Dístico 80 Na Traseira Dos Comerciais.

Axo que está a haver uma enorme confusão. Quando tirei a carta de condução o limite de velocidade já era 80 km/h. A confusão está no facto de o pessoal confundir um ligeiro de mercadorias com um veículo misto. Corsas Van, Clios Van, Ibizas, etc são veículos mistos que, se forem ver ao código, os limites de velocidade são exactamente iguais aos dos ligeiros de passageiros. Ninguém, mas mesmo ninguém, pode multar uma pessoa que ande com um misto a 120km/h na autoestrada.

Cumprimentos

citação:Originalmente colocada por joaorif

Axo que está a haver uma enorme confusão. Quando tirei a carta de condução o limite de velocidade já era 80 km/h. A confusão está no facto de o pessoal confundir um ligeiro de mercadorias com um veículo misto. Corsas Van, Clios Van, Ibizas, etc são veículos mistos que, se forem ver ao código, os limites de velocidade são exactamente iguais aos dos ligeiros de passageiros. Ninguém, mas mesmo ninguém, pode multar uma pessoa que ande com um misto a 120km/h na autoestrada.

Cumprimentos
És capaz de ter razão.:)

Cumprimentos

Não! Um veiculo "comercial" como julgarmente se chama, é um VEICULO LIGEIRO DE MERCADORIAS e tem os limites de velocidade inferiores em 10 km/h aos ligeiros de passageiros (80 e 110).

Neste ponto já não posso dar certezas, mas julgo que os veiculos mistos (que antigamente usavam um "I" á frente) já nem existem, ou seja, são de passageiros ou de meercadorias. Mais uma vez, neste ponto sem certezas.

Cumprimentos

Cumprimentos

Errado.

Van's como o nome indica nalguns caso por exemplo: Clio SOCIETE, Saxo Entreprise.... são de mercadorias, mistos são por ex: Toyota Hiace de 6 lugares, vitos etc.... claro que se só tiverem 3 lugares são de mercadorias.

Claro que a lei está mal mas.... tenho os mesmos limites de velocidade para o mégane e para a minha Toyota BU15 de 1900 e troca o passo.

espero bem que esse TÓ não vá em frente senão lá vão aparecer umas multas

eu acho que isso já não era obrigatório.. mas nem pensem que vou colar uma ***** dessas nos comerciais q tenho, ai mas n ponho não!

Eu vou ver se tiro isto a limpo. Moro relativamente perto da escola de condução e vou ver se vou falar com o instrutor. É que eu tenho um clio comercial e fiquei com curiosidade. Mas não me parece que vá mudar os meus hábitos. No meu código, em autoestradas o limite é 140Km/h.
:D:D:D

Eu vou ver se tiro isto a limpo. Moro relativamente perto da escola de condução e vou ver se vou falar com o instrutor. É que eu tenho um clio comercial e fiquei com curiosidade. Mas não me parece que vá mudar os meus hábitos. No meu código, em autoestradas o limite é 140Km/h.
:D:D:D

o da lei é 110, agora claro que nunca vais ser multado a 115 nem a 120, mas se fores apanhado a 141 já é grave e se fosse passageiros era só a partir dos 151.

Oi pessoal desculpem lá por acaso não li o tópico todo mas sigam o próximo link e ficarão descansados.

http://www.dgv.pt/faq/veiculos_2.asp#v23

Ou seja, enquanto não houver regulamentação dos referidos dísticos não é obrigatório portanto não pode haver multas.

Porém é uma questão de tempo até os dísticos voltarem.

Cumprimentos

citação:Originalmente colocada por rpalma

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

Mas afinal é obrigatório ou não?

É, mas como em tudo em PT, legisla-se e colocam-se certos pontos sugeitos a posterior regulamentação, que depois se esquecem de fazer, sendo assim, o Geninho multa com base mo ponto 4 do artigo 28º mas o condutor não sabe como há de fazer para cumprir esse mesmo artigo!!
Penso que num procedimento legal essa multa não será válida, se não hover regulamentação, mas terá que ser em tribunal.
Quem perceber aí de direito que se pronuncie!

Queres Direito? Esta é uma norma aberta, que remete para um regulamento futuro a aprovar, mas tal como é moda em Portugal muitas vezes há norma geral mas o regulamento para a sua aplicação entra passado imenso tempo depois em vigor. Eu não tive tempo para saber se o regulamento referido já foi publicado, se já tiver sido publicado e já tiver entrado em vigor não há como fugir à multa, até porque não é aceite a ignorância da lei, para isso há a vacatio legis que é tempo que vai desde a publicação da lei e a sua entrada em vigor, e o tempo deve ser o necessário para a sociedade se adaptar a uma nova norma, e será tão mais curto ou comprido consoante a sua complexidade e alterações produzidas.
Se não houver regulamento não pode haver multa...

Abraço

Acho que o dístico é assim:

2005529213754_80c2.jpg

2005529213641_80c.jpg

Não sei para que serve o "80" mas pronto

citação:Originalmente colocada por Jarod

Acho que o dístico é assim:

http://forum.autohoje.com/uploaded/karbono/2005529213754_80c2.jpg[/img]

http://forum.autohoje.com/uploaded/karbono/2005529213641_80c.jpg[/img]

Não sei para que serve o "80" mas pronto

Lolo ja n basta um coitado andar de corsa A van...ainda podera ter que colar tokulantes na mala?
LOlol tass

acho muito bem a ver se os astras sport 1.3cdti (na realidade é 1.2) passam a notar-se e quem pagou para ter um 1.9cdti 150cv de 5 lugares ja n seja comfundido com os comerciais

citação:Originalmente colocada por 120D

acho muito bem a ver se os astras sport 1.3cdti (na realidade é 1.2) passam a notar-se e quem pagou para ter um 1.9cdti 150cv de 5 lugares ja n seja comfundido com os comerciais

tanta gente revoltada...

Voltar
Superior