[DIY] Instalando um Parrot (bluetooth) num Alfa 147

jts

New member
Boas noites! [;)]

Começo este tópico por dizer que o que vão ver aqui [21/07] não é um DIY já feito mas sim o diário de bordo da minha aventura a tentar fazê-lo ao longo dos próximos dias! :P

Se correr bem, no final sim, ficará um semi-interessante DIY para referência futura!

Para tal vou precisar de sorte, de jeito, tempo e por bastantes vezes da vossa ajuda! [:D]

Já há muito tempo que estava com ideia de instalar uma coisa do género, que me permitisse emparelhar o telemóvel, ligar um iPod ou outro mp3 qualquer, e desta foi de vez, comprei um kit da Parrot que me permite isso, através de bluetooth e ainda de um conector iPod/iPhone, uma entrada USB e uma entrada normal audio 3,5mm.

[21/07/2009]

Hoje vou-me limitar a mostrar o material e a área de trabalho, enquanto aproveito para ir delineando uma ideia de como quero as coisas. Em principio só começo a trabalhar a sério amanhã!

O "papagaio" em causa, um MKi-9100:

2gydssk.png

1zekp09.png

2nbass0.png

E aqui o sitio onde vai ser instalado:

v419jk.png

Reparem que já faltam os botões à unidade. Isto deve-se ao facto de já ter andado a ver se o tirava, acabei por só desencaixar a "moldura" e os botões saíram. Está muito complicado tirar aquilo, mesmo pondo duas chaves phillips fininhas que supostamente chegam aos pontos de desencaixe. É esse o desafio de amanhã [;)]

Estou a contar fazer algo semelhante lá pra janeiro. Ainda não percebi se esses mãos-livres funcionam mesmo com o rádio desligado (circuito de amplificação próprio).

Estou a contar fazer algo semelhante lá pra janeiro. Ainda não percebi se esses mãos-livres funcionam mesmo com o rádio desligado (circuito de amplificação próprio).

Sim Funcionam, tenho um CK3200 teem aplificacao interna

Já experimentaste arranjar uma chave para sacar rádios com orifícios redondos?

Estudaste a opção do x-carlink com BT? Já agora, quanto custou este kit?

Não sei quais são as funções deste Parrot nem o seu preço...podes indicar-nos?

Aqui há pouco tempo comprei o xcarlink com o módulo de bluetooth, o que o JGTB aí falou há pouco e que ele ajudou a montar numa odisseia daquelas [:D], e estou bastante satisfeito com o seu funcionamento.

Tem leitor de SD Cards e Pens USB descodificando MP3 e WMA. Depois emparelha com o tlm fazendo com que qualquer som (seja de música ou as chamadas/voz) passem pelo rádio...tem um microfone e permite atender a chamada no rádio.

Até agora tá a bulir bem apr:)

Aqui há pouco tempo comprei o xcarlink com o módulo de bluetooth, o que o JGTB aí falou há pouco e que ele ajudou a montar numa odisseia daquelas [:D], e estou bastante satisfeito com o seu funcionamento.

Tem leitor de SD Cards e Pens USB descodificando MP3 e WMA. Depois emparelha com o tlm fazendo com que qualquer som (seja de música ou as chamadas/voz) passem pelo rádio...tem um microfone e permite atender a chamada no rádio.

Em quanto te ficou?

Força com isso.
Se puderes tira fotos ao material sem os sacos de plástico.[;)]
Obrigado![;)]
Aqui fica o material todo fora de sacos:

15y6ie1.jpg

À esquerda o cabo com os interfaces iPod, USB e line-in 3,5mm. Em cima a caixa azul que é o centro das operações, em baixo disso o microfone duplo.
Depois mais à direita temos o ecrã (destacável) e o cabo que liga ao ecrã, para além de uma bolsinha para guardá-lo.
Bem mais abaixo é o controlo remoto, e alguns acessórios para instalá-lo (por exemplo, uma braçadeira caso queira prendê-lo ao volante). E à direita é cablagem toda que liga ao carro, rádio etc.

Já experimentaste arranjar uma chave para sacar rádios com orifícios redondos?

Estudaste a opção do x-carlink com BT? Já agora, quanto custou este kit?
Quanto à chave, já o consegui tirar! Depois mostro na actualização do dia.

X-carlink não conheço! :( Entre as opções que tinha estudado só tava um tal de icelink, demasiado caro para o que oferecia.

Este kit na redcoon custa cerca de 120€, com mais 10€ para portes. Eu comprei na Norauto mais caro um pouco mas eu tinha um vale de 95€ que expirava em Agosto, por isso valeu a pena.

O preço já disse acima [;)]

Quanto ao resto, este Parrot pertence à gama MKi que é certificada para iPod/iPhone. Existe o MKi-9000 que não tem ecrã, o MKi-9100 que é este e tem um ecrã OLED monocromático simples e o MKi-9200 que tem um ecrã a côres e entrada para cartões SD nesse mesmo ecrã. Sinceramente, ainda ponderei este último, que dependendo da loja era uns 40/50€ mais caro, mas um habitáculo com 2 ecrãs a côres deve ficar bastante mal.

O resto das funções são comuns dos MKi: todos têm bluetooth para emparelhamento com telemóvel e ainda interfaces para iPod, USB e jack 3,5mm. Com os ecrãs pode-se navegar pelos contactos, músicas (se tiver algo ligado nos interfaces digitais), etc. Por acaso não sei quanto a SMS, por exemplo.
Desculpem a ignorância, mas o connect já não tem telefone integrado?

O JGTB já ajudou a dar a resposta.

De facto, uma solução de cartão duplo/cartão gemeo é muito limitativa.

