Olá,
Dizem que quando colocamos uma tampa de distribuição nova devemos saber qual a ordem onde são colocados os cabos de velas.
Qual é essa ordem? Se esta ordem não for cumprida, quais são as consequências?
Olá,
Dizem que quando colocamos uma tampa de distribuição nova devemos saber qual a ordem onde são colocados os cabos de velas.
a ordem, normalmente, num motor de 4 cilindros é 1-3-4-2. se não ligares os cabos por esta ordem o motor não pega.
Olá,
Ora viva
Não diga que retirou os cabos sem marcar a ordem de ligação ?
Veja se na tampa do distribuidor tem indicação numérica ...
E o modelo do veiculo também pode ajudar para saber se a primeira vela começa na esquerda ou direita ...
Eu pouco poderei ajudar , mas ... estarão outros colegas por cá .
Ora mais uma bela resposta que não contribui com nada para o tema, é caso para dizer caladinho ajudava mais.
Caro moxo,
Como já disseram a ordem é bastante importante, pelo que não tendo certezas não convem andar a inventar! qual é o modelo do carro? assim já fica mais facil de te ajudar, uma vez que a ordem é diferente de marca para marca
Ora cá está o colega KKC
Com sua má educação e falta de respeito pelos utilizadores do forum AutoHoje .
Para os interessados é ver nos tópicos lançados aqui na secção da boxe :
( Via verde - pergunta parva )
( Luz da resistencia não apaga )
Enquanto moderação não intervir , estou fora ...
Um bem haja há navegação
Tenham calma que estamos aqui para discutir de uma forma saudável e não para haver desacatos[].
Bem, eu não tirei nada nem mudei nada. O que me aconteceu foi que no ano passado substituí a tampa do distribuidor porque estava com verdete e o carro não pegava (clio energy 1.2). Acontece que na altura foi um manuel gt que a meu ver meteu tudo aquilo tudo à toa.
Recentemente, vim a saber que nada deve ser posto à toa porque existe uma determinada ordem específica para os colocar. Como tenho as minhas dúvidas se aquilo ficou bem ou mal posto queria saber se existiam sintomas de má colocação e qual é a ordem concreta para, se possível, confirmar a minha conspiração![]
Como tenho as minhas dúvidas se aquilo ficou bem ou mal posto queria saber se existiam sintomas de má colocação e qual é a ordem concreta para, se possível, confirmar a minha conspiração![]
Se o carro anda está tudo OK, pelo menos a nível de ligação dos cabos.
Se estivessem trocados, provavelmente o motor não pegaria ou ia-se logo abaixo.
Aliás basta um cabo estar em más condições para notares logo uma perda de potência que até alguém que não perceba nada de mecânica nota facilmente.
Num V12 ou V8, trocares dois cabos, poderia pegar, agora num 4 cilindros, duvido muito que pegue sequer....Por isso está descansado que o "Zé" ligou os cabos na ordem correcta.
Outro caso, é que na intervenção realizada, pode ter acontecido que tenha ligado os cabos a um distribuidor diferente ou não tenha verificado se os ligou bem, estarem detritos a isolarem a passagem de corrente, ou ainda, ter partido algum cabo e nesses casos, como a corrente não passa "toda" para as velas, haver combustão deficiente e perdas de potência, bem como aumento nos consumos.
Cumps!