Ditadura 2.0?

RedHeart

New member
Vem aí a ditadura 2.0?
Sem dúvida que muitas vezes me interrogo como tanto "bom trabalhador" gosta de morder a mão que o alimenta, mas a arbitrariedade que cabe na expressão «declarações públicas que prejudiquem a imagem dos serviços» também não é nada tranquilizante e faz lembrar outros tempos e/ou lugares.

Declarações públicas que prejudiquem "imagem" dos serviços são punidas

"Salvo quando se encontrem mandatados para o efeito, os colaboradores e demais agentes do organismo devem abster-se de emitir declarações públicas, nomeadamente quando possam pôr em causa a imagem da (nome do serviço ou organismo), em especial fazendo uso dos meios de comunicação social.

(...)

FONTE

Não sei onde está a tua admiração. Trabalho numa empresa privada em que o código de conduta é bem restritivo sobre esse assunto. As pessoas gostam de ver problemas onde não os há. Aliás vejam onde a luta pela "liberdade" nos trouxe.....

A única coisa que estranho é ter de se legislar em campos onde o bom-senso e responsabilidade por si só deveria bastar.

Não vais ter sucesso neste tópico, RedHeart.

Muitos dos participantes daqui estão plenamente a favor disso. E, se por acaso houver mesmo razões que justifiquem um colaborador maldizer da sua empresa publicamente, muitos aqui não gostam de tais actos.

Proactividade , bla bla bla é a palavra de ordem.

A única coisa que acho correcto é o colaborador maldizer de uma empresa mas sem razão mínima para isso.

O, que, na prática, são coisas bem distintas.

ahahahahah era o que faltava alguém poder fazer declarações públicas que prejudicam a entidade empregadora que lhes paga o ordenado.

obviamente que devia dar direito a despedimento por justacausa e um bacalhau.

Eu entendo o que se pretende, a lei apenas pretende restringir o uso abusivo dos meios de comunicação social, pois dizer mal de qualquer empresa baseado em apenas um ou dois casos pode arruinar a sua imagem e afectar a produtividade. Sou favorável ao whistleblowing e a legislação que proteja o denunciante. Mas só se pode vir a público quando já se tentou outras formas sem sucesso.

Vem aí a ditadura 2.0?
Sem dúvida que muitas vezes me interrogo como tanto "bom trabalhador" gosta de morder a mão que o alimenta, mas a arbitrariedade que cabe na expressão «declarações públicas que prejudiquem a imagem dos serviços» também não é nada tranquilizante e faz lembrar outros tempos e/ou lugares.
Isso parece feito à medida da manifestação feita pela PSP no aeroporto...

Mas, como já foi dito, faz sentido! Há que haver contenção e, sobretudo, bom senso na utilização do espírito crítico a que cada um tem direito! Desse modo, um empregado de uma empresa não procede bem lançando suspeitas infundadas sobre a mesma em declarações públicas! Se tiver razão no que pretender alegar, há sempre outras sedes mais adequadas!...

Back