Director da Audi nos EUA: "O Volt é para idiotas"

1 - A Toyota e a Honda têm hibridos à venda há alguns anos... não me parece que sejam assim tão mais caros:

Prius - 27.000
Corolla 1.4 D4D - 25.000

Civic 1.4 - 22.000
Civic Hybrid - 23.000
Insight - 20.000

[...]
Automobilista, atenção que esses valores acontecem em Portugal porque o Estado Português carrega (bastante) nos impostos e esses carros têm benefícios fiscais.
Ou seja, o Estado Português tem uma grande influência directa no preço final dos carros, e nesse caso esse carros são apadrinhados pelo Estado Português que decide não "comer" tanto como num carro diesel ou num otto.

Isto não se passa noutros países, como por exemplo nos EUA país de origem desta discussão, onde comprar um híbrido não compensa economicamente.
Deixo aqui um post de um blog de finanças pessoais que cobre exactamente esse tópico.
Um confronto directo entre o Civic e o Civic Hybrid mostra que economicamente quem optar pelo híbrido sai a perder.
Eis o link: I Will Teach You To Be Rich: Hybrid cars don't save you money. Do the math!

Automobilista, atenção que esses valores acontecem em Portugal porque o Estado Português carrega (bastante) nos impostos e esses carros têm benefícios fiscais.
Ou seja, o Estado Português tem uma grande influência directa no preço final dos carros, e nesse caso esse carros são apadrinhados pelo Estado Português que decide não "comer" tanto como num carro diesel ou num otto.

Isto não se passa noutros países, como por exemplo nos EUA país de origem desta discussão, onde comprar um híbrido não compensa economicamente.
Deixo aqui um post de um blog de finanças pessoais que cobre exactamente esse tópico.
Um confronto directo entre o Civic e o Civic Hybrid mostra que economicamente quem optar pelo híbrido sai a perder.
Eis o link: I Will Teach You To Be Rich: Hybrid cars don't save you money. Do the math!

Antes de impostos:

Civic 1.4 MT- 15.600€
Insight - 16.200€
Civic Hybrid - 18.600€
Civic sedan 1.8 AT - 17.900€

No caso da Honda as diferenças são pequenas... ainda mais se verificar-mos que o Civic 1.4 não disponibiliza caixa automática. (no caso do Jazz 1.4 AT essa opção custa 1000€ o que poria o Civic nos 16.600... valor do Insight)

Corolla 1.4 D4D - 17.423€
Corolla 2.0 D4D - 18.125€
Corolla 1.6 gas. - 16.900€
Prius - 21.830€

Lexus GS 450h - 55.656€
BMW 535D - 51.046€
BMW 530i - 45.971€
Mercedes E 350 CDi - 45.900€
Mercedea E 350 CGi - 43.090€

Nestas duas são maiores as diferenças sendo que no caso dos SUV é impossivel comparar dentro da marca Lexus uma vez que é motorização única a 450h e ao comparar com outras marcas podemos estar a comparar equipamentos diferentes... por exemplo. No entanto coloquei os valores de acesso às versões mas com caixa automática.

O que ele diz tem razão de ser.

Eu estava a ler um artigo numa revista sobre o Volt, e sem dúvida que é um conceito interessante, mas 40.000€ na Europa? Por favor!

Ninguém da classe média vai gastar 40.000€ para poupar dinheiro em combustivel. Vai ser um carro para as elites mostrarem que são "green".

ainda não vi em preçario algum esse valor! 40.000 € ?

a cerca de 2 anos de comercialização de um automovel, com um conceito completamente novo, nenhuma marca divulga ou tem provavelmente valor finais de um veiculo.

3000€ de diferença entre o Civic 1.4 MT e o Civic Hybrid (penalizando o Hybrid) anda a par dos $2,940 de diferença no post, pelo que as contas são válidas.

Usando estes modelos como comparação (os outros são mesmo mais difícies de comparar), o consumo do 1.4 é 5.9 aos 100 e o Hybrid faz 4.6, consumos combinados para simplificar as contas. Temos uma diferença de 1.3 litros aos 100.

Em 10.000 KMs gastam respectivamente:
1.4: 590 litros
Hybrid: 460 litros

Sem entrar em guerras de preços, consideremos €1.149 como preço da gasolina.
Em 10000 kms gastariam:
1.4: 677,91€
Hybrid: 528,54€
Ou seja, o Hybrid fica, por cada 10000 kms, 149,37€ mais barato.

