duvida - cartão de eleitor

Nevermindpt

New member
Alguém me sabe dizer se pra votar amanhã (que é como quem diz hoje) é necessário ter o cartão de eleitor ou basta ter o número de eleitor e o bi?

Infelizmente não consegui ir votar hoje, mas tenho uma dúvida: quando fiz 18 anos e me dirigi à junta de freguesia para tratar do cartão de eleitor, disseram me: ''Não vale a pena, agora vem aí o cartão de cidadão". Mas o meu BI só caduca no próximo ano, pelo que nem tão cedo vou ter o novo cartão.

Sabem se posso votar apenas com o BI?

Last edited:
Infelizmente não consegui ir votar hoje, mas tenho uma dúvida: quando fiz 18 anos e me dirigi à junta de freguesia para tratar do cartão de eleitor, disseram me: ''Não vale a pena, agora vem aí o cartão de cidadão". Mas o meu BI só caduca no próximo ano, pelo que nem tão cedo vou ter o novo cartão.

Sabem se posso votar apenas com o BI?

Tens de ir à Junta de Freguesia, a nova lei permite que as juntas continuem a fazer o recenseamento de quem tem b.i.podes faze lo a partir de amanha.

Ao tirar o cartão de cidadão, automáticamente é feito o recenseamento eleitoral do cidadão.
A questão é, que se ainda não tiraste o cartão, tens/tinhas que fazer o recenseamento na junta de freguesia, e pelo que percebi não o chegaste a fazer, se não o fizeste não podes votar. Podes tratar agora do recenseamento enquanto não tiras o cartão do cidadão.

Last edited:
ouvi dizer que com o novo Cartão do Cidadão se pode continuar a votar na freguesia que sempre se votou, mesmo alterando a residencia. Seria necessário efectuar nesse caso um pedido especial, não sei se à Junta de Freguesia ou a outra entidade.

Alguem sabe se isto é possivel?

tratando do cartão de cidadão ficas a votar na freguesia que indicas como morada no momento em que fazes o cartão. penso que não seja possivel isso que dizes.pelo menos nunca ouvi falar..

Quando se tira o cartão de cidadão, recebes em casa uma carta a informar que a freguesia de voto é o local que consta na morada, enviam tambem um papel com as instruções de como voltar a fazer a inscrição no local antigo.....

eu não tenho cartão do cidadão e não me recenseei e votei sem qualquer problema

eu não tenho cartão do cidadão e não me recenseei e votei sem qualquer problema

porque o recenseamento eleitoral passou a ser automático para todos os maiores de 17 anos.independentemente de se ter ou não cartão de cidadão

Back