Dúvida: Alteração da medida dos pneus

JGTB

Well-known member
Num carro que apenas tem averbada a medida 195/55R15, será que terei grandes problemas na IPO e com a Policia, se começar a usar a medida 195/50R15?

E pergunto eu isto porque os 195/50R15 custam menos 20/30€, a unidade, em relação aos 195/55R15, além de só haver Eagle F1 em perfil 50, por exemplo.

Bem, pelo que já li, a lei diz (ou dizia) duas coisas algo distintas e, sinceramente, não te sei dizer se devem ser interpretadas em simultâneo ou se estão em artigos/leis diferentes:

i) a medida dos pneus deve ser a indicada no livrete;
ii) a medida dos pneus não deve exceder as dimensões da viatura.

Para contornar a última indicação, havia pessoal a colocar cavas das rodas mais salientes.
No entanto, como não vais alterar a largura do pneu, creio que não deverá haver grande problema.

Tens.

Na IPO fica averbado como deficiência, e a polícia pode multar, acho que são +- 120 €

Também eu fiz essa mesma alteração, mas pedi uma autorização à marca, agora só me falta ir à dgv pagar os €€ que eles querem e averbar a medida.

Cump.

é passivel de coima,no entanto passa na inspecção com anotaação,e depois nos auto stops é arriscado,no entanto é pouco provável que te multe se for a única alteração!cump.

O meu problema maior é mesmo com a IPO, porque duvido que a Polícia repare, até porque em nada se assemelha com Tuning.

Mas se é complicado, acho que mais vale estar quieto.

citação:Originalmente colocada por JGTB

O meu problema maior é mesmo com a IPO, porque duvido que a Polícia repare, até porque em nada se assemelha com Tuning.

não leste as respostas?passas na ipo!

Pede uma autorização à marca, o dinheiro que poupas nos pneus 4 paga o processo todo, as restantes mudas já metes dinheiro ao bolso ; )

Cump.

citação:Originalmente colocada por carlos pinto

Li, claro.

Vou ver se falo com a marca, para saber se eles me homologam essa medida, ou não.

Depois, e dependendo da resposta deles, vou estudar se vale a pena, ou não, andar ilegal.

A IPO tem uma margem de 5%. Basta ver se está nessa margem de 5%.

Mas penso que seria melhor uns 205/50R15. Já que a percentagem é sobre o tamanho final do diametro da roda.

citação:Originalmente colocada por carlos pinto

Li, claro.

Vou ver se falo com a marca, para saber se eles me homologam essa medida, ou não.

Depois, e dependendo da resposta deles, vou estudar se vale a pena, ou não, andar ilegal.

Conheço um Mégane que tem averbado 195/55R15 no livrete e anda com 195/502R15 e tem sempre passado na inspecção apenas com a simples anotação. Nunca teve qualquer problema, mas também nunca foi fiscalizado pela polícia, que se quiserem podem multar.;)

Só é permitido alterar para medidas que estejam dentro da margem de 5% em relação ao diametro do <s>peneu</s> pneu originalmente aprovado, não pode prolongar-se além dos contornos da viatura e as medidas têm que ser averbadas no livrete (através de declaração da marca).

citação:Originalmente colocada por Alpiger

Duvido que homologuem essa medida pois a correspondecia directa em diametro é o 205/60R15.

Podes ver no topico dos pneus as tabelas que lá meti agora.

http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=76130&whichpage=18

Se a largura aumenta, o perfil tem que ser inferior (para poder ser 205/60 só praí com jante 14)

Penso que a alteração alterará as indicações de velocidade real, visto estares a diminuir o diametro total da roda. Deverias contactar a marca para saber se a mudança causará uma divergência relevante ou não. Quanto a coimas, ficas sujeito obviamente se não homologares as novas medidas.

Cumps

citação:Originalmente colocada por TDias

Penso que a alteração alterará as indicações de velocidade real, visto estares a diminuir o diametro total da roda. Deverias contactar a marca para saber se a mudança causará uma divergência relevante ou não. Quanto a coimas, ficas sujeito obviamente se não homologares as novas medidas.

Cumps

Essa diferença é um ********.

As medidas do meu ultrapassam em cerca 10% o de origem e nao noto grande diferença, uns 5km de erro no maximo.

citação:Originalmente colocada por mário silva

Bem, pelo que já li, a lei diz (ou dizia) duas coisas algo distintas e, sinceramente, não te sei dizer se devem ser interpretadas em simultâneo ou se estão em artigos/leis diferentes:

i) a medida dos pneus deve ser a indicada no livrete;
ii) a medida dos pneus não deve exceder as dimensões da viatura.

Para contornar a última indicação, havia pessoal a colocar cavas das rodas mais salientes.
No entanto, como não vais alterar a largura do pneu, creio que não deverá haver grande problema.

Aqui a lei não diz 2 coisas diferentes, para além de ser a indicada no livrete, esta não deve exceder as dimensões da viatura, são complementares os dois artigos. Mas estes artigos com o "deve" causam sempre problemas e discussões...

Problemas com a policia podes até não ter, é preciso estarem muito atentos às medidas para reparem na diferença 55/50, no IPO safas-te com uma anotação se não estou em erro.

Abraço

Voltar
Superior