Dizer k um motor é de 2 litros...

citação:Originalmente colocada por worldtiki

citação:Originalmente colocada por cloterico

Não!

Um kbyte = 1024 bytes. A razão de ser é que como um computador usa 0 e 1s logo um código binário. Daí que com 10bits consegues representar 1024 combinações - 2^10.
Maaaau! Não quê? Sim! :D

1024 bytes é representado por 1 kibibyte (KiB).

1000 bytes é o mesmo que 1 kilobyte (kB) ;)

Isso não é assim. Um Kilobyte (Kb) = 1024 bytes e por sua vez 1 byte = 8 bits, sendo cada bit zero ou um.
Esta é a "matemática" correcta. O que acontece é que, por razõs comerciais, e quando as unidades de grandeza atingiram os muitos megabytes (1024kb^2) ou gigabytes (1024mb^2), começou-se a utilizar o termo "kilobyte" para designar 1000 bytes, por uma questão de facilitismo. A confusão foi tal que alguém se lembrou de criar o kibibyte (kilo binary byte) para designar os 1024 bytes, aceitando que o kilobyte passasse de facto a designar 1000 bytes. Isto foi na lógica do "se não os podes vencer, junta-te a eles". Mas o termo nunca pegou.

citação:Originalmente colocada por Axxantis

Não!

Um kbyte = 1024 bytes. A razão de ser é que como um computador usa 0 e 1s logo um código binário. Daí que com 10bits consegues representar 1024 combinações - 2^10.

Isso não é assim. Um Kilobyte (Kb) = 1024 bytes e por sua vez 1 byte = 8 bits, sendo cada bit zero ou um.
Esta é a "matemática" correcta. O que acontece é que, por razõs comerciais, e quando as unidades de grandeza atingiram os muitos megabytes (1024kb^2) ou gigabytes (1024mb^2), começou-se a utilizar o termo "kilobyte" para designar 1000 bytes, por uma questão de facilitismo. A confusão foi tal que alguém se lembrou de criar o kibibyte (kilo binary byte) para designar os 1024 bytes, aceitando que o kilobyte passasse de facto a designar 1000 bytes. Isto foi na lógica do "se não os podes vencer, junta-te a eles". Mas o termo nunca pegou.

Mas voltando ao on-topic, eu não sou físico, mas sempre pensei que 1 litro = 1000 cm^3.
A diferença é que o litro não é uma unidade do sistema métrico internacional, ao passo que o cm^3 é, mas a relação é exactamente essa.
O que há é diferenças de massa em diferentes fluidos, isto é, 1 litro de água não pesa exactamente o mesmo que 1 litro de gasolina, mas isso é outra coisa.

Não!

Nos meus livros do secundário (tirei curso tecnico profissional de imformática) 1kbyte sempre foi 1024 bytes.
Num tal ouvi falar nesse kibibyte.

citação:Originalmente colocada por Tó Zé

citação:Originalmente colocada por Luís Miguel

1 litro = 1000cm3 de volume.

litros e cm^3 não poderiam ser de outra coisa que não volume.;)

A grandeza Litro (e seus múltiplos e submúltiplos) é uma medida de capacidade, ao passo que a grandeza metro cúbico (e seus múltiplos e submúltiplos) é uma unidade de volume.

http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2002/icm204/medidas_capacidade.htm

Já agora, parece-me que alguns precisavam de voltar aqui...

http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2002/icm204/

Oh Tó Zé, se calhar devias consultar melhor esse último link. Então diz-me lá uma coisa: se tiveres um litro de água, esse material no espaço naõ ocupa um volume???? A mim, parece-me que sim!! Quando metes gasolina no depósito do carro não me digas que ela não ocupa volume!!! Portanto é lógico que tem que haver uma correspondência entre uma medida de capacidade como o litro e um medida de volume como o m^3. Esta relação é dada por 1 litro = 1000 cm^3

citação:Originalmente colocada por mundano

Tenho ideia que 1 litro as vezes não é 1000 cm^3..

Basta mudar a temperatura...

Mas os gajos das ciencias que ilucidem..

se a densidade for alterada, volume que o liquido ocupa pode variar.

Ora vamos lá ver... 1000cm3 serão 1l... em algumas condições. Certo é que o volume não se altera... agora a capacidade de meter 1l de uma substancia nesse litro é que pode depender.

Em condições norma (1 atmosfera e uma temp que nao sei agora) 1000cm3 será 1 L de um material liquido se possivel, com a densidade de 1g/cm3.
A agua destilada pura, tem 1g/cm3. O mais aproximado que nós temos dessa agua pura é a agua que sai da maquina de secar roupa... mas está bem longe de ser com 1g/cm3.... pode ter mais ou menos! ;)

O que é certo é que... dizer que um motor é de 2 litros é calão... porque certo é que ele não tem uma capacidade de 2litros de qualquer liquido... mas de um em particular. Também é certo que a diferença é quase irrisoria... ;) E continuarei noutra opurtunidade! :)

Vamos lá a ver uma coisa: 1 litro são 1000cm3, ponto.

A lei de Boyle relacione volume, massa e pressão, mas não altera a relação entre litros e centímetros cúbicos.

Um kilo de água pura ocupa um litro de volume à temperatura de 4ºC (se não estou em erro) à pressão de uma atmosfera. Se a temperatura ou a pressão variarem, a mesma massa de água poderá ter mais ou menos volume.

Se

As confusões q por aqui vão!
O q é q a variação da densidade ca temperatura é para aqui chamada?
1L=dm3 1L=1000cm3 1L=0,001m3 qual é a dificuldade?
Mesmo c variações a relação será sempre a mesma.

Explicação da "cilindrada":

Num motor de explosão os pistões movem-se para cima e para baixo dentro dos cilindros, fazendo variar o tamanho da câmara de combustão.

A cilindrada está relacionada com o volume onde esses pistões se deslocam. Sabendo a área do pistão e o seu deslocamento (distância entre o ponto mais alto e o mais baixo) calcula-se o volume onde esse pistão se move. Se multiplicarmos pelo número de cilindros do motor, obtemos a "cilindrada", expressa indiferentemente em centímetros cúbicos, litros, ou outra medida de volume/capacidade que vos agradar.

citação:Originalmente colocada por ESPRIT

tem tudo a ver. se tiveres 1000cm3 de um liquido a uma determinada densidade, se a densidade for alterada o volume vai variar. a tempearatura altera a densidade.

citação:Originalmente colocada por AF147

citação:Originalmente colocada por ESPRIT

tem tudo a ver. se tiveres 1000cm3 de um liquido a uma determinada densidade, se a densidade for alterada o volume vai variar. a tempearatura altera a densidade.

Exacto. O volume vai variar. Deixa de ser 1 litro, ou 1000 cm3</u>. ;)

A relação entre litros e centímetros cúbicos não é alterada</u>. ;)

Pensem lá bem: acham que a definição de uma unidade varia com o tempo que faz na rua? ;)

Oh meus amigos, o como era ou como já foi não tem interesse no presente :D

Segundo o Sistema Internacional 1 kibibyte é igual a 1024 bits.

ps: serafas, K (letra maiúscula) não existe ;)

Yep, tens razão, no que se refere ao "K". Mas de acordo com o mesmo Sistema ISO (e digo isto porque tenho à minha frente uma tabela com todas as unidades base), K significa Klevin - Temperatura Termodinâmico, o que não tem nada a ver com o que estamos a falar. De facto k como prefixo, significa sempre kilo = 1.000.

Só um comentário, kb deve ser considerada com unidade ou como sigla?

Independementemente de ser litros ou centimetros cúbicos, eu quero é que o copo venha sempre cheio! O resto é conversa! :):D

Voltar
Superior