Drones

E o VARP (veiculo aéreo remotamente pilotado) é o quê? É um drone e não tem que ter obrigatoriamente os 4 rotores. É tudo é aeromodelismo avançado em tecnologia e em falta de legislação.
Em termos particulares, tirando os que usam agora em entregas que são autónomos tudo o resto pode ser considerado aeromodelismo.
Preocupa-me mais um daqueles aeromodelos com motor de turbina que são jatos à escala reduzida do que um "zingarelho" de um quadcopter.

Lê lá melhor o que eu disse... "um drone pode ser um quadcopter". Eu mencionei é que andam a generalizar e a chamar drone a tudo o que é radiomodelismo com 4 rotores...

uma curiosidade em relação aos "drones": imagina que estamos a controlar um, e por algum motivo perde-se o contacto com o aparelho ou ele deixa de responder aos comandos. O que acontece? ele cai? de que forma?

Há, e podes inclusive por a voar atrás do teu telemóvel, por exemplo.

É o que eu digo, alguns modelos como o Parrot 2.0 tem vôo autónomo e pode voar sozinho por waypoints e tem função "Return home". Outros que tb funcionam com o telf. fazem uns truques pré-programados (loopings, 360º) mas não voam sozinhos e vendem-nos como drones [;)]

Alguns estão pré-programados para ficarem imóveis até readquirirem sinal ou voltam para a base. Alguns quadcopters de radiomodelismo têm essa função de ficarem estáticos no ar

Os raio dos helicópteros que levantam do aérodromo têm a mania de andar aqui por cima da minha propriedade, qualquer dia carrego a caçadeira com zagalotes e derrubo um[:D]

Os helicópteros, estão licenciados, seguem um conjunto restricto de regras (distância ao solo, horas de voo sobre zonas habitacionais, etc), são controlados e por norma não andam com câmaras, nem são "invisíveis". Portanto uma comparação sem nexo.

"Dronies" em termos de potencial risco de privacidade é superior a tudo a aquilo que já falaram aqui no tópico. binóculos, go-pros, telescópios, o que quizerem. Usado como normalmente se usam as go-pro, muito fixe, para outras coisas que a mobilidade aérea, tamanho e em muitos o silêncio permitem, não.

A questão que eu coloco é a seguinte: tens uma casa, ok, ela é tua propriedade. Mas até que ponto o espaço aereo que está por cima da casa é teu? E até que altitude? Será que há alguém que saiba responder? Que eu saiba, o que está imediatamente por cima de uma construção tua já não é teu [;)]

Mas convenhamos que não seria agradável ter um bicho desses a pairar por cima de tua casa só porque sim.

Há algum tempo atrás vi um "zingarelho" desses em funcionamento e fiquei admirado.

Tinha acoplada uma camara de filmar (gopro ou equivalente) e estava a ser usado para a cobertura de um dado acontecimento desportivo motorizado em que os acessos eram muito complicados.

Estava a ser diretamente manobrado por um operador e quando terminou a prova o homem mostrou-nos as filmagens e ficámos de boca aberta com a qualidade e o detalhe.

Já o preço não era nada agradável. Ele falou de valores à volta dos 5.000 euros já com tudo e mais alguma coisa e veio dos EUA! Ainda segundo ele o dito brinquedo está a revolucionar a forma como se filmam este tipo de desportos e pelo que vi tenho que concordar.

uma curiosidade em relação aos "drones": imagina que estamos a controlar um, e por algum motivo perde-se o contacto com o aparelho ou ele deixa de responder aos comandos. O que acontece? ele cai? de que forma?

Cai, ou por falta de quem o controle ou por falta de power/combustível. Como a aerodinâmica daquilo é zero, cai feito calhau.

Agora, e se cair na minha propriedade? Posso-me também armar em parvo e não o entregar ao dono. Tipo os velhos com as bolas de futebol dos putos?

Há algum tempo atrás vi um "zingarelho" desses em funcionamento e fiquei admirado.

Tinha acoplada uma camara de filmar (gopro ou equivalente) e estava a ser usado para a cobertura de um dado acontecimento desportivo motorizado em que os acessos eram muito complicados.

Estava a ser diretamente manobrado por um operador e quando terminou a prova o homem mostrou-nos as filmagens e ficámos de boca aberta com a qualidade e o detalhe.

Já o preço não era nada agradável. Ele falou de valores à volta dos 5.000 euros já com tudo e mais alguma coisa e veio dos EUA! Ainda segundo ele o dito brinquedo está a revolucionar a forma como se filmam este tipo de desportos e pelo que vi tenho que concordar.

É só reparares em muitas reportagens da TV, SIC nomeadamente, que o seu uso é omipresente.

A SIC já usa em reportagens, e já existe pelo menos uma empresa a fazer trabalhos com câmaras desse tipo, não só trabalhos de imagem para diversas utilizações corporativas e de marketing, como, por exemplo, para inspecção de pontes e outras obras de difícil acesso (já vi por ai o link, mas não consigo encontrar).

EDIT: Encontrei!

http://www.skyeye.pt/

Por aqui pode-se ter uma ideia da revolução que a banalização deste tipo de equipamento pode fazer......até, mais uma vez, ao nível de substituir 5 homens por um aparelhinho destes (nas inspeções a obras de engenharia, por exemplo).

Última edição:

A Volkswagen, por exemplo, desde que entrou no WRC que usa drones para fazer o reconhecimento dos troços antes da partida.

Vi um anúncio, penso que da media market, com um drone por 650eur. Dá para levar uma gopro como "payload".

Já existe tecnologia para fazer este tipo de coisas há décadas, aposto qe a maior parte dos avistamentos de ovnis do passado eram apenas drones deste tipo mas com motores a 2T o algo do género.

A diferença é que antigamente para pilotar um helicóptero RC é preciso tirar um curso ou ter muito jeito porque é difícil, agora os quadcopters, drones, whatever, qualquer um pilota aquilo, até uma criança de 6 anos.

A grande evolução foi a passagem do helicóptero tradicional para um com 4, 6, 8 rotores dispostos de maneira que permitem uma grande estabilidade.

Nos States já os usam para detecção de incêndios e penso q querem mesmo fazer drones de ataque às chamas. É apenas mais um "device" saído do campo de batalha com bastantes benefícios para uso civil. Da mesma maneira q pode servir p atentados terroristas... aquele episódio da Merkel foi um bom exemplo de como este assunto ainda é tratado com leviandade, até qq dia...

A questão que eu coloco é a seguinte: tens uma casa, ok, ela é tua propriedade. Mas até que ponto o espaço aereo que está por cima da casa é teu? E até que altitude? Será que há alguém que saiba responder? Que eu saiba, o que está imediatamente por cima de uma construção tua já não é teu [;)]

Artigo 1344 do Código Civil.

Os advogados que expliquem melhor :sh)

Pratico aeromodelismo acerca de 10 anos e recentemente aderi à moda dos quadcopter equipados com gopro, mas o uso que lhe dou é para capturar videos e fotos das fantasticas paisagens da minha ilha, não para ver o quintal do vizinho. E tal como eu, a maioria dos fãs de fotografia e aeromodelismo não se preocupam com o quintal do vizinho...

Voltar
Superior