+/- dos 2000cc de 4 ou 6 cilindros?

Em termos de potencia, uma das vantagens de um maior numero de cilindros é a possibilidade de obter potência específica superior aumentando a rotação máxima do motor, isto ocorre porque o curso do pistão é menor e, em consequência, tem-se um menor tempo de deslocamento entre o ponto morto superior e o ponto morto inferior.

Além de se ter um melhor equilíbrio e menos vibrações, o que aumenta a vida útil do motor, além de transmitir mais conforto aos ocupantes do veículo.

As desvantagens:
Custos de produção e problema de espaço. Este ultimo pode ser minimizado colocando a disposição dos cilindros em V, o que vai aumentar ainda mais os custos de produção.

Basicamente, a razão pela qual não se vêm motores de 2 litros com 6 cilindros é pelo motivo de não apresentar grande viabilidade financeira, o seu maior custo resulta no aumento significativo no preço final do carro. E o rendimento dos motores de 2 litros e 4 cilindros é satisfatório.

citação:Originalmente colocada por apartado18

3.0L NA
4 cil
16 valvulas
240 cvs
305Nm/4100rpm

lembram-se?
Com o dedinho dos germânicos, tudo é maravilha!

Strange, qual é a máquina?

citação:Originalmente colocada por c r a s h

não sei se um motor mais rotativo será o de 4 cilindros nessa cilindrada.
Normalmente, cilindradas unitárias mais baixas permitem maior rotatividade.
2000cc 4 cil = 500cc unitários
2000cc 6 cil = 333cc unitarios

Já agora, a escolha recai sobretudo em 4 cilindros, por ser um motor mais simples e barato de se fazer. Sempre são menos peças... :D

Por essa ordem de ideias, os mancos são melhores ainda. :D

Lá em casa houve dois 2.000cc 150cv 4 cilindros e 2 2.000cc 150cv 6 cilindros. LOL

Os 6 cilindros é um carro mais equilibrado, mais "nobre", com uma sonoridade espectacular.

Os 4 cilindros são mais Nervosos. Mais rotativos e mais rápidos!

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

Lá em casa houve dois 2.000cc 150cv 4 cilindros e 2 2.000cc 150cv 6 cilindros. LOL

Os 6 cilindros é um carro mais equilibrado, mais "nobre", com uma sonoridade espectacular.

A palavra do dono sempre vale alguma coisa... :-P

Strange, bela máquina!

Um 4cil. será à partida mais nervoso e mais leve...dependendo do tipo de carro pode ser mais indicado (isto para cc e cvs iguais). Um &cil., sendo mais nobre, é à partida mais suave (não obrigatoriamente mais lento) e com uma faixa de binário mais bem preenchida...quanto a serem mais ou menos rotativos, a verdade é que temos tanto 4cil. com 6cil. a fazerem muitas rotações mas na teoria a vantagem está do lado do 6cil...depois temos o som mas também há quem goste mais de um som à lá Type-r ou s2000.

falando de potencia pura, no tempo do grupo B usavam-se motores de 4 cilindros, com o menos de cilindrada possivel. e os carros debitavam 500 cavalos. a razao era que assim a pressão do turbo era mais bem aproveitada.

Motores que tenham volume unitário de cerca de 300 cc são os motores de onde se obtém melhor rendimento. Vejam o caso dos F1... 10 cilindros = 3000 cc, 8 cilindros = 2400 cc.

O melhor é falar de casos práticos.

Dêem exemplos de carros com motores de 2.000cm3, performances, consumos, etc...

citação:Originalmente colocada por fililipe

Boas,

Hoje surgiu-me esta duvida.

Em carros da mesma cilindrada, por exemplo 2000cc, quais as vantagens e desvantagens de optar por um 6 cilindros em vez de um 4 cilindros.

Existem vantagens a nivel de potencia? Binário? As curvas (de potencia e binário) dos mesmos?

Assim de repente lembro-me dos BMW e36 2000cc (6 cilindros) com 150cv, os actuais e90 2000cc (4 cilindros) com os mesmo 150Cv.

são + dois cilindros a "beber" combustivel... hehehe

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

Silver, tens a certeza que queres dizer mais rotativos?

Por acaso tenho uma pessoa na familia que comprou um 1.9 TDI de 110cv, passados 3/4 anos comprou uma A6 2.5 TDI.

Alem de gastar muito mais, o custo das pecas era muito superior e o desgaste de algumas era superior face ao 110cv.

Em certos motores ser V6 nao ajuda assim tanto....

Só por curiosidade, quais é que são os motores em comercialização, com 2.000 cm e seis cilindros? Quer em linha quer em V?

Só me lembro de um, o motor 2.0 gasolina com seis em linha que equipa os Chevrolet Epica.

citação:Originalmente colocada por serafas

Só por curiosidade, quais é que são os motores em comercialização, com 2.000 cm e seis cilindros? Quer em linha quer em V?

Só me lembro de um, o motor 2.0 gasolina com seis em linha que equipa os Chevrolet Epica.

O BMW não é 6 em linha?

Existiu um motor Mazda V6 com 1800cc, não sei se ainda se vende. A Maserati também usava um V6 2.0 Biturbo.

citação:Originalmente colocada por apartado18

3.0L NA
4 cil
16 valvulas
240 cvs
305Nm/4100rpm

lembram-se?

Nos anos 80 tinhas o Porsche 944 S2: motor 3.0L, 4 cilindros, 211cv, 280Nm às 4.100rpm

citação:Originalmente colocada por fililipe

Sim, que os motores de 6 cilindros são mais "nobres" para além de fazer um ruido divinal!

Não sei qual será mais interessante, se o barulho de 5 cilindros se o de 6.

Back