Duplo carburador

karkove

New member
Viva.

Vou meter duplo carburador no meu lancia delta lx 1.3. Actualmente encontra-se com um simples webber 32/34 TLE.
Mas ainda tenho algumas dúvidas. Sei que vou ter de mandar fazer ums colectores de escape com saidas independentes, agora não sei muito bem a compatiblidade que o carburador actual tem perante o que quero meter. Resumindo não sei que carburador meter.
Será que tenho de aplicar uma falange de adaptação...ou se alguem souber de algum carburador especifico para esse modelo.
Uma questão que querian colocar é se a colaça do 1.6 é igual ao do 1.3.

Desde já Obrigado

Em qualquer dos casos, dois carburadores ou carburador duplo, se essa alteração não for acompanhada de outras, vais notar mais nos consumos e em engasganços do que em prestações..

Isto a menos que o carburador que tens seja claramente sub-dimensionado para esse motor.

Mas genericamente falando, alterar apenas os carburadores de pouco serve...

Esse motor vale mesmo a trabalheira?

Já agora, porque achas que tens de modificar o colector de escape para proceder a essa modificação?

O Weber 32/34 é um carburador duplo, portanto, longe de ser "simples".
Deduzo que queiras então colocar dois carburadores.

A tua questão não é elucidativa já que não sabes sequer o que queres colocar.
De qualquer forma, a coisa mais importante a mudar é mesmo o colector/colectores de admissão (e não de escape).

Até se saber mais, penso que não e´possível haver mais ajudas.

Por acaso era uma coisa que gostava de pôr no Bluebird cá de casa. Penso que saíram alguns com duplo carburador mas não sei se o processo é complicado e quais os custos, para além de prós e contras...

Não entendo o funcionar em série ou paralelo, podes dar uma ideia por favor?

Um carburador duplo tem 2 borboletas de admissão, certo?
O que diferencia um carburador duplo a funcionar em paralelo de um a funcionar em série, é que no primeiro as borboletas abrem ao mesmo tempo enquanto que no segundo, a segunda borboleta de admissão abre apenas quando e´solicitada consoante a carga que
e imposta na admissão.
Por norma os duplos em paralelo são montados em motores que se querem com alguma performance. Os em série é para motores mais comedidos.

O 1.3 tem 1 árvore de cames, o 1.6 é Twin Cam.

Esse motor 1.3 dá para ganhar muita potência, com carburação, colectores e... cames mais agressiva.

Voltar
Superior