DUA - Ajuda

DDarko

New member
Boas,

Comprei um carro e no próprio dia fui com o ex-dono fazer a transferência de propriedade. paguei 65€, deram-me uma folha A4 a registar o facto e agrafaram o "livrete" do carro a essa folha. Como não percebo muito do assunto, fiquei a pensar que depois me iam enviar um novo "livrete/ certificado de matricula" com os dados todos do carro mas em meu nome. Até ao dia não recebi nada.

No entanto, andei a tentar pedir uma via verde pelo site e não consegui porque diz que existe um identificador já ligado à matricula em questão. Para poder prosseguir, pedem que envie o DUA. Como pensei que a folha "A4" que me deram estava a substituir o livrete/ certificado antigo até receber o "novo", digitalizei e enviei. No entanto, responderam que não foi validado porque o documento não era aquele.

Nesse sentido, questiono o que fazer para ter esse documento, uma vez que neste momento ando com o documento que coloco em anexo com o certificado de matricula do anterior dono agrafado.

Só espero que não me digam que só paguei a transferência de propriedade e agora tenho de andar a gastar mais dinheiro...

Obrigado.

Quanto à via verde o antigo dono ainda não a cancelou ou não passou para outro carro.
O melhor mesmo era contactares com ele fica mais fácil, aconteceu-me o mesmo.

Passou 1 mês, é normal esse tempo de espera. Mais uns dias e deves receber o DUA em casa.

Quanto à Via Verde, eu fazia o seguinte. Nas auto-estradas passava na via verde sem identificador. Vai dar sinal amarelo, de forma automática o sistema irá ler a matricula, verificar que há um contrato de via verde associado a essa matrícula, assumir que houve um erro com o identificador, e vai debitar os valores de portagens a esse contrato existente, isto é, ao antigo dono.

Boas,

Comprei um carro e no próprio dia fui com o ex-dono fazer a transferência de propriedade. paguei 65€, deram-me uma folha A4 a registar o facto e agrafaram o "livrete" do carro a essa folha. Como não percebo muito do assunto, fiquei a pensar que depois me iam enviar um novo "livrete/ certificado de matricula" com os dados todos do carro mas em meu nome. Até ao dia não recebi nada.

No entanto, andei a tentar pedir uma via verde pelo site e não consegui porque diz que existe um identificador já ligado à matricula em questão. Para poder prosseguir, pedem que envie o DUA. Como pensei que a folha "A4" que me deram estava a substituir o livrete/ certificado antigo até receber o "novo", digitalizei e enviei. No entanto, responderam que não foi validado porque o documento não era aquele.

Nesse sentido, questiono o que fazer para ter esse documento, uma vez que neste momento ando com o documento que coloco em anexo com o certificado de matricula do anterior dono agrafado.

Só espero que não me digam que só paguei a transferência de propriedade e agora tenho de andar a gastar mais dinheiro...

Obrigado.

Quanto à via verde o antigo dono ainda não a cancelou ou não passou para outro carro.
O melhor mesmo era contactares com ele fica mais fácil, aconteceu-me o mesmo.

Ora bem mais... O que está acontecer, é que de facto o anterior dono ainda não terá dado baixa/retirado a matrícula associada ao identificador que tem.

Vai dai, será normal.qur não autorizem associar outro identificador, quando ainda tem activo.

Quanto à Via Verde, eu fazia o seguinte. Nas auto-estradas passava na via verde sem identificador. Vai dar sinal amarelo, de forma automática o sistema irá ler a matricula, verificar que há um contrato de via verde associado a essa matrícula, assumir que houve um erro com o identificador, e vai debitar os valores de portagens a esse contrato existente, isto é, ao antigo dono.

O que é que ele ganha com este procedimento?...

Adiante... Verifica se no portal das finanças a viatura já aparece em teu nome.
Se não aparecer tens de falar com a conservatória que fez o registo para verificar o que se passa.
Normalmente a emissão do DUA após registo é de cerca de 15 dias e uns trocos para chegar a casa em correio registado.

eu fiz uma mudança de registo de propriedade no dia 16 de maio, 1 semana depois estava cá em casa o novo livrete. não foi feito em nenhuma loja do cidadão, foi feito num notário em ermesinde. [;)]

até me disseram lá que ia demorar entre 8 a 15 dias e que se houvesse um atraso seria mínimo, embora normal. correu tudo bem.

Como já passou mais de um mês, já tem que estar no teu nome, verifica no portal das finanças. Depois contacta os serviços pra saber o que se passa. Acho que o DUA devia vir em carta registada por causa dos extravios.

Já agora, o facto de ter passado o carro para meu nome é o suficiente para que me enviem o DUA ou teria de fazer algo mais? Estou a estranhar...

Voltar
Superior