Discos Rigidos Externos

citação:Originalmente colocada por PePa

Foliv
É muito complicado formatar isto?

Que é como que diz:

É só clicar com o botão direito, formatar, e depois escolher nfts?

Há diferenças na utilização ou é apenas burocracia do bits?

citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

é rigorosamente igual

Luís já não é a 1a nem a 2a vez que me esclareces em dúvidas de informática;)

Muito obrigado... continua e qualquer dia tenho que te pagar um copo.

citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

é rigorosamente igual

O que referes de "rigorosamente igual" é a facilidade com que se faz o processo de formatar em NTFS certo???

É que um sistema formatado em NTFS não é igual a um em FAT32, tirando o facto de que ambos a nivel do utilizador se utilizam da mesma forma...

PS: Quanto á "perola" foi um lapso meu,Onde escrevi 80Mb deveria estar MB para discos internos 3.5", sei perfeitamente a diferença entre MB e Mb bem como o respectivo processo de conversão,não era preciso era referires com os modos que referiste OK??

De qualquer modo, outro lapso que cometi foi assumir que estávamos a falar de soluções de 1.8" ou de 2,5" que são as mais praticas de serem utilizadas visto não necessitarem de alimentação externa, e neste caso não esgotam de facto o bus USB.

citação:Originalmente colocada por Foliv
O que referes de "rigorosamente igual" é a facilidade com que se faz o processo de formatar em NTFS certo???
citação:Originalmente colocada por PePa
Há diferenças na utilização ou é apenas burocracia do bits?

chega?

VI, já nao me recordo onde.. talvez na radio popular.. um disco externo de meio Tera por menos de 300 euros... até fiquei parvo.. a ver se descubro mesmo onde foi e ja vos digo..

quando comprar o meu disco externo vou procurar que tenha firewire e usb, pois tenho 1 controladora firewire onde n tenho nada ligado e nas usb2.0 tenho 5 ou 6 coisas ligadas... por isso os 400mb/s da firewire vão superar os teoricos 480mb da usb2.0

Yap, confirmo que é na Radio Popular que la está um disco de 500 Gigas ao preço de 189 euros

E pens de 1GB a 17 euros...

citação:Originalmente colocada por GJP

quando comprar o meu disco externo vou procurar que tenha firewire e usb, pois tenho 1 controladora firewire onde n tenho nada ligado e nas usb2.0 tenho 5 ou 6 coisas ligadas... por isso os 400mb/s da firewire vão superar os teoricos 480mb da usb2.0

Compra com interface eSATA e tens acesso bem mais rápido.

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

citação:Originalmente colocada por GJP

Compra com interface eSATA e tens acesso bem mais rápido.

n tenho sata no pc

citação:Originalmente colocada por bizarro

Tirenm-me só uma dúvida de nabo, se eu chegar com um disco desses a um PC publico onde s´o tenho privilégios de utilizador posso instalar sofware no disco e corre-lo normalmente?

Ninguem me pode ajudar?

Posso por exemplo ter o word instalado num disto externo, chegar a um PC qq ligar o disto e correr o word assim?

Quem diz o word, diz jogos, autocad.. etc..

Depende....

Ao instalares o WORD num PC com disco interno e externo, e definires a pasta de instalação principal no disco externo, MESMO nestas condições HÁ ficheiros que são instalados no computador onde está instalado o sistema operativo ( disco interno ) pelo que podes correr o WORD do disco externo DESDE QUE este esteja ligado ao PC onde estão o resto dos ficheiros essenciais para correr o WORD ( ou seja ligado ao pc com o disco interno onde foi instalado )

SE pegares nesse disco externo e tentares correr o word a partir desse disco externo mas ligado a outro computador o word não vái correr pois nao "encontra" o resto dos ficheiros essenciais...

