Dúvida aos informaticos!

martins.art

Banido
Pessoal é o seguinte, tou aqui com um mistério da catano no pc e queria algumas opiniões sff.
O que está a acontecer já se arrasta à pelo menos 3 dias e no inicio até pensei que fosse a drive dvd-rw que estivesse a flipar ou suja mas não é.
Quando quero ouvir um cd, sem estar gravado no disco, utilizo o Media Player 11 mas começou a ficar estranho. Ao começar a reproduzir o cd a música fica mais lenta e com muitas interferências e estalinhos e o diabo a 4!! Se reproduzir uma música da biblioteca tudo normal!!! O mais estranho é que se reproduzir o cd através do AsusDVD, programa que vinha com o pc para ler os dvd's, a música fica normal. Não percebo o que está a acontecer. Já desinstalei o MP11 e com o 10 acontece o mesmo, voltei a instalar o 11 e continua igual..:confused:
Já aconteceu isto a alguem? Não faço a minima ideia do que se está a passar!!!
cumps

Pessoal é o seguinte, tou aqui com um mistério da catano no pc e queria algumas opiniões sff.
O que está a acontecer já se arrasta à pelo menos 3 dias e no inicio até pensei que fosse a drive dvd-rw que estivesse a flipar ou suja mas não é.
Quando quero ouvir um cd, sem estar gravado no disco, utilizo o Media Player 11 mas começou a ficar estranho. Ao começar a reproduzir o cd a música fica mais lenta e com muitas interferências e estalinhos e o diabo a 4!! Se reproduzir uma música da biblioteca tudo normal!!! O mais estranho é que se reproduzir o cd através do AsusDVD, programa que vinha com o pc para ler os dvd's, a música fica normal. Não percebo o que está a acontecer. Já desinstalei o MP11 e com o 10 acontece o mesmo, voltei a instalar o 11 e continua igual..:confused:
Já aconteceu isto a alguem? Não faço a minima ideia do que se está a passar!!!
cumps

Realmente é estranho... assim de repente não estou a ver o que possa ser, mas podes experimentar reinstalar os drivers da placa de som...
Podes experimentar procurar uns drivers + recentes...
Pode eventualmente também ter a ver com o directX... actualiza-o para a versão mais recente...

Não estou a ver mais nada...

Last edited:
tens instalado o AC3 para descodificar o som dos filmes?

Alteraste alguma configuração?

Se com o AsusDVD funciona bem , não é problema de drivers. O que deve estar a acontecer é que tu alteraste alguma configuração do Media Player ou de algum descodificador de som (o AC3 altera o som dos mp3's).

Com mais informação poderia ajudar-te melhor.

tens instalado o AC3 para descodificar o som dos filmes?

Alteraste alguma configuração?

Se com o AsusDVD funciona bem , não é problema de drivers. O que deve estar a acontecer é que tu alteraste alguma configuração do Media Player ou de algum descodificador de som (o AC3 altera o som dos mp3's).

Com mais informação poderia ajudar-te melhor.

Por acaso até tenho um descodificador de som instalado, não me lembrei desta hipotese.Vou desinstalar para ver se o problema está aí.Obrigado!
cumps

Pelo que referes e pelos sintomas, o problema está em teres o irq da placa de som partilhada provavelmente com o irq da gráfica, ou com o irq do canal IDE.

Vai ao painel de controlo, system, hardware, device manager. Aí vai a view e seleciona "resources by type"

Expande "irq" e vê se há irq's partilhados entre a placa de som e a gráfica ou canais IDE (este último sem certezas)

Esse comportamento dos estalinhos já o vi descrito em vários fóruns e também passei pelo mesmo.

Acontece porque o windows vai atribuíndo IRQ's e pode atríbuir 2 a dois dispositivos que concorrem pelos recursos. Um irq é um pedido de interrupção ao processador para que ele dê atenção a um dispositivo que esteja a precisar de ciclos. Se há dois a precisar de atenção no mesmo IRQ, dá raia.

No meu caso, apenas troquei a placa de som de slot e o windows lá atribuiu um irq só para ela. Noutra situação, foi necessário formatar para que os irq's fossem atribuídos.

Há ainda outro modo de resolver a situação, que é, bloqueando o irq na bios, não instalar a placa de som e depois libertar o irq e aí sim, instalar a placa, mas não posso ajudar muito neste caso, uma vez que apenas li a resolução por este método por alto.

Ainda, como descreves que acontece isso quando a ler músicas do cd, mas não acontece a ler do disco, verifica se tens (novamente) o irq da placa de som partilhado com o canal ide onde está o leitor/gravador.

Já agora, verifica ainda no mesmo sítio no device manager, clicando no "primary ide channel" e no "secondary" se os transfer mode estão em PIO ou em DMA. Se estiverem em PIO, muda para "dma if available"

Fico atento a desenvolvimentos..
Tive um pc para arranjar com um sintoma semelhante. O pc tinha duas drives.. numa dava tudo bem no WMP ou MPC.. na outra falhava no WMP.
Tanto em MP3 ou filmes.

Back