Se não me enganei nas contas, para obter o break even, é necessário muito fazer ~20 vezes 10 mil kms, ou seja só para lá dos 200 mil é que o Hybrid fica mais barato.

Como é claro, não contabilizei coisas como imposto de selo, revisões nem troca de baterias.

Por exemplo, alguém sabe qual a diferença, se é que a há, no imposto de selo nestes dois carros?
Caso o Hybrid seja significativamente mais barato por ano, isso reduz o número de kms até atingir o break event.

E as baterias? Qual a estimativa média de vida das mesmas?
Sei apenas que não são baratas e isso impacta muito o valor da manutenção.

Com os diesel passou-se exactamente a mesma coisa durante anos mas acabaram por vingar. [;)]
É verdade.
Se bem me recordo tal aconteceu porque o break even era atingido bastante mais depressa, um pouco para lá da barreira dos 100 mil, algo que (ainda) não acontece aqui.

ainda não vi em preçario algum esse valor! 40.000 € ?

a cerca de 2 anos de comercialização de um automovel, com um conceito completamente novo, nenhuma marca divulga ou tem provavelmente valor finais de um veiculo.
Já têm um valor final abaixo do qual não pode ser vendido sob pena de não terem lucro, por isso já têm, pelo menos, um valor em mente.
Não sei serão esses 40 mil, mas de certo já têm um valor.

Se tivermos em conta k os consumos ficam-se pelos 1L/100km em cidade com o motor de combustão a trabalhar. Isto feito em testes recentes.
Deve dar uma bela poupança anual, sem contar k para ir trabalhar e desde k não se ande mais de 60km dá para usar só o motor electrico.

Ao fim de 5 anos dará uma bela poupança! depende mto dos km's feitos.
O investimento inicial é k é mto grande

Ao longo dos anos este tipo de carros vai baixando bastante de preço, pois a tecnologia vai ficando mais banal e barata.

Como usado deve ser uma bela opção!

É verdade.
Se bem me recordo tal aconteceu porque o break even era atingido bastante mais depressa, um pouco para lá da barreira dos 100 mil, algo que (ainda) não acontece aqui.

Havia muitos casos na casa dos 200.000Km... mais recentemente o Smart, por exemplo, era de mais de 250.000Km.
Mas a media actual penso que deve andar pelos 50 a 70.000Km n maioria dos casos. Casos há que é ao Km0.

3000€ de diferença entre o Civic 1.4 MT e o Civic Hybrid (penalizando o Hybrid) anda a par dos $2,940 de diferença no post, pelo que as contas são válidas.

Usando estes modelos como comparação (os outros são mesmo mais difícies de comparar), o consumo do 1.4 é 5.9 aos 100 e o Hybrid faz 4.6, consumos combinados para simplificar as contas. Temos uma diferença de 1.3 litros aos 100.

Em 10.000 KMs gastam respectivamente:
1.4: 590 litros
Hybrid: 460 litros

Sem entrar em guerras de preços, consideremos €1.149 como preço da gasolina.
Em 10000 kms gastariam:
1.4: 677,91€
Hybrid: 528,54€
Ou seja, o Hybrid fica, por cada 10000 kms, 149,37€ mais barato.

Se não me enganei nas contas, para obter o break even, é necessário muito fazer ~20 vezes 10 mil kms, ou seja só para lá dos 200 mil é que o Hybrid fica mais barato.

Como é claro, não contabilizei coisas como imposto de selo, revisões nem troca de baterias.

Por exemplo, alguém sabe qual a diferença, se é que a há, no imposto de selo nestes dois carros?
Caso o Hybrid seja significativamente mais barato por ano, isso reduz o número de kms até atingir o break event.

E as baterias? Qual a estimativa média de vida das mesmas?
Sei apenas que não são baratas e isso impacta muito o valor da manutenção.

