Duvida acerca de videoclips

• Thread starter Thread starter TB
  • Start date Start date

TB

New member
a duvida é muito simples: pode-se considerar ilegal ripar(gravar) videoclips da TV?

pois mas se os andar a partilhar?
a razão da pergunta é que recebi um convite para me tornar ripper de uma team, onde depois essa mesma team tem servers que partilham os videos. agora se isto é ilegal é o meu medo.
é que ripar para "consumo" próprio supostamente n há problema.

Mais vale arranjar os dvds que sempre fica melhor, e depois partilhar...não?

por um lado é verdade, mas hoje em dia já se consegue uma qualidade de imagem aceitável e acaba por se dispensar os dvds e que em alguns casos nem há.
por exemplo no caso dos dvds e concertos gravados ao vivo acredito que seja ilegal, mas quanto ao gravar da TV fico na duvida.
mas é tb como uma team americana que tb ripa videos da TV diz lá nas regras deles - "estamos apenas a promover e a servir, as bandas que não o quiserem que informem pois nós tiramos os seus videos daqui."
segundo esta linha de pensamento não há problema, mas fico um pouco na duvida e n quero arriscar e ter problemas....

por um lado é verdade, mas hoje em dia já se consegue uma qualidade de imagem aceitável e acaba por se dispensar os dvds e que em alguns casos nem há.
por exemplo no caso dos dvds e concertos gravados ao vivo acredito que seja ilegal, mas quanto ao gravar da TV fico na duvida.
mas é tb como uma team americana que tb ripa videos da TV diz lá nas regras deles - "estamos apenas a promover e a servir, as bandas que não o quiserem que informem pois nós tiramos os seus videos daqui."
segundo esta linha de pensamento não há problema, mas fico um pouco na duvida e n quero arriscar e ter problemas....

Eu acho que é ilegal, porque uma vez que o canal tem sempre os direitos de imagem, logo ao estares a rippar algo da tv e depois distribuíres, claramente estás a fazer uma ilegalidade.

Tens o caso do youtube, maioria vídeos com copyright e com o logo do canal (às vezes nem precisa de o ter) estampado na imagem, é uma questão de horas até ser removido da rede porque não pagaste para ter os direitos de imagem nem para o possuíres, mais uma infracção.

Quanto à frase que mencionaste acima, que penso ser do videopimp, à tempos aconteceu o mesmo, acho que foi a warner que chegou lá e removeu ou pediu para eliminarem uns quantos tvrips.

Por isso mais vale arranjar os dvd's promocionais e ai então fazer o que se bem entender.

na tua questão em concreto, não te sei ajudar. posso apenas esclarecer-te que não "à cerca", mas sim "acerca". abraço.

ah então se acontece isso com o youtube n é boa ideia andar praí a servir videos.
a frase é sim do videopimp e acho o k eles fazem mt bem feito pois aquilo é apenas para promover bandas ( como o caso dos living syndication que o videopimp ajudou imenso na sua divulgação e agora até já conseguiram gravar um album) e até acho que bandas deviam encarar isto de outra maneira mas por detrás delas vêm as editoras à espera dos €€€€.
conclusão: vou tar mas é quietinho continuar a rippar para consumo próprio pois até grande parte das vezes tenho videoclips antes de eles e concertos com mt mt melhor qualidade.

thanks _robie_ pelo esclarecimento :)

Back