O Dogo Argentino é um cão de çaca grossa, exigente a nível energético, como tal necessita de exercício físico diário, caso contrário poderá desenvolver problemas a nível comportamental, é um cão dominante, e engane-se quem pensar que isso é exclusivo dos machos, as fêmeas são também extremamente dominantes e envolvem-se facilmente em lutas pelo território com outras cadelas (atenção que luta de fêmeas é muitas vezes pior do que machos... eu sei do que falo...). Não é um bom cão para principiantes, a não ser que o dono esteja disponível para ele próprio aprender e frequentar uma boa escola de adestramento canino.
Se tens uma cadela, independentemente da raça, não te aconselho a adquirires uma cadela Dogo Argentino mas sim um macho, podes sempre esterilizar a fêmea ou castrar o macho para evitar ninhadas indesejadas.
Como já disse em cima, não é bom cão para principiantes.
Em relação ao Dobermann, infelizmente durante muitos anos, e mesmo ainda hoje, sofre bastante pela má fama que adquiriu pela ignorância do povo. Contudo, NÃO pertence à lista dos Cães Potencialmente Perigosos, atenção que é diferente de Cães Perigosos. Esta exclusão da lista deve-se ao bom trabalho do Dobermann Clube de Portugal que, aquando da elaboração da abortóide, a.k.a. Lei que regulamenta a posse de cães potencialemente perigosos, teve um papel fundamental e muito trabalhou para que a raça não fosse incluida na dita lista. Graças a Deus que o Dobermann deixou de ser "cão da moda" e pouco ou nada se fala nele... eu como dona prefiro mesmo que o Dobermann seja esquecido, especialmente pela comunicação social...
Para saberes mais sobre os DA, porque não visitas alguns Criadores?
Este Criador para mim é dos melhores:
http://www.dogodosmakuas.com/default.htm
Espero ter ajudado.
Xuga]