DPF (filtro de particulas) overview

"It's a workhorse and technological marvel"

Cheguei ao fim do filme com uma impressão ligeiramente diferente:rolleyes:

Não estou a perceber.... Grande parte dos veiculos novos já são vendidos com Filtro de Particulas e já há alguns anos

Isto é para quê? Para americano ver?!

É que na Europa todos os veiculos equipados com moteres diesel são obrigadados (por via da norma Euro) a virem equipados com um. E que saiba ao nível de veículos pesados as grandes marcas já equipam os seus camiões à muito tempo.

Acho que não me expliquei bem, faz falta a luz avisadora da regeneração em curso e o botão para o fazer manualmente tal como tem o veiculo do video ...

Conforme referido, o filtro de partículas há muito que é usado na Europa, sendo que agora todos os carros a diesel já tem de o ter.

Acho que não me expliquei bem, faz falta a luz avisadora da regeneração e o botão para o fazer manualmente tal como tem o veiculo do video ...

Pois, aí já é outra coisa.

Quanto à luz, parece que ainda há um outro outro modelo no mercado que o tem.

Quanto ao botão para o fazer/accionar manualmente, é que já não, a não ser, ligando o carro à "máquina".

Acho que não me expliquei bem, faz falta a luz avisadora da regeneração em curso e o botão para o fazer manualmente tal como tem o veiculo do video ...

Ou seja não tomamos atenção à maior parte das coisas que vimos ...

Então mas, por exemplo, segundo a Peugeot, a regeneração é feita totalmente automática e sem nenhuma preocupação para o utilizador, podendo desligar o carro a meio da regeneração e tudo, eu já desliguei muitas vezes a meio de uma regeneração e só noto que estava a regenerar quando saio do carro e ouço a ventoinha a trabalhar, de resto nunca notei... Nos pesados se calhar o cuidado tem de ser outro... Ou voltaste a explicar-te mal e só te referias a pesados? [:D]

Seja como for, aprendi umas coisas interessantes acerca dos filtros de particulas com o video, e o sr explica muito bem

A intenção foi mesmo mostrar as luzes avisadoras e o botão, assunto mais do que discutido e pedido às construtoras, aqui pelo fórum !

Que giro.
Um vídeo a mostrar a dpf como a 8ª maravilha do mundo, quando na verdade é daquelas coisas que me faz fugir de carros a diesel mais recentes.

Que giro.
Um vídeo a mostrar a dpf como a 8ª maravilha do mundo, quando na verdade é daquelas coisas que me faz fugir de carros a diesel mais recentes.

Eu fujo mais depressa a umas jantes de 18 ou 19 polegadas que a um filtro de particulas :sh)

Nos varios topicos acerca dos FAP sempre critiquei o facto de não existir pelo menos a tal luz avisadora e ja agora um lapso de tempo em que fossemos avisados e pudéssemos nós proprios activar o FAP quando mais nos conviésse tendo em conta a duração do percurso a efectuar antes de o sistema agir automaticamente, ou seja, do limite para o fazer.

Sinceramente, não percebo como deixaram produzir os FAP a funcionar desta forma, as confusões que isto tem dado, para alem do mau uso por parte de muitos utilizadores com as conseguintes consequencias, sendo que o pior é que a maioria dos tecnicos das oficinas nem sabiam explicar da melhor forma as especificidades do funcionamento do bicho.

Aliás, deviam obrigar as marcas a fazer um recall para instalar a tal luz ( aviso filtro pronto a regenerar ) nos carros ja vendidos.

Last edited:
Aliás, deviam obrigar as marcas a fazer um recall para instalar a tal luz ( aviso filtro pronto a regenerar ) nos carros ja vendidos.

Não é impossível de todo, é apenas uma questão de software ! Vontade é que já não deve haver para isso...

Nos varios topicos acerca dos FAP sempre critiquei o facto de não existir pelo menos a tal luz avisadora e ja agora um lapso de tempo em que fossemos avisados e pudéssemos nós proprios activar o FAP quando mais nos conviésse tendo em conta a duração do percurso a efectuar antes de o sistema agir automaticamente, ou seja, do limite para o fazer.

Sinceramente, não percebo como deixaram produzir os FAP a funcionar desta forma, as confusões que isto tem dado, para alem do mau uso por parte de muitos utilizadores com as conseguintes consequencias, sendo que o pior é que a maioria dos tecnicos das oficinas nem sabiam explicar da melhor forma as especificidades do funcionamento do bicho.

A razão pelo que isso nunca irá acontecer, é porque as pessoas não querem saber...

90% das pessoas quer ligar o carro, chegar ao destino, e ponto final.

Se maior parte das pessoas não se preocupa pelos cuidados gerais de um carro diesel (Esperar que o carro aqueça antes de puxar demasiado, esperar meio minuto antes de o desligar, etc), se há pessoas que nem a rodagem do carro se dão ao trabalho de fazer, então maior parte das pessoas não quer uma luzinha e um botão por causa da FAP.

Eu partilho o interesse de ter o botão e a luz, mas compreendo perfeitamente porque não é colocado.

Já agora tiro a dúvida. A energia para a cimenteira...perdão DPF, fazer a queima dos resíduos vem do combustível certo?! Qual o consumo do "forno"?

Já agora tiro a dúvida. A energia para a cimenteira...perdão DPF, fazer a queima dos resíduos vem do combustível certo?! Qual o consumo do "forno"?

Depende da marca.

Na ford, entre 0,3 a 0,5 L/100.

E o que é que o c* tem a ver com as calças?
Por não gostar das dpf, é porque uso jantes "de trator"?

Generalizei, toda a gente foge dos filtros de particulas porque estão-se borrifando para o ambiente ou consigo próprios e têm de gastar dinheiro naquilo, mas se for preciso a mesma pessoa mete jantes 18 ou 19 no carro, troca 2x de pneus enquanto troca 1x o filtro e anda feliz da vida.

Só dei a minha opinião, se tu foges do filtro é porque o vês como uma coisa má, eu vejo jantes enormes como uma coisa pior, faz o carro poluir mais e faz o proprietário gastar muito mais, mas hei, faz parecer a pilinha grande e o filtro de particulas não.... (mais uma vez, estou a generalizar)

Back