O que se passa com o WORD passa-se com qualquer programa que "espalhe" ficheiros de instalação por todo o computador, independentemente da pasta e disco que designares como principal, ou seja word, acrobat, photoshop etc....

os programas que correm directamente e em condições do disco externo são aqueles que limitam os ficheiros que usam a directorios especificos e que se encontrem TODOS no disco externo, se precisar de algum ficheiro que se encontre no disco de outro computador que não ao que está ligado, normalmente não funciona.

Depende....

Ao instalares o WORD num PC com disco interno e externo, e definires a pasta de instalação principal no disco externo, MESMO nestas condições HÁ ficheiros que são instalados no computador onde está instalado o sistema operativo ( disco interno ) pelo que podes correr o WORD do disco externo DESDE QUE este esteja ligado ao PC onde estão o resto dos ficheiros essenciais para correr o WORD ( ou seja ligado ao pc com o disco interno onde foi instalado )

SE pegares nesse disco externo e tentares correr o word a partir desse disco externo mas ligado a outro computador o word não vái correr pois nao "encontra" o resto dos ficheiros essenciais...

O que se passa com o WORD passa-se com qualquer programa que "espalhe" ficheiros de instalação por todo o computador, independentemente da pasta e disco que designares como principal, ou seja word, acrobat, photoshop etc....

os programas que correm directamente e em condições do disco externo são aqueles que limitam os ficheiros que usam a directorios especificos e que se encontrem TODOS no disco externo, se precisar de algum ficheiro que se encontre no disco de outro computador que não ao que está ligado, normalmente não funciona.
Nao sabia.
E explica-me la so uma coisa.... os programas que se instalarem no disco externo, correm mais lentamente?

Obrigado Foliv!

Isso é uma má noticia então.. :D

Andava a ver se um disco desses me servia mas sendo assim lá vou poupar €€!

citação:Originalmente colocada por CMiguelQ

Depende....

Nao sabia.
E explica-me la so uma coisa.... os programas que se instalarem no disco externo, correm mais lentamente?

Depende da taxa de transferencia de dados do proprio disco e do interface que utiliza para comunicar o computador.

O que vai limitar a velocidade é o componente mais lento: ou o disco ou o interface.

Se tems um interface capaz de transferir 20MB/s e o disco somente consegue debitar 10MB/s, a velocidade que terás é a maxima que o disco conseguir dar, logo estarás limitado pelo disco.

Se tens um interface capaz de transferir 20MB/s mas o disco é capaz de transferir 40MB/s, será o interface que te estará a limitar o desempanho...

Posto isto, os discos internos dos PC's são normalmente de 3.5" giram a 7200rpm, utilizam o interface sata e conseguem debitar á volta de 60MB/s em media...

Muitos discos externos usam igualmente estes discos ( são exatamente iguais aos discos de um PC normal, simplesmente os colocam numa caixa, tanto é que podes abrir a caixa, tirar de lá o disco e colocar no teu PC se quiseres) pelo que nestes casos o que limita a performance é o interface utilizado USB ou firewire....

Resumindo:
Os discos são iguais, logo em condiçoes iguais terão performances iguais, no entanto quando utilizados como externos se forem discos bons estarão limitados pelo interface de comunicação com o PC o que pode diminuir a taxa de comunicação de dados, os discos esses tem a mesma performance.

Tirenm-me só uma dúvida de nabo, se eu chegar com um disco desses a um PC publico onde s´o tenho privilégios de utilizador posso instalar sofware no disco e corre-lo normalmente?

Ninguem me pode ajudar?

Posso por exemplo ter o word instalado num disto externo, chegar a um PC qq ligar o disto e correr o word assim?

Quem diz o word, diz jogos, autocad.. etc..

podes tentar arranjar aplicações que corram a partir de pen's/ discos externos. tenho um colega que tem na pen dele o firefox, um cliente de email, e mais algumas aplicações "portable" que correm a partir da pen! não sei que mais aplicações existem, mas "googla" "portable apps" e deves encontrar o que procuras!

Back