Civic 1.4 MT - 143,99€
Civic Hybrid - 115,28€
Insight - 115,28€

Corolla 1.4 d4d - 143,99
Corolla 1.6i - 143,99
Prius - 115,28€

É muito pouca diferença

Se o Volt é para "estúpidos" ou não, eu pessoalmente não sei, MAS o que sei, é que se nenhum construtor fizer algo para evoluir novos conceitos, estamos todos a hipotecar a médio/longo prazo o nossa mobilidade e "way of life"!:sh)

Alguém tem de desenvolver, experimentar e arriscar!apr:)

Os híbridos sempre foram massacrados, mas o que é certo é que continuam por aí a circular e são opções a ter em conta.[;)]

Quem sabe se isto não poderá ser principio de algo novo e revolucionário?

Last edited:
Civic 1.4 MT - 143,99€
Civic Hybrid - 115,28€
Insight - 115,28€

Corolla 1.4 d4d - 143,99
Corolla 1.6i - 143,99
Prius - 115,28€

É muito pouca diferença
Sim, 30€ por ano acaba por não ser significativo.
Estava curioso em saber os dados das revisões, que acredito que também não sejam muito diferentes, e qual o peso/necessidade de novas baterias.

Sim, 30€ por ano acaba por não ser significativo.
Estava curioso em saber os dados das revisões, que acredito que também não sejam muito diferentes, e qual o peso/necessidade de novas baterias.

Na Honda não sei, na Toyota as baterias duram tanto como o carro.

Nas contas feitas aí atrás, tenham em conta o custo de utilização (preço-retoma) e não os km a percorrer para absorver a diferença de preço.

Por exemplo, se um carro é 3.000 euros mais caro e é para ser trocado ao fim de p.ex. 4 anos, com desvalorização de 50%, a diferença a amortizar em combustível é de 1.500 euros enão de 3.000.

Enquanto os automóveis eléctricos tiverem apenas autonomia máxima de 200km, só os híbridos do género do Volt irão ser rentáveis! Os híbridos actuais são uma e permitam-me a expressão, treta, são apenas marketing, uma pessoa tem praticamente os mesmos consumos com um Prius ou Insigth que com um carro a gasolina. O motor eléctrico dos híbridos japoneses é irrisório que na prática pouca diferença fazem.

No Volt estamos a falar de um carro totalmente eléctrico mas que pode funcionar através de um gerador quando se precisar de fazer uma viagem maior. É um excelente compromisso e por enquanto é a proposta mais sensata e lógica que existe nestas tecnologias alternativas. Para terem uma noção e se existir o consumo médio de 1 litro por 100km imaginam a autonomia máxima de um carro como o Volt? Pois... Tudo leva a crer que será mesmo uma revolução.

Sou um acérrimo adepto do Biodiesel B100 mas isso fica para outro tópico...

O que mais piada vai ter é quando a VW estiver completamente desactualizada em termos tecnológicos.

Os outros andam todos a trabalhar no assunto (carros eléctricos)...a VW dorme à sombra dos TDI...

Não te preocupes que isso não vai acontecer [;)]

carros eléctricos não são nem novos nem revolucionários. são mais do tipo... centenário.

Eu sei isso[;)]

Estas-me a estranhar?[:)]

O que eu queria dizer, é que é da necessidade , dificuldades, e conjuntura que que se efectuam as grandes alterações de paradigmas[;)]

Algo tem de ser feito e muitas vezes pela tentativa/erro que se chega lá!

Na Honda não sei, na Toyota as baterias duram tanto como o carro.

Nas contas feitas aí atrás, tenham em conta o custo de utilização (preço-retoma) e não os km a percorrer para absorver a diferença de preço.

Por exemplo, se um carro é 3.000 euros mais caro e é para ser trocado ao fim de p.ex. 4 anos, com desvalorização de 50%, a diferença a amortizar em combustível é de 1.500 euros enão de 3.000.

Encontrei a resposta em sites americanos.
Para o Prius, a bateria dura aproximadamente 10 a 12 anos (entre 240 a 320 mil kms convertidos de milhas).
Após 10 mil ciclos de carregamento continuam com uma capacidade de 80%.
Quanto ao preço das baterias (todo o pacote), tem vindo a reduzir (como esperado), começou em algo como 4000 USD e agora deverá andar abaixo dos 2500 USD, e a Toyota espera conseguir reduzir para 1000€ muito em breve.

Dado que o break even se fica pelos 200 mil (pelas contas feitas acima), o ganho dependerá directamente de quanto estas durarem após essa barreira.
Mas voltará tudo à estaca zero com a aquisição de um novo pacote de baterias, claro que isto será para alguém que mantenha o carro todo esse tempo.

Back