duodécimos.....ou lá o que é.

Marco99

New member
boas a todos
comecei agora num emprego novo a contrato a tempo indeterminado. o problema é que eles querem me pagar o subsídio de ferias e natal, dividido pelos 12 meses.
preferia receber de uma vez só, mas tambem não queria levantar ondas visto ser um novo emprego.....e entre receber os dois subsídios divididos por 12 meses e receber com duodécimos como agora se fala, ate prefiro como me estão a propor.
agora a questão é, em termos fiscais, vou sair prejudicado? o ordenado é baixo, mesmo com o natal e ferias incluido não chega a 650 euros, sou solteiro e sem dependentes, moro com os velhotes, mas quero saber para escolher o melhor para mim e não sair prejudicado, porque se sair prejudicado quer seja nesta modalidade que me foi proposto ou em duodécimos como se fala por aí, vou tentar receber a moda antiga.
se me poderem ajudar agradecia.

obrigado

Última edição:
então nao vai agravar nada no irs por exemplo?
e outra duvida, com estes novos impostos e taxas, num ordenado de 550€(sem duodecimos, só mesmo o ordenado com subsidio de refeição já interado) , é muito o corte no fim do mês?

o corte não é significativo.

é atroz a falta de conhecimento que a maior parte dos trabalhadores têm sobre como funciona o irs e a segurança social. [8b] :sh)

reconheço perfeitamente a minha falha a nível de impostos sobre trabalho, mas sou novo, estou a pouco tempo no mercado de trabalho e sempre trabalhei a contratos a termo e a ganhar menos que o salário mínimo.... agora as coisas são diferentes e quero perceber como funcionam as coisas.

Mas tu podes escolher se queres receber ou não,eu alias ontem passei nos recursos humanos da minha empresa para dizer que não quero ca essas tretas,quero receber tudo de uma so vez como sempre foi.

pois, mas a empresa por questões de tesouraria prefere pagar assim aos novos contratos e vai tentar que os antigos tambem recebam tambem da mesma maneira....como estou lá a um mês não queria levantar ondas.

Boas.

Fiscalmente, irá dar ao mesmo, uma vez que aos subsídios não é somado ao ordenado base, para se "achar" a taxa a aplicar (retenção na fonte)...

Quanto ao receber todos os meses, ou de uma vez só, na minha modesta opinião, será mais vantajoso ir logo recebendo os subsídios, pois o dinheiro vem para este lado mais cedo, e mais cedo vai para o banco render, nem que seja um cêntimo... Economicamente falando, só tem vantagens. Claro que se um gajo vê mais dinheiro ao fim do mês e o gasta, não se nota o efeito de receber o dinheiro "adiantado", mas na minha opinião é sempre uma mais valia, pois o MEU dinheiro, vêm para o MEU lado mais cedo.

Portanto, o meu conselho ao user que criou o tópico, é: Não tenhas stress, que não te estão a "enganar". Aliás, para a empresa por uma questão de gestão de tesouraria, pode ser mais fácil gerir os subsídios aplicando os duodécimos. E para ti, economicamente é mais vantajoso.

Como nota informativa, duodécimos, é dividir por 12, a nova leia trouxe à baila esta palavra, mal aplicada em minha opinião. Pois a nova lei dos subsídios diz que de Janeiro a Junho se recebe metade o subsídios de férias (ou seja mensalmente= 50% sub férias/6) e de Julho a Dezembro estamos a receber metade do subsídio de natal mensalmente, logo, penso que a palava está a ser mal aplicada por esta questão técnica. Sendo que se bem percebi o user do tópico vai receber verdadeiramente em duodécimos (sb férias + sub natal)/12.

Abraço

Última edição:
Boas.

Fiscalmente, irá dar ao mesmo, uma vez que aos subsídios não é somado ao ordenado base, para se "achar" a taxa a aplicar (retenção na fonte)...

Quanto ao receber todos os meses, ou de uma vez só, na minha modesta opinião, será mais vantajoso ir logo recebendo os subsídios, pois o dinheiro vem para este lado mais cedo, e mais cedo vai para o banco render, nem que seja um cêntimo... Economicamente falando, só tem vantagens. Claro que se um gajo vê mais dinheiro ao fim do mês e o gasta, não se nota o efeito de receber o dinheiro "adiantado", mas na minha opinião é sempre uma mais valia, pois o MEU dinheiro, vêm para o MEU lado mais cedo.

Portanto, o meu conselho ao user que criou o tópico, é: Não tenhas stress, que não te estão a "enganar". Aliás, para a empresa por uma questão de gestão de tesouraria, pode ser mais fácil gerir os subsídios aplicando os duodécimos. E para ti, economicamente e mais vantajoso.

Como nota informativa, duodécimos, é dividir por 12, a nova leia trouxe à baila esta palavra, mal aplicada em minha opinião. Pois a nova lei dos subsídios diz que de Janeiro a Junho se recebe metade o subsídios de férias (ou seja mensalmente= 50% sub férias/6) e de Junho a Dezembro estamos a receber metade do subsídio de natal mensalmente, logo, penso que a palava está a ser mal aplicada por esta questão técnica. Sendo que se bem percebi o user do tópico vai receber verdadeiramente em duodécimos (sb férias + sub natal)/12.

Abraço

muito obrigado.
o meu superior lá no trabalho disse-me o mesmo, é mais vantajoso receber todos os meses porque sempre ele fica logo do nosso lado, e evito ficar a espera dos subsídios por inteiro, que as vezes são pagos sem prazo certo lá na empresa por motivos de tesouraria.
sou uma pessoa organizada, e sei que apesar de receber mais dinheiro devido aos subsídios, consigo guardar o dinheiro, agora tenho medo que para a empresa, como recebemos mais dinheiro mesmo não sendo um aumento, que exigem mais dos funcionários por causa disso...mas isso já são outros 500.
mas obrigado pelos esclarecimentos, assim já sei que tenho a razão do meu lado se quiser receber ou subsídios a moda antiga.

muito obrigado.
o meu superior lá no trabalho disse-me o mesmo, é mais vantajoso receber todos os meses porque sempre ele fica logo do nosso lado, e evito ficar a espera dos subsídios por inteiro, que as vezes são pagos sem prazo certo lá na empresa por motivos de tesouraria.
sou uma pessoa organizada, e sei que apesar de receber mais dinheiro devido aos subsídios, consigo guardar o dinheiro, agora tenho medo que para a empresa, como recebemos mais dinheiro mesmo não sendo um aumento, que exigem mais dos funcionários por causa disso...mas isso já são outros 500.
mas obrigado pelos esclarecimentos, assim já sei que tenho a razão do meu lado se quiser receber ou subsídios a moda antiga.

Sim são outros 500, mas não terá muita lógica como argumento para exigir mais dos funcionários...

Se dizes que te consegues controlar, quando receberes o ordenado, mete logo os subsídios de lado, numa conta poupança ou assim. Vai render pouco, mas rende! [kiss]

Boa sorte e que corra tudo bem.

na minha opinião é muito melhor receber os subsídios de férias e de natal em duodécimos, repara que se receberes um pouco mais todos os meses e colocares esse dinheiro de lado, quando chegares à altura de receberes os subsídios já tens o dinheiro do teu lado e ainda tens mais alguma coisa dos juros

vou ver, mas se ficar com os 2 subsidios repartidos pelos 12 meses, vou colocar o dinheiro de lado e vai dar tudo ao mesmo.
mais uma coisa, com estas novas leis do trabalho, os subsídios de ferias e natal continuam a ser iguais ao valor base do ordenado do resto do ano?

Voltar
Superior