Distâncias curtas

Este que tenho agora, um Kia, aquece bastante depressa. Começa a gasolina, aí ao fim de 500m passa para GPL (a mudança ocorre quando o motor atinge a temperatura programada), e sensivelmente ao fim de um Km está na temperatura certa.

É natural que outras marcas tenham outros tempos de aquecimento. O percurso que faço nesta fase, obriga-me a andar em 2.ª e 3.ª, e se calhar é isso que provoca um aquecimento mais rápido, quando meto a 4.ª e a 5.ª já estou em autoestrada.

citação:Originalmente colocada por LM

Este que tenho agora, um Kia, aquece bastante depressa. Começa a gasolina, aí ao fim de 500m passa para GPL (a mudança ocorre quando o motor atinge a temperatura programada), e sensivelmente ao fim de um Km está na temperatura certa.

É natural que outras marcas tenham outros tempos de aquecimento. O percurso que faço nesta fase, obriga-me a andar em 2.ª e 3.ª, e se calhar é isso que provoca um aquecimento mais rápido, quando meto a 4.ª e a 5.ª já estou em autoestrada.

Eu faço muita cidade e por norma tenho a chance de deixar o carro deslizar em 4ª devido a não apanhar trânsito, mas quando tenho que andar em mudanças mais baixas confirmo que o aqueçimento é mais rápido sim.:)

citação:Originalmente colocada por LM

Este que tenho agora, um Kia, aquece bastante depressa.

Nos motores compostos integralmente por ligas leves, normalmente 3 a 4 minutos chegam para a água atingir a sua temperatura normal de funcionamento. O mesmo já não acontece com o óleo, mas se alguns carros já nem trazem indicador de temperatura do líquido de arrefecimento ("à la baixo de gama" dos anos 70 e 80, felizmente que nem todos!) que dizer então do termómetro de óleo ou do manómetro de pressão de óleo.

Quanto ao resto, R.T.F.M. que tá lá tudo. É dar à chave e ala que se faz muito tarde!

Por acaso o meu Kia tem indicador de temperatura. Durante a minha vida automobilística ganhei algumas manias e uma delas é durante a condução regularmente passar os olhos pelo painel do tablier, habituei-me porque normalmente estavam lá todos os ponteiros e luzes que indicavam o bom ou mau funcionamento do carro.

Por acaso tive um Rover 45 cujo manual dizia que era dar á chave e arrancar logo para poupar combustível e proteger o ambiente visto não haver qualquer vantagem em deixar o motor ao ralenti... Mas já vi que isto não é pacífico.

Em relação ás distâncias curtas, ontem estava no aeroporto á espera de embarcar e estava a observar os carros das companhias aéreas e da ANA (catering, follow-me, segurança do aeroporto, etc) e pus-me a pensar a esfrega que aqueles motores devem levar, passam uma vida a fazer distâncias curtíssimas tipo 500m para cá e para lá, o que eu acho é que um carro é feito para andar seja em AE ou no aeroporto, se não aguentar não é digno de se chamar carro.

Back