente para o alinhamento ir logo para os porcos...

Agora ao referires que os pneus têm um desgaste lateral, já viste o camber/avanço.
Já viste se tens algum componente da suspensão danificada, amortecedores tortos, torre da suspensão, tudo isso modifica completamente o alinhamento, não é só meter as rodas paralelas e já está.
Há carros que tens de mexer nisso tudo, (camber/avanço) outros não.
Há parametros que as oficinas nem tocam.
Dá uma vista aqui, entenderás melhor.
https://revistadospneus.com/pt/2023/...e-alinhamento/.
E atenção no ecrã aos verdes e vermelhos, uma direção pode estar alinhada e verde sem estar a zero, agora presta atenção quando te dizem que está alinhada e vês a barra a vermelho no ecrã da maquina.

Última edição:
Não vou ajudar nada, mas a experiência diz-me que a maioria das casas de alinhamento são piores que sapateiros ...

Fica a questão: será que lhes interessa carros com pneus alinhados?

é como tudo: há delas que percebem mais ou menos o que estão a fazer e outras que nem por isso

uma casa que percebesse bem, mas mesmo bem a cena do alinhamento, isso de facto nunca vi

terás que abrir ou fechar mais a direção quando mandares alinhar. referes que num ano a direção desalinha completamente. olha, eu alinhei e 3 meses depois já está desalinhada. tenho que mandar alinhar novamente e ver essa cena de fechar ou abrir, acho que a direção está muito aberta, penso que é isso.

p.s: se é uma megane de 2014 é uma III quando deverá ter sofrido um segundo facelift. a IV só começou em 2016 e terminou recentemente.

Obrigado pelas respostas de todos vós

Atualização:

Infelizmente no dia 26 de Dezembro, tinha feito uma longa viagem (cerca de 160 km) os pneus não aguentaram por muito tempo, e começou a mostrar a banda de aço na lateral até a parte central ( pouca coisa cerca de 3 cm de largura) quando cheguei a casa, como não gosto deste tipo de situações, fui a uma loja de pneus no dia a seguir trocar, troquei por uns Toyo NanoEnergy 3 novos 75 Euros cada um, quando fui buscar a carrinha oficina dos pneus, o funcionário, não me alinhou a direção, porque o fole do lado esquerdo estava desgastado e a verter massa.
Parei de imediato a carrinha uma vez que o meu mecânico está de férias, começa amanhã ao serviço.
O rapaz disse que podia levar até á oficina sem problemas, só que a mesma fica a quase 32 km de casa e além disso a carrinha tem outros problemas mecânicos. Será aconselhável chamar o reboque através da seguradora?
Obrigado!

Bom dia, o meu andou 1 ano? com o fole roto....e não sabia...deve ter feito 10.000km ,parar a carrinha por causa disso acho um pouco exagerado mas compreendo a preocupação

Voltar
Superior