Direção pesada

tiagofranca

New member
Boa tarde,
É o seguinte, fui passar este fim-de-semana a Bragança e enquanto andava pelas estradas do Parque de Montesinho, do nada, a direção da minha carrinha ficou ligeiramente mais pesada e com um ligeiro ranger ao virar. No domingo de manhã quando liguei a carrinha para a tirar do parque do alojamento onde ficamos reparei que a mesma estava MUITO pesada, como se não tivesse direção assistida e rangia ainda mais ao virar, entretanto deixei-a a trabalhar para ir aquecendo, quando aqueceu, ficou melhor mas nunca como estava. Hoje peguei na carrinha de manhã e continua com a direção pesada.
O nível do óleo da direção está no máximo, a caixa não tem qualquer "babado" de óleo.
Alguém tem ideia do que poderá ser?

Enviado do meu 2406APNFAG através do Tapatalk

Se indicares qual a viatura em questão pode ajudar por vezes pode existir algum problema crónicao. Assim como existe mais que tipo de direção, electrica ou somente hidráulica.

Tens razão, esqueci-me desse pormenor!! 🤦🏼‍♂️
Renault Laguna II com direção hidráulica.

Se a direcção não é electrica, e é movida por correia verifica o estado dela e se está bem tencionada.

Se não encontrares defeito possivelmente pode ser algum problema interno da bomba. Mas é melhor recorrer a um mecânico.

Se a direcção não é electrica, e é movida por correia verifica o estado dela e se está bem tencionada.

Se não encontrares defeito possivelmente pode ser algum problema interno da bomba. Mas é melhor recorrer a um mecânico.
A correia está em bom estado (pelo menos assim aparenta) e está bem tencionada. Já estive a ver com o motor a trabalhar e não patina na polie da bomba nem "salta" por mau estado do tensor.
Abri também a tampa do depósito do óleo da direção e ele está a circular normalmente.

Pois se visualmente não encontras nada, pode ser algum problema na bomba.

Se tiveres maneira de colocar o carro no ar de forma segura com preguiças por exemplo.
Podes tentar analizar como está a direcção se algo poderá estar bloqueado.

Pois se visualmente não encontras nada, pode ser algum problema na bomba.

Se tiveres maneira de colocar o carro no ar de forma segura com preguiças por exemplo.
Podes tentar analizar como está a direcção se algo poderá estar bloqueado.
Pedi a um colega que tem duas preguiças e realmente ao rodar as rodas para um lado e para o outro elas parece que prendem em alguns pontos, não deslizam suave, e ouve-se um ligeiro ruído na caixa.
Muito provavelmente o problema até estará na caixa...

Pedi a um colega que tem duas preguiças e realmente ao rodar as rodas para um lado e para o outro elas parece que prendem em alguns pontos, não deslizam suave, e ouve-se um ligeiro ruído na caixa.
Muito provavelmente o problema até estará na caixa...

Tirando a hipótese de ter desferrado pois referes que o óleo foi trocado e esteja a nivel.

Tens uma boa probabilidade de ser a caixa, mas isso tem de ser alguém com tacto para analisar melhor, caso troques a caixa e ser da bomba ou vice versa.

Resolvido!!
O problema estava numa "cruzeta" de um dos cardans da coluna da direção na qual uma das "capas exterior" (não sei se tem algum nome específico 🤷🏼‍♂️) que a segura no local tinha ganho folga e saltou um pouco do lugar e ao virar o volante a cruzeta não conseguia fazer o movimento normal. Por prevenção foram trocadas as duas "cruzetas" da coluna e ficou novamente impecável. 👍🏼

Back