Duvida: arma pressão ar

neapo

New member
Gostaria de saber qual é o valor de mercado para uma espingarda de pressão de ar de chumbos:

Gamo Cal 5.5 Hunter 460 Lux
Diana Mod-46 ST

Já têm alguns anos, estão em muito bom estado de conservação (quase novas) cada uma com o seu próprio estojo para guardar as respectivas.

Pressões de ar da Gamo valem algum dinheiro quando novas, em 2º mão valem mais ou menos metade. Mas calibre 5.5 costumam ter menos força do que as de 4.5.

Última edição:
Pressões de ar da Gamo valem algum dinheiro quando novas, em 2º mão valem mais ou menos metade. Mas calibre 5.5 costumam ter menos força do que as de 4.5.

Julgo que tem tb a ver com o alvo. Se bem me recordo, a 5.5 dão para limpar tordos as de 4.5 não dão.
Não é assim?

Julgo que tem tb a ver com o alvo. Se bem me recordo, a 5.5 dão para limpar tordos as de 4.5 não dão.
Não é assim?

Boas,

Não é assim tão linear - também tem a ver com a "energia" do impacto...

Ou seja, além do calibre do chumbo, a velocidade a que este sai da boca do cano, hoje em dia é tão importante como calibre.

Actualmente carabinas pressão de ar de "média potência" (seja Gamo, Norica, Diana, etc), disparam um chumbo de 4.5 mm a uma velocidade (à saída do cano) de 305 m/s.

Para um chumbo de 5.5 mm, a mesma carabina costuma disparar esse chumbo a uma velocidade um pouco inferior, devido ao peso e diametro maiores do chumbo 5.5.

Concluindo:
- o calibre 4.5 terá um pouco mais de alcance (devido à velocidade que atinge);
- o calibre 5.5 terá um pouco mais de energia no impacto (devido ao peso).

Calibre 5.5 acho que justifica mais em carabinas como por ex. a Diana 350 Magnum, pois já tem potência para enviar esse chumbo longe o suficiente.

Boas,

Não é assim tão linear - também tem a ver com a "energia" do impacto...

Ou seja, além do calibre do chumbo, a velocidade a que este sai da boca do cano, hoje em dia é tão importante como calibre.

Actualmente carabinas pressão de ar de "média potência" (seja Gamo, Norica, Diana, etc), disparam um chumbo de 4.5 mm a uma velocidade (à saída do cano) de 305 m/s.

Para um chumbo de 5.5 mm, a mesma carabina costuma disparar esse chumbo a uma velocidade um pouco inferior, devido ao peso e diametro maiores do chumbo 5.5.

Concluindo:
- o calibre 4.5 terá um pouco mais de alcance (devido à velocidade que atinge);
- o calibre 5.5 terá um pouco mais de energia no impacto (devido ao peso).

Calibre 5.5 acho que justifica mais em carabinas como por ex. a Diana 350 Magnum, pois já tem potência para enviar esse chumbo longe o suficiente.

É isso é, tens razão, é essa a explicação que eu queria dar e não fui capaz.

Respondendo ao autor do tópico, eu há 3 anos atrás, vendi uma 5.5 e uma 4.5 e uma pistola de co2 da gamo, tudo despachado no OLX, foi na secção de desporto, e consegui inserir os anúncios, como não queria mesmo demorar muito a venda das mesmas, posso dizer que cada espingarda foi na ordem dos 80€ e a pistola nos 120€.
Ainda mantenho uma Gamo 610J 4.5 (se não estou em erro) porque de vez em quando montamos o alvo e fazemos um torneio para o petisco.[:p]

Última edição:
Voltar
Superior