Excalibur
Banido
citação:Originalmente colocada por Kilimanjaro
Sim,... isso existe tudo..
O GATT como referiste (que mais tarde veio a ser substituido pela OMC (Organizaçao mundial de mercado )) tinham como objectivo a liberalização do comercio mundial...
Para atingirem esse objectivo a sua actuaçao passa por :
Dirigir acordos comerciais, Constituir-se como um forum e discussao para as negociaçoes de coercio, moderar dis****s comercias, contribuir para a revisao das politicas comerciais ou nacionais, apoiar os paises em desenvolvimento nas politicas de exportaçao através da assistencia técnica e programas de formação, cooperar com outras organizaçoes,... e penso que hajam ainda mais.. ja nao me lembro de todos.
Apesar das dificuldades estes ainda conseguiram um crescimento do comercio mundial... como nao ha memoria noutro periodo histórico penso eu...
O GATT apareceu entre os seculos XVI e XVII (Acho eu) e foi bastante efectuado e apoiado durante as gurras mundiais..
O Dumping como tu falaste no inicio do topico é uim dos instrumentos da politica comercial externa...(que é constituida por direitos aduaneiros, contigentaçao, basrreras naot arifarias, subsidios a exportçao, e o nosso dito DUMPING)... Este .. é uum termo tecnico usado para definir a venda no exterior de um produto a preços inferiores aos praticados dentro do espaço nacional...por exemplo a china...ste chouriços (SIM SOU RACISTA AOS CHINESES) tendem a destruir a concorrencia com os seus preços irrisorios, e tendem a apostar numa economia de expansao..e nao na qualidade... Isto ano existe ainda e muita frequencia no nosso territorio nacianal.. mas o que é certo é que tambem existe.... PODERIA eventualmente era haver mais, pois contribuia para o defice ser menor e entrar mais dinheiro no pais, devido aos baixos preços (que teriam muito maior compra)...
Isto tudo faz parte do proteccionismo.. que é o movimento que defende o isolamennto em termos comerciais de um pais (no nosso caso portugal) face ao exterior, principalmente REDUNZINDO AO MAXIMO AS IMPORTAÇOES.
Isto é tudo o que eu sei assim"de cabbeça" penso que seja isso a que te queres referir.
cumps
O que eu queria mencionar são estes doi casos especificos que se enquadram nas estratégias de DUMPING:
A nível do Mercado interno
DUMPING- Em termos económicos, significa a venda de uma mercadoria abaixo do seu custo marginal. Esta estratégia gera perdas para a empresa, mas permitirá a eliminação progressiva da concorrência. Precisamente por isso, é uma prática impedida por lei.
E quando é uma Multinacional com filial cá e importa produtos
No que diz respeito aos impactos sobre os consumidores do país importador, pode-se considerar que, em um primeiro momento, estes consumidores são beneficiados com os preço do bem deprimido. No entanto, após a eliminação das concorrentes, a firma que praticou o
preço predatório poderá elevar seus preços, favorecendo-se de seu maior poder de mercado.
Os consumidores são então prejudicados ...