Primeiro, porque tenho que desligar o telemóvel sempre que entro ou ligo o carro. Caso não o faça, registam-se os 2 na rede o que faz com que nenhum funcione. E depois claro, tenho que ligar o telemóvel sempre que saio do carro.
Se receber uma SMS enquanto o telefone do carro está ligado, não fica no meu telemóvel. E vice-versa.

A solução de telefone integrado só é interessante a quem precisar de ter por exemplo um número apenas para o carro, por qualquer que seja a razão.

Last edited:
[22/07/2009]

[22/07/2009]

Más notícias hoje!

Consegui tirar o Connect Nav+ mas com ele veio uma péssima novidade.

A moldura que dizia eu se tinha "desencaixado", na verdade tinha sido algo bem pior a acontecer! [s)]

Partiram-se uma boa parte dos pontos de fixação aos parafusos da unidade!

2vt2vrt.png

Aqui a unidade a sair.

15yyuck.jpg

Já cá fora.

6qadmw.jpg

A "faceplate" já totalmente separada da unidade.

2z8vry0.png

Aqui as costas da faceplate, ou moldura, ou painel, que mostra os 8 pontos de fixação a parafusos, e a maior parte desses pontos estão bem danificados!

Já fui ao serviço de peças ver se podia comprar uma destas, mas o ridiculo é que só posso comprar a unidade completa (a um preço completamente obsceno), o que não me deixa outro remédio senão tentar o arranjo disto. Fixar bem o painel à unidade sem recorrer aos parafusos.

Já pensei em barrinhas repara-tudo tipo pattex e em super-cola 3, mas como são coisas de carácter permanente fico de pé atrás... se alguma coisa correr mal é mais dificil remediar.

Por isso para já comprei patafix que é uma massa de fixação não-permanente. Vou andar a fazer experiências e ver que tal me safo. A instalação do resto fica suspensa até resolver isto.

Se alguém tiver uma sugestão é bem-vinda [;)]

Epah ... fizes-te me**** ....

Eu tenho um Parrot 3200 ... mas montaram-me na Ford onde o comprei ...

Procura no ebay por esses faceplates ... deves arranjar.

No ebay deves encontrar disso, até porque deve haver pessoal com unidades dessas avariadas e que são posteriormente vendidas ás peças, digo eu..

Olhem que infelizmente não é assim tão fácil... nem unidades completas se encontra facilmente, e muito menos peças :(

Até porque nem há grande mercado para essa peça... nem toda a gente faz a estupidez que eu fiz [8b]

Curiosamente isso até aconteceu antes de querer instalar o Parrot... andei a mexer onde não devia e começaram a cair botões, depois fui insistindo para eles sairem todos e eu os guardar. Mais tarde é que iria tirar mesmo o "rádio" e montar tudo direitinho, e pensei que já que tinha que o tirar, aproveitava para fazer o que sempre quis que era pelo menos montar uma ligação para MP3...

Isso é que foi mesmo azar JTS :(

Eu se me tivesse metido a fazer o mesmo se calhar acontecia-me o mesmo...por isso é que pedi a alguns amigos com mais jeito para a coisa [:D]

Quanto a info sobre o xcarlink: xcarlink,audio link,ipod adapter,car mp3,iphone adapter,iphone, iphone interface,cd changer

O preço depende de onde o comprares, no meu caso foi via ebay...para aí uns 90€ pelo xcarlink e uns 70€ pelo módulo BT.

Mas se esse tem ecran e tudo, e por menos preço...parece-me melhor afinal.

Fui agora ver esse parrot, estava a ver se tinha feito mau negócio já que este tem ecrã e comando para o volante e tal...

Mas afinal estamos a falar de coisas diferentes.

Este Parrot não lê mp3 pois não? Ou seja ele apenas é uma ligação para ipod ou algo que o leia?

É que o que eu pretendi é algo que leia/descodifique mp3 (neste tens de ligar um leitor...coisa que eu não tenho nem quero ter), ou seja que meta um sd card ou uma pen e que possibilite ouvir mp3 no rádio que é todo xpto mas não lê mp3...não é do tempo [:)]

O xcarlink liga-se ao local de um cd changer de um qualquer rádio, e depois comanda-se (com o BT até atendo e desligo com os botões do rádio do cd changer) por este.

Resolvido!

Resolvido!

[22/07]

A patafix teve melhores resultados do que o esperado...

1549jte.jpg

Aqui apenas na faceplate enquanto eu testava se ficava bem seguro ou não.

2a63449.jpg

Depois do teste ter corrido bem, coloquei todos os botões no seu respectivo local.

kdlk5x.jpg

O resultado final, ainda antes de passar um paninho no ecrã [:D]

Ficou tudo muito estável e muito seguro! Apliquei com generosidade nos 8 pontos de fixação e até consegui apertar ou pelo menos "colar" todos os parafusos no seu respectivo local.

Agora fica guardadinho enquanto trato do resto.

Fui agora ver esse parrot, estava a ver se tinha feito mau negócio já que este tem ecrã e comando para o volante e tal...

Mas afinal estamos a falar de coisas diferentes.

Este Parrot não lê mp3 pois não? Ou seja ele apenas é uma ligação para ipod ou algo que o leia?

É que o que eu pretendi é algo que leia/descodifique mp3 (neste tens de ligar um leitor...coisa que eu não tenho nem quero ter), ou seja que meta um sd card ou uma pen e que possibilite ouvir mp3 no rádio que é todo xpto mas não lê mp3...não é do tempo [:)]

O xcarlink liga-se ao local de um cd changer de um qualquer rádio, e depois comanda-se (com o BT até atendo e desligo com os botões do rádio do cd changer) por este.
Ele lê mp3 e não precisa de um leitor. Para tal basta ligar uma pen à respectiva entrada USB [;)]

Back