Dor de cabeça Renault Clio 1.9D

dmabm

New member
Boas pessoal...alguém me sabe dizer o que posso eu fazer a um carro que em menos de ano e meio ja "comeu" 2 juntas de cabeça?
Pensamos que seja, de novo, da junta pois o carro deu um estralo em andamento, o liquido tava um bocado barrento e deitava fumo.
O carro em questão é um clio comercial 1.9D de 96, com 245milkm.
Há alguma junta reforçada para o carro? Será algum tubo ou alguma coisa que fique por baixo daquele capot problemático?

Obrigado desde já pessoal.

1.9D com 245.000km?
Normalmente, o que ouço dizer desse motor, é que acaba a rodagem aos 300.000km e aos 800.000 ainda não deu qualquer problema [:cool:]

Esse carro tendo o sistema de refrigeração em bom estado não é costume ter este tipo de avaria, mas o sistema de refrigeração e o liquido que a Renault usava é conhecido por ser de fraca qualidade pelo que convém ter atenção a isto, ainda mais que noutros carros.

Se avariou de novo em pouco tempo é porque o mecanico não o reparou convenientemente, quando a esquentadela é grande não basta mudar apenas a junta por vezes é necessário facear a cabeça ou o bloco (mas geralmente é a cabeça porque o bloco desse carro é em ferro fundido).
Acho que antes de trocares de carro deves trocar de mecânico.

Se a reparação for bem feita compensa manter o carro e faz-te mais 250k sem problemas.

Acho que nao vale a pena enterrares mais 400€ num carro que no máximo vale o dobro mas isso sou eu, quanto à avaria juntante ao clube, a minha 1.9d comeu a junta da cabeça o mês passado :( Mas que é estranho ja ser a segunda vez é... eu apontava para um mecânico negligente.

Se já trocou a junta mais que uma vez então o problema não é da junta, deve ser outro componente com defeito. Pode ser mesmo a colaça rachada e a junta apenas está a curar um cancro com aspirina.

É tirar tudo fora e ver o que é realmente preciso, não é trocar junta e está a andar. Esse sistema de refrigeração deve estar numa lástima e não me admirava que a colaça estivesse assim para o podre.

Amigo tenho um 19 com o motor igual ao teu e digo-te já que é motor de guerra e que nao encontras carro assim com motor desses. Na minha opinião começava por verificar todos os tubos de refrigeração, radiador, e também os tubos que vão para o radiador da sofagem, no meu tinha o radiador todo entupido cheio de ferrugem até postas de ferrugem saíram, de seguida via a bomba de agua e o termoestado, e no fim via o estado a cabeça do motor pois se tiver empenada tem mesmo de ir a fresa retificar... ate pode custar, mas acho que vale a pena o esforço, se tiveres algum conhecimento de mecanica, tenta fazer isso, tiras o tubos, metes agua com bastante pressão la dentro e limpas tudo... tens de ver a melhor forma para ti, eu no meu quando o comprei a primeira coisa que fiz foi limpar logo o sistema de refrigeração.... hoje não tn problemas ta tudo limpinho e direitinho!

Caro,

Normalmente quando esse motor derrete a junta, necessita de uma cabeça de motor nova pois esta normalmente entrega a alma ao criador quando é aquecida.

Estes Clios possuíam o grande problema de não terem indicador de temperatura...apenas acendem a luz quando o mal já está feito...por isso recomendo a colocação de um indicador de temperatura externo, assim como muita atenção à cor e nível do líquido de refrigeração. O líquido de refrigeração tem este nome por ser um líquido especial: isto significa que deve ser realmente utilizado líquido de refrigeração e não água da torneira!

Eu pressionava o mecânico a comparticipar o arranjo pois isso não é admissível...

Caro,

Normalmente quando esse motor derrete a junta, necessita de uma cabeça de motor nova pois esta normalmente entrega a alma ao criador quando é aquecida.

Estes Clios possuíam o grande problema de não terem indicador de temperatura...apenas acendem a luz quando o mal já está feito...por isso recomendo a colocação de um indicador de temperatura externo, assim como muita atenção à cor e nível do líquido de refrigeração. O líquido de refrigeração tem este nome por ser um líquido especial: isto significa que deve ser realmente utilizado líquido de refrigeração e não água da torneira!

Eu pressionava o mecânico a comparticipar o arranjo pois isso não é admissível...

Subscrevo tudo o que escreves e quando o autor do tópico diz que o líquido estava "barrento" o problema também pode passar por aí. Já era altura de se fazer uma limpeza como deve ser ao circuito e colocar o anti-congelante que deve ser.

Já agora, como está a bomba de água? Não costumam ser um primor de fiabilidade..

Foi o primeiro carro da minha namorada (atual patroa) há uma dúzia de anos ou mais e lembro-me de o ter visto há pouco tempo na rua e olhei para os manómetros só por curiosidade: marcava mais de 500.000!

estes motores são muito fiáveis,mas essa cabeça já esta condenada, com o que vais gastar mete um td(o do r19 por exemplo) que ficas melhor servido.abc

Àgua barrenta? Como assim?

Então não fizeram uma limpeza ao circuito de refrigeração e meteram anticongelante em condições?

Essa reparação (ou reparações!) não foi efectuada da melhor maneira.

O carro da última vez fez uma limpeza ao circuito, foi colocado anti-congelante, metemos um radiador.
Daí não perceber o que se anda a passar....o motor é realmente bom, mas esta chatice (e já por duas vezes pouco espaçadas) do sobreaquecimento já não mete piada.

Se já trocou a junta mais que uma vez então o problema não é da junta, deve ser outro componente com defeito. Pode ser mesmo a colaça rachada e a junta apenas está a curar um cancro com aspirina.

É tirar tudo fora e ver o que é realmente preciso, não é trocar junta e está a andar. Esse sistema de refrigeração deve estar numa lástima e não me admirava que a colaça estivesse assim para o podre.

Só mesmo no mecânico é que posso fazer isso né?

Mas acham que este problema todo pode ser só a junta?
Não poderá ser tubos ou outra coisa assim? (Desculpem a minha ignorância mas no que toca a mecânica, infelizmente, sou um zero)
O depósito do anti-congelante não tem nem uma gota...

Back