Doar roupa, onde?

Sprozio

New member
Estou em arrumações cá em casa. Acabei de encher um saco de 100 litros com roupa que já não uso, embora ainda esteja usável.

Onde posso doa-la? Estava a pensar em ir ao Campo Pequeno esta noite e dar aos sem abrigo que por lá pernoitam. Estão a voltar as noites frias, de certo que lhe saberá bem roupa quente e lavada.

Sugestões?

Se optares por não doar directamente a alguém em alguns municípios há uns contentores próprios para colocar a roupa que posteriormente vai ser doada.

Geralmente as igrejas também recebem roupa.

Doa directamente a uma casa de idosos, um asilo ou algo semelhante.Não does ás grandes organizações tipo Cruz vermelha e afins, pois essa roupa vai como roupa de fardo para países de terceiro mundo, onde é vendida a preços especulativos, provocando o enriquecimento de alguns (muito poucos)e as mulheres que os vendem na rua ganham umas migalhas.
Na zona onde resido em Angola , chegam contentores de roupas usadas, máquinas de costura, material ortopédico, etc. e é tudo vendido a ricaços que vem nos seu enormes jipes a gasolina comprar a preço da chuva para depois revenderem .
Além de enriqueceres alguns ainda prejudicas as fabricas de confecções que não conseguem concorrer com roupa e material doado.É um escândalo que envolve altas figuras do regime.
Pensa bem a quem dás.

Se optares por não doar directamente a alguém em alguns municípios há uns contentores próprios para colocar a roupa que posteriormente vai ser doada.

Geralmente as igrejas também recebem roupa.

Conheço bem esses contentores, posso-te guarantir que vai ser tudo menos doada...

Essa roupa e calçado é processada e separada por generos(gangas,peles,lãs,etc) e é vendido ao peso;depois dizem que O POVO PORTUGUÊS AJUDA AFRICA :sh)

Normalmente nas paróquias aceitam roupa que depois dão aos pobres.

Também podes ir da-la à Obra do Padre Grilo e outras do género.

Já percebi que não sou o único com receio de entregar a roupa a 3ºs... Apostava mais numa ronda por Lisboa com distribuição directa.

Conheço bem esses contentores, posso-te guarantir que vai ser tudo menos doada...

Essa roupa e calçado é processada e separada por generos(gangas,peles,lãs,etc) e é vendido ao peso;depois dizem que O POVO PORTUGUÊS AJUDA AFRICA :sh)

Ou isso ou é como aqui um perto de minha casa, todas as semanas vêm grupos de ciganos, pegam nos putos, atiram-nos lá para dentro e eles atiram os sacos de roupa para fora. E lá seguem todos contentes da vida com umas borlas.

Podes doar à Caritas, por exemplo. Têm pontos de recolha em várias igrejas e não posso falar por todas, mas pelo menos na que conheço, a maior parte da roupa vai, de facto, para instituições (e digo a maior parte porque há sempre doações de roupa em bastante mau estado, que já não se aproveita).

Senão, penso que a Vida e Paz em Lisboa, também aceita roupa (é uma associação de apoio aos sem abrigo de Lisboa).

Podes doar à Caritas, por exemplo. Têm pontos de recolha em várias igrejas e não posso falar por todas, mas pelo menos na que conheço, a maior parte da roupa vai, de facto, para instituições (e digo a maior parte porque há sempre doações de roupa em bastante mau estado, que já não se aproveita).

Senão, penso que a Vida e Paz em Lisboa, também aceita roupa (é uma associação de apoio aos sem abrigo de Lisboa).

Um ponto de entrega da Cáritas:

LOJA EM CARNIDE
R. Manuela Porto, 13-A

Estou em arrumações cá em casa. Acabei de encher um saco de 100 litros com roupa que já não uso, embora ainda esteja usável.

Onde posso doa-la? Estava a pensar em ir ao Campo Pequeno esta noite e dar aos sem abrigo que por lá pernoitam. Estão a voltar as noites frias, de certo que lhe saberá bem roupa quente e lavada.

Sugestões?

Também se pode doar roupa, brinquedos e medicamentos à Santa Casa da Misericórdia. Aqui na Amadora, tenho uma mesmo perto da minha casa, onde costumo ir sempre que tenho algo para dar.

Santa Casa da Misericórdia de Amadora

Alguém sabe se a igreja da Praça de Londres (perto da Alameda) em Lisboa aceita roupa usada?

Também estava a pensar em ir entregar à loja da Humana (“Onde posso entregar a minha roupa usada?”) mas depois de ler este tópico fiquei com receio que fiquem com o dinheiro da venda de roupa e não o utilizem para aquilo que é devido - ajuda para os PALOP's.

O que é que acham